A IBM apresentou o “computador mais pequeno do mundo”
A IBM sempre foi um marco de tecnologia e de inovação, trazendo para o mundo muitas das ideias que fazem parte dos equipamentos que usamos no dia a dia.
Esta empresa apresentou agora o que diz ser o computador mais pequeno do mundo, com uma elevada capacidade de processamento, aliada a um tamanho que não excede o de um grão de sal.
Foi durante a sua conferência anual, a IBM Think 2018, dedicada a revelar os seus trunfos para o futuro, que a empresa apresentou aquele que pode bem ser o seu trunfo para os próximos anos.
Designado apenas como o "computador mais pequeno do mundo", este novo equipamento tem o poder computacional de um PC de 1990. Pode não parecer muito, mas quando colocado na sua escala de tamanho, esta é uma máquina de grande poder de processamento.
O seu tamanho, e é isso que está aqui em causa, é de apenas 1mm x 1mm, menor que um grão de sal, e aparentemente custa menos de 10 centimos de dólar a construir. Este título pertencia antes ao Michigan Micro Mote, de 2015, que media apenas 2mm x 2mm.
Para dar uma ideia da escala, temos na imagem acima, à esquerda, um conjunto de 64 motherboards, cada uma com 2 destes pequenos computadores. Do lado direito temos um único desses computadores, numa pilha de sal.
As suas características não são totalmente conhecidas ainda, mas a IBM revelou que este computador tem um processador com várias centenas de milhares de transistores, memória SRAM, uma célula fotovoltaica para alimentação e uma unidade de comunicação que usa um LED e um foto-detetor para comunicar com o mundo.
Segundo a IBM, este computador tem a capacidade de processamento de um processador X86 de 1990, ou seja, o processador necessário para correr a versão original do Doom. Espera-se que nos próximos anos a IBM o faça evoluir e dar-lhe mais capacidade.
Por agora ainda não existem aplicações práticas para este computador, mas a empresa espera que em breve ele possa ser usado de forma embebida nos objetos do dia a dia, para aplicações blockchain, dedicadas a detetar a localização de bens, roubos e fraudes.
Há ainda um longo caminho a ser percorrido, mas a IBM mostrou que está na vanguarda e preparada para apresentar soluções como este computador.
Este artigo tem mais de um ano
Fantástico como é um verdadeiro computador, com “ficha” e I/O!
tretas
Típico de quem não tem mais nada a acrescentar
Treta?! É lindo, seu invejoso!
Lindo um rectângulo? Por isso nerd sera sempre virgem
Acho lindo, sim de facto é, como será possível numa pequeno pedaço de matéria mais pequeno que um grão de sal ser processada informação? É para tua informação talvez seja nerd, como preferires… Mas ao mesmo tempo não sou virgem e então? Qual é o vosso problema das pessoas interessarem se é acharem incríveis os grandes avanços que existem na tecnologia?
Tenta repetir isso, mas agora em Português.
introduzir nas lentes de contato! por exemplo
Acredito que as direções foram trocadas:
“Para dar uma ideia da escala, temos na imagem acima, à direita, um conjunto de 64 motherboards, cada uma com 2 destes pequenos computadores. Do lado esquerdo temos um único desses computadores, numa pilha de sal.”
Isto quer dizer que um dia vamos mesmo ter praticamente só ecrã nos telemóveis
Isso se conseguirmos resolver o problema das fontes de energia/acumuladores da mesma!
Isso quando se quiser está resolvido.
Desenvolve e cria um artigo para ser publicado aqui no PPLware. 😉
Neste exemplo a energia é através de um painel fotovoltaico. enquanto tiver num ambiente luminoso a coisa vai funcionando. A fonte existe, acumular é que é o maior problema
Isso e um soc nao computador. O pc mais pequeno e com melhor design e o macbook 12
Lamento desiludir-te mas existem PC mais pequenos
malditos computadores electrónica e automatismos! deveriam era enforcar a quem inventou TODAS assas merdas se perdeu o respeito, cultura e disciplina bendito seja os anos 80!!
Nunca entendi porque no filme Matrix os cenários eram ao estilo anos 80.
Agora entendi! Este tomou o comprimido errado.
Nem quero imaginar em que mundo viveríamos sem eletrónica, quem achar o contrário deveria viver na era pré indústrial, ou melhor, mandar enforcar quem talhou a primeira pedra de cascalho e a tornou numa ferramenta.
Desrespeito, incultura e indisciplina sempre os houve, poderia era estar dissimulada de alguma forma.
Agora se a eletrónica e automatismos estão e serão bem utilizados no futuro? Essa é a questão.
Enquanto tivermos o povo a viver na ignorância digital e utilizar estas coisas como o estão a fazer sem consciência que estamos em 2018, realmente poderá levar a comentários desta natureza.
Alguém disse um dia:
“Vivemos numa sociedade intensamente dependente da ciência e da tecnologia, em que quase ninguém sabe nada sobre ciência e tecnologia.”
Concordo plenamente, afinal era a única forma de impedir pessoas como o Jorge de ter voz e poder comentar.
O que estas aqui a fazer então jovem? Não gosta não vê. Não vais chegar a sitio nenhum assim.
E só por curiosidade: como é que escreveste este comentário? Por carta? Tenta te livrar deste teu dispositivo e vê como é a tua vida.
x86 de 1990 era o 486. O Pentium só apareceu em 1993.
Comunicação do processador com e exterior é por led e fotodetector; fibra em vez de barramentos para comunicar entre periféricos?
O Pentium é dos Anos 90
E supostamente é o segundo no mundo a ser superescalar.
Não acredito que seja um computador, isso é muito pequeno.
mais pequeno foi forte
Parece-me uma ótima solução para dispositivos que têm de ocupar muito pouco espaço. Espero que o comecem a fabricar depressa. Já tenho alguns projetos na idea que esta tecnologia seria indicada
Fiquei curioso acerca da tua visão para o uso de PCs como este. Podes dar exemplos?