ITER: A máquina que quer imitar o poder de fusão do Sol
Assinalou-se recentemente o início da fase de montagem do reator de fusão que imita o sol: ITER, o maior investimento científico da atualidade no qual o ISQ participa desde o primeiro momento.
Um milhão de componentes, dez milhões de peças... Será o maior e mais potente reator de fusão do mundo. Estima-se que terá a capacidade de produzir 500 MW, o suficiente para iluminar 325 mil habitações.
Com um investimento total estimado em 20.000 milhões de euros, o projeto ITER - International Thermonuclear Experimental Reactor tem como objetivo construir o primeiro reator experimental de fusão nuclear, do tipo Tokamak, capaz de gerar um retorno de energia positivo e demonstrar a viabilidade científica e técnica da fusão nuclear como fonte de energia limpa, revela o ISQ num comunicado enviado ao Pplware.
Simultaneamente irá testar e capacitar a indústria no domínio das tecnologias necessárias para o funcionamento de um reator comercial deste tipo.
O ISQ é uma das poucas entidades nacionais que atua como fornecedor de primeira linha, colaborando diretamente com o ITER ORG e a F4E (Fusion for Energy) através da prestação de serviços em âmbitos tão diversos como: formação, inspeção, ensaios, desenvolvimento de tecnologia de controlo não destrutivo, engenharia de processos de ligação e serviços de suporte à engenharia de base (design e análise).
Este artigo tem mais de um ano
“reator de fusão que imita o sol” , mas só vai produzir energia equivalente ao que dá para iluminar iluminar 325 mil habitações !?!?!?!? Sério !??!?!!?!?
Tens a noçao quanto é 325 mil habitaçoes? E este reactor e só para pesquisa cientifica.
Só te faço esta pergunta !!!!! Tens Noção do que é a energia do sol ?
Que pergunta estupida.O autor deste artigo só estava a mencionar que processo do reactor é igual ao do sol.E este reactor e estimado produzir algo menos que 5% maid energia do que é gasta no processo, não tenho a certeza dos valores exatos
Na verdade nem para isso serve, já que não vai distribuir energia à rede!
É puramente para investigação, e a produção de energia só durará algum tempo, não deverá ser continua.
Têm de ir (muito) mais longe do que isto, Pplware.
Têm de, para além de explicar que projecto é este, um dia elucidar os vossos leitores sobre o que representará, para a Humanidade toda, a demonstração da viabilidade da Energia de Fusão…
Se este projecto for bem sucedido (e as indicações são de que será – razão até pela qual existe uma nova e discreta corrida à Lua, em busca de hélio-3), a criação da Energia de Fusão representará uma NOVA ERA para a Humanidade.
Uma Nova Era de energia tão abundante e tão barata, que possibilitará levar água até onde a agricultura não é hoje possível, dessalinizar água sem preocupações com preços, criar elementos escassos de modo artificial, decompor resíduos perigosos em componentes inócuos e toda mais uma série de coisas que, hoje em dia, ainda não são viáveis por serem demasiado dispendiosas, devido ao actual preço (e escassez) da energia.
Assim como, será apenas com Energia de Fusão (ou algo melhor que depois venha a surgir) que se tornará possível colonizar outros sistemas solares…
Um exemplo de onde podem obter mais informação sobre isto: https://www.youtube.com/watch?v=dGWPt9GW1Ug
E, estou apenas a falar de questões técnicas e económicas…
Em termos sociais, se não for a implementação da Energia de Fusão depois suprimida, esta nova forma de energia irá simplesmente eliminar a pobreza da face da Terra.
(“Não há água para cultivar os campos? R: Traz-se água do mar dessalinizada desde longe. Não há componentes para criar fertilizantes e pesticidas? R: Criam-se artificialmente os mesmos.” Enfim… É só pensarem em todas as implicações possíveis.)
Obrigado BlackFerdyPT. Realmente este artigo seria bastante mais rico se acrescentasse esses elementos. Cumps
Obrigado!
Ia mesmo escrever sobre isso.
Haveria tanto a dizer sobre este (muito interessante) assunto, que o artigo acaba por pegar por se escasso.
Acaba por ser um simples press release do isq. Pena!
Pecar por ser escasso***
Vão sonhando, é mais barato e gasta menos energia…
Vamos ver se não vai dar porcaria.
e que porcaria seria essa? Lixo doméstico?
Viste o Homem-aranha 2?? Pois esse tipo de porcaria.
lol! bem… basear os teus receios num filme de fantasia tem a sua piada!
tens noção que nada daquilo tem a ver com a física real?
Eu não esta a basear-me em fantasia mais sim na parte em que a experiência pode tornar-se auto-sustentável e não dar para parar. Existe sempre essa hipótese mas vamos ver como corre.
Na verdade estás a basear-te na fantasia porque te limitas a pegar num filme e não a pesquisar sobre a matéria.
Não existe a hipótese de não dar para parar! Não estamos a falar de fissão nuclear, é fusão nuclear envolvendo gases e plasma, não ocorre de qualquer maneira, e a fonte de gás é exterior ao reactor. Se acontecer algum acidente, mesmo que grave a reacção simplesmente pára.
Explicação do que é a Fusão nuclear:
Fusão nuclear é o processo no qual dois ou mais núcleos atômicos se juntam e formam um outro núcleo de maior número atômico.
O principal tipo de fusão que ocorre no interior das estrelas é o de hidrogênio em hélio, onde dois prótons se fundem em uma partícula alfa (um núcleo de hélio), liberando dois pósitrons, dois neutrinos e energia. Vale ressaltar que há CONSERVAÇÃO DA ENERGIA, e, portanto, pode-se calcular a massa dos quatro prótons e do núcleo de hélio, e subtrair a soma das massas das partículas iniciais daquela do produto desta reação nuclear para calcular a energia produzida.
Processo da fusão nuclear:
O mecanismo de fusão é quase o inverso do mecanismo de fissão nuclear: núcleos leves e rápidos podem colidir, e fundir para formar núcleos mais pesados, sendo que há também uma quantidade considerável de energia liberada nesse processo.
O que eu sei:
O combustível usado para o processo é H2O sendo o desperdiço vapor. O processo resulta em fazer o hidrogénio circular rapidamente dentro do reator até atingir o pico em que vira hélio.
Fantástico. Nada como copiar a wikipedia para não dizer nada…
nem sequer reparaste que o que copiaste é com a ortografia do Brasil!!!
O combustível não é H2O, e o “desperdício” não é vapor. O combustível são gases de isótopos de hidrogénio.
A água apenas faz parte do “processo” exterior ao reactor propriamente dito, para que forme vapor que faz girar uma turbina, tal como numa central termoeléctrica.
E o processo não resulta de circular o hidrogénio rapidamente. Deves andar a pensar que aquilo é um acelerador de partículas… não é um acelerador de partículas. Estamos a falar da criação de plasma a temperaturas extremas.
Vai ao site do Iter ao mesmo à noticia já apareceu no pplware
Se calhar deverias tu perder algum tempo no site do ITER para aprender sobre o reactor e fusão, em vez de vires para aqui dizer que usa água como combustível, e em vez de fazeres copy paste da Wikipedia