Há 120 mil anos, a temperatura da Terra era semelhante à atual e o Ártico ficou sem gelo
Um novo estudo analisou o último período em que a Terra atingiu uma temperatura semelhante à atual, de modo a compreender o que poderá acontecer, agora, ao gelo do Ártico.
De um lado, a Antártida, que parece estar a ser poupada ao degelo provocado pelo aumento progressivo da temperatura média global. Do outro, o Ártico, que tem sido visivelmente afetado.
Agora, um novo estudo, liderado por investigadores da Universidade de Estocolmo, analisou o último período interglaciar - entre 129.000 e 115.000 anos atrás -, por forma a entender o que poderá acontecer, desta vez, ao gelo do Ártico.
O estudo baseou-se na análise de restos fósseis de plâncton dessa época, especificamente foraminíferos planctónicos, um tipo de organismo unicelular. Nesses fósseis, os investigadores encontraram largas quantidades da espécie Turborotalita quinqueloba, um tipo de plâncton que tende a habitar regiões subpolares e que pode ser encontrado em abundância no Atlântico.
A análise da ocorrência destes microrganismos permitiu concluir que, durante o último período interglaciar, os verões boreais deixaram o Oceano Ártico completamente sem gelo. Os autores referem-se a este fenómeno como "Atlantificação", isto é, a adoção pelo Oceano Ártico de características do Atlântico.
Normalmente, os especialistas em clima recorrem à última era glaciar, usando-a como referência para compreender o que se passa, hoje em dia, com o nosso clima. Principalmente, para estimar o seu comportamento no futuro.
O último período interglaciar, entre 129.000 e 115.000 anos antes do presente, é um período interessante para estudar, porque é a última vez na história da Terra em que as temperaturas médias globais foram semelhantes, ou talvez superiores, às atuais, e o nível do mar foi consideravelmente mais elevado, até 6 a 9 metros mais alto.
Explicou Flor Vermassen, coautor do estudo, num comunicado de imprensa.
Além disso, importa considerar alguns fatores, aquando das comparações entre o último período interglaciar e o presente, nomeadamente, o cumprimento do Acordo de Paris, assinado em 2015, que pressupõe a não ultrapassagem do limite de 1,5 °C acima dos níveis pré-industriais.
A dimensão da camada de gelo do Ártico não está diretamente relacionada com a subida do nível da água do mar. Contudo, existe uma relação indireta, que pode ter acontecido no último período interglaciar: a modificação do albedo, que faz com que os oceanos convencionais absorvam o calor, enquanto as áreas congeladas o refletem.
Este artigo tem mais de um ano
Raios partam os Flintstones, que era só poluir o ambiente na altura
Flinstons eram do jurássico
Artur Albarran, quando tiver disponibilidade, venha cá dizer a sua famosa tirada, por favor.
Obrigado.
Já morreu
Arranja-se o José Rodrigues dos Santos:
“Morreram Todos!”
E como resolveram o problema do aquecimento global?
Será que foi com carros elétricos?
Resolver? Como diz a noticia o problema resolveu se por ele próprio e hoje estamos nos a passar pelo mesmo! Não quer dizer que concorde com a poluição feita no planeta! Mas há coisas que estão fora do nosso controlo! Se calhar seria mais prudente taxar paises como a china india e africa onde a poluição é feita á descarada e com grandes consequências para a população mundial, do que taxar o zé que vive de salário a salário
Só 2 ou 3 apontamntos..
– Resolveu-se há 120 mil anos mas não havia a “carga” humana que há hoje. Talvez ele não consiga resolver-se sózinho hoje em dia porque já não está assim tão sozinho..
– Africa é um Continente e não um país..
– Na grande maioria dos países de África, nem salário têm para vivier.
Chutar para os outros um problema que é de todos não o vai resolver certamente..
África tem as maiores riquezas mundiais, é tudo uma questão de má gestão e corrupção
Muito antes dessas ainda vêm as questões históricas e culturais.
África, entende-se no seu todo, no seu conjunto de países. claro! Eu percebi bem o que a Luísa quis dizer e tem razão. Se formos honestos verificamos que muitos dos problemas actuais vêm daí, mas qual é a solução sempre apontada? Ser o Ocidente a retrair-se e a culpar-se! Não se esqueça que fui um dos que em muitas conferências sobre o clima afirmavam que: nós teremos de empobrecer para dar a vez a outros”! Afinal aonde estava a preocupação com o clima se se referiam a locais sobrepovoados? Num canto da Ásia entre a tem quase 2/3 da Humanidade em África reproduzem-se como se não houvesse limites e sujam tudo sem qualquer preocupação ambiental – todos sabemos que é assim -, mas a culpa é daqui do Zé português que vive num país com 10 milhões de pessoas e onde, por sinal hoje até se vive muito mais limo que há umas décadas atrás! Como sei disso? Por que sempre viajei imenso, inclusive a nível interno, passei por locais onde era impossível respirar e actualmente são locais bem recuperados. Os incêndios e os criminosos que os causam, são a maior pecha actual, pois ainda há pouco ouvi uma estatística que aponta para apenas 8% dos incêndios causados de forma considerada como natural.
Nem mais!
O maior poluidor mundial per capita, sao ..os estados unidos!!! Embora a china, pela sua dimensao. seja o maior poluidor total.
“O maior poluidor mundial per capita, sao ..os estados unidos!”
Falso, o maior poiluidor mundial é aquele que poluí e produz muito pouco.
É preciso olhar para a eficência da poluição.
Não é falso nem verdadeiro porque cão contagens diferentes
O planeta não precisava de ter condições ambientais para suportar o consumo de perto de nove mil milhões de seres humanos, e não possuia sociedades organizadas que precisam de ter como factores principais de sobrevivência a previsibilidade e a estabilidade climatéricas.
Tem um ritmo próprio e em relação ao isso pouco ou nada poderemos fazer. Mesmo no actual estado da nossa ciência.
Carros elétricos agravam a situação.
Resolveram o problema com uma era glaciar e extinção de muitas espécies
Desculpe mas o Sr. nao sabe o que diz….. o aquecimento global ja passou agora estamos na EBULIÇÃO MUNDIALALALALAL…….
Suponho que á 120.000 anos nao deveria existir muita poluição porque.razão existiam temperaturas iguais as de hoje??? A razao desta ebulição não sokos nós?????
E nessa altura as pessoas eram felizes e foi gracas a isso que evoluiram ate hoje. Tanto drama para nos venderem tretas mais caras. O meu range rover com 25 anos a gasoleo queima 20L aos 100 e vai continuar por muitos anos. Os pingucas dos eletricos podem ir dar uma volta ao c…
Depois és daqueles que diz… Os sumos do.governo só aumentam impostos.
Quem tem um carro desses tem muito bem dinheiro para o sustentar
O verdadeiro macho alfa lol
Os elétricos também chegam do ponto A ao ponto B, sem pesar na carteira…
A carteira pesou no momento da compra. Os elétricos são 50% mais caros…e poluem o mesmo.
Ó Ruizinho… se meteres a boca no tubo de escape quando estiver a trabalhar aprendes de graça a 1ª lição sobre poluição; E essa de mandares os elétricos pró não sei onde, vou começar a rir-me quando começares a pagar tipo portagem como em Londres para entrares dentro de uma cidade e os outros a curtir sem pagar nada; PS: 20 litros aos 100?? Está desafinado e nem isso sabes ver…
Exacto, ja o ze tuga devia morder uma pilha para ter a ultima licao sobre poluicao. Mas aí nao sei como irías afinar bomba pós consumos xD Fora que o ze tuga costuma ir de aveiro a londres no seu carro electrico e fica muito contente por lhe deixarem passar com o seu renault zoe que vale 10x mais que o carro “luxuoso” do outro.
Não perceberam a parte que importa “nível do mar 6 a 9 metros mais altos”
Dado que o Ártico já descongelou mesmo muito, quanto é que a água do mar subiu? Algo está a falhar nessa teoria, diria.
Waterworld nao é ficção
finalmente vou ter casa junto á praia
Medidas tiradas pelos actuais negacionistas e comprovadas diante de notário de há 120 mil anos.
E quem foi o responsável pela poluição há 120 mil anos atrás? Lol
Aposto que antes de ires tomar banho fazes o nr2 e barras-te todo já que no fim…vais tomar banho certo?
O facto de o planeta já ter passado por várias eras é do conhecimento de qualquer miúdo…
Às vezes pensamos que estamos em primeiro na corrida mas na verdade, não vemos ninguém porque estamos demasiado atrasados.
“O facto de o planeta já ter passado por várias eras é do conhecimento de qualquer miúdo…”
Mas tu e os “cientistas” não parecem tirar consequências desses factos.
Para começar quais os factores mecanismos que fizeram acontecer.
Ninguém se “lembra” das extinções do período entre o Plistoceno e Holoceno de há uns 13.000 a 9.000 anos no fim da última glaciação,com o desaparecimento de imensa fauna. Inclusive por territórios como o da Península Ibérica, onde podemos verifica o desaparecimento do Mamute Peninsular -no caso português, há um achado de maxilar de Mamute descoberto numa ribeira perto em Oeiras, em Laveiras – , do rinoceronte ou ainda do crocodilo. Nem se fala do que aconteceu nas Américas onde muita da fauna desapareceu com o recuo das calotes árticas e que deram origem aos actuais Grande Lagos.
Adão e Eva.
Será que à 120 mil anos o Homem destruíu o planeta,? Este foi recuperando sozinho e agora está a acontecer o mesmo?
A Antártida está a sofrer degelo sim senhor, ao contrário do que é dito. São blocos enormes, do tamanho de países, que se separam do continente. Não está em questão o aquecimento natural,mas sim o artificial. E sim ambos são capazes de nós enviarem para Marte.
Claro, já foi um “paraíso” tropical. A Crosta Terrestre é dinâmica, tal como o clima muda. Supõe-se que terão existido 26 glaciações desde que o Planeta se estabilizou após os períodos conturbados da sua formação.
Quais foram os factores que fizeram a Gronelandia( =Terra Verde) ficar gelada?
Como os cientistas não sabem sequer responder á questão que raio de nível de conhecimento sobre o clima existe?
“E morreram TODOS!”
Tudo é uma questão de equilíbrio. A natureza simplesmente vai buscar o equilíbrio novamente eliminando o fator que está a acarretar esse desequilíbrio que no atual momento é a raça humana. Pronto, falei.
Para os cientistas comentadores do PPLW.
Já tinha dito uma vez e repito, basta ser humano para poder dar erro ou estar errado por muitos estudos que façamos, com isto não quero dizer que não possamos ter influência no clima, mas não nas proporções que querem tanto que acreditemos.
Não sabes mesmo tudo, mas explico apenas factos: Estão 3 transatlanticos agora em Santa Apolónia e nem todos estão estão ligados à central eletrica, estão 3 dias cada um com os seus motores a trabalhar; cada um neses 3 dia polui mais que todos os carros em Lisboa durante uma ano (é facto); Um avião Airbus de 2 motores mas de travessia ao levantar ao 1º andar de voo deixa em cima de Lisboa 8 tonelas de combustivel e oxigénio queimado e deixa o lixo que não se queima em cima de nós (é facto de novo); as industrias pesadas consomem carvão e India, China, Eua e Russia têm-nas a trabalhar a sério (outro facto); uma porcaria de um porta contentores que traz tudo o que precisamos consome 70 toneladas ao dia de nafta que tem de ser pré-aquecida antes de entrar na câmra de combustão (facto!) e para variar esta sujidade, se num local houver um derrame petrolifero de dimensões de poço de petróleo sem queima, essa zona durante 10 será a maior zona de pesca do mundo (facto em que produtos naturais não transformados, agem bem com a natureza); se não acreditares, vais ao Dr. Google e está lá tudo…. Agor a pergunta-se de forma simples; Não influenciamos o ambiente????
esqueci-me de mencionar que o porta contentore consome 70 toneladas de nafta ao dia!!
Já pensaste na evaporação da água do mar durante 24 horas por dia todos os dias de 2/3 da superficie da terra que são cobertos por mares e oceanos?
Diverte-te com o aquecimento global proporcionado pela redução da poluição:
Science.org
Regulations imposed in 2020 by the United Nations’s International Maritime Organization (IMO) have cut ships’ sulfur pollution by more than 80% and improved air quality worldwide. The reduction has also lessened the effect of sulfate particles in seeding and brightening the distinctive low-lying, reflective clouds that follow in the wake of ships and help cool the planet (…)
By dramatically reducing the number of ship tracks, the planet has warmed up faster, several new studies have found. That trend is magnified in the Atlantic, where maritime traffic is particularly dense. In the shipping corridors, the increased light represents a 50% boost to the warming effect of human carbon emissions.
Eu escrevi factos, não opiniões; Se não entendes, lamento!
Naquela altura havia muitas fogueiras, não havia fogões.
Fogo produz muito calor, aquece tudo… até aqui tudo certo.
É o planeta ebulição, by Pantanoso.
Bem, não sei se será possível, mas acham que dá para culpar o Passos do que aconteceu há 100 mil anos?
Com um pouco de jeito até dá…
Não se preocupem que o sr Bill Gates (and Friends) tem uma nova proposta para escurecer os céus semelhante á historia do Matrix para reflectir a luz solar – sim parece ridiculo mas existem “cientistas” a apoiar esta medidas. Acho que se esqueceram como funciona a fotossintese…
Vão bloquear toda a luz?o planeta vai ficar ás escuras?relax…acho que eles tão por dentro de como funciona a fotossíntese.pitch black
Conheces uma coisa denominada luminosidade fora do espetro visual?
Métodos de datação falíveis… next!!>>>