Invenção muito importante pode revolucionar a cibersegurança
Os ciberataques podem tornar-se muito menos frequentes e menos devastadores com a criação do primeiro gerador quântico de números aleatórios que pode ser colocado em dispositivos eletrónicos comuns.
Foi patenteado pela empresa Quantum Base e pela Universidade de Lancaster e irá fornecer segurança quântica 100% comprovada a mecanismos de autenticação e comunicação. Venha descobrir mais.
Números pseudo-aleatórios
A Quantum Base criou um pequeno dispositivo de baixo consumo energético que pode ser colocado em qualquer dispositivo eletrónico e que produz números puramente aleatórios.
Grande parte dos mecanismos de segurança informática que são utilizados por todo o mundo atualmente usam números pseudo-aleatórios.
Os números pseudo-aleatórios utilizam um algoritmo que utiliza fórmulas matemáticas para produzir uma sequência de números aleatórios. Um gerador de números pseudo-aleatórios utiliza um estado inicial arbitrário conhecido como "semente".
O problema desta forma de produzir números aleatórios encontra-se no facto de ser possível reproduzir os números conhecendo o inicio da sequência.
Os hackers aproveitam-se desta característica para quebrar protocolos de segurança de programas. Com o número de dispositivos inteligentes a aumentar a cada ano que passa a segurança informática é algo extremamente importante e temos que arranjar formas de proteger a informação.
Segurança de nível quântico
Os números aleatórios desempenham um papel muito importante na execução dos algoritmos que estão por detrás de toda a comunicação electrónica. Assim, para garantir a segurança da informação em todo o tipo de aplicações necessitamos de números puramente aleatórios.
Tirando partido das leis da física e da aleatoriedade proveniente da mecânica quântica, a equipa da Quantum Base produziu um simples gerador quântico de números aleatórios que é colocado num pequeno chip do tipo que é encontrado num smartphone, por exemplo.
Esta é, sem dúvida, uma forma elegante e eficiente de produzir números verdadeiramente aleatórios que reforçam a segurança dos nossos dispositivos e comunicações. Espera-se que, no futuro, esta inovação seja capaz de proteger utilizadores e empresas por todo o mundo.
Este artigo tem mais de um ano
“gerador de números quânticos” ? números quânticos??
Gerador de números aleatórios baseado no estado quântico da matéria.
Acho que se querem referir ao modelo de implementação aí que é similar ás práticas nas estruturas discretas.
Isto aqui aplicado a protocolos tipo TLS/SSL e a encriptação tipo PGP pode ser um passo de gigante a nível de segurança. Com cifras random dinâmicas de 128 bits para cima fica dificil. Mas como as história se tende a repetir ad eternum, mais tarde ou mais cedo alguém parte isso. Já vimos esse filme com o Triple DES que supostamente viria revolucionar isto tudo já que usava 3 cifras distintas para um mesmo fim mas acabou por revelar ser um algoritmo relativamente fácil de circundar. Mais recentemente tivemos o RSA que apostou na assimetria da cifragem. Também ñ demorou muito a tombar.
numeros sao numeros que podem estar em 2 estados ao mesmo tempo, tipo o 1 pode estar em 0 em 1 ou em 0 e 1 ao mesmo tempo =D
Isso que estás a falar são os Qbits. Aqui a numenclatura “número quântico” parece-me que é noutro sentido, mais concretamente na parte de matemática discreta que se relaciona com a estruturação algoritmica da coisa, até porque os Qbits tiram partido da sobreposição quântica e isso apenas é possível (por agora) com máquinas especificas (quantum computers) e como o artigo menciona, este tipo de tecnologia vai estar acessível ao público em dispositivos genéricos.
“Os ciberataques podem tornar-se muito menos frequentes e menos devastadores” isto é uma afirmação um bocado forte… Tanto quanto sei utilização de números pseudo-aleatórios não é um fator que permita ataques.
A má utilização desses algoritmos sim, é um fator. E que continuará a existir mesmo com números puramente aleatórios.
ideia mais genial do que airbags para smartphones
Mas que comparação mais ridícula. Também podias dizer que seria mais genial do que uma tampa de sanita pá!
mas voces ainda acreditam no pai natal? estao a ver o estado americano/russo/etc a deixar esses protocolos ir a diante sem terem uma “chave” que podem ir cuscar quando lhes apetece?
É claro que não percebes um chavelho 🙂
tenta meter uma app na apple store com encriptacao depois fala comigo…
uma app na apple store com encriptação? ahah encriptação de quê, em quê, qual, onde e como?
estas a falar de apps como o telegram? se assim for, que usem a app de mensagens da apple que tb é encriptada e nem a apple tem acesso as mesmas.
Já existe algo assim desde há uns bons aninhos…
https://www.idquantique.com/random-number-generation/products/quantis-random-number-generator/
“pequeno dispositivo de baixo consumo energético que pode ser colocado em qualquer dispositivo eletrónico”
falha a parte de ser pequeno.
O mito da cibersegurança volta a atacar.