Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa
O Governo português tem estado desde a primeira hora presente no combate à pandemia por COVID-19. Se nos primeiros momentos foi necessário investir em ventiladores, agora, passados dois anos, as prioridades têm sido outras.
De acordo com informações recentes, o Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa que está neste momento fixado em quatro por mês.
A revelação foi feita pela Ministra da Saúde, na conferência de imprensa sobre a situação epidemiológica da COVID-19 em Portugal, que decorreu na passada sexta-feira, dia 17 de dezembro.
Marta Temido apelou aos portugueses para que façam “mais uso de máscara, mais testes, mais vacinação”, reforçando que “todos temos de estar preparados para fazer mais” no que se refere às medidas de prevenção e controlo da pandemia.
Os próximos dias serão decisivos para perceber o impacto da nova variante e a resposta proporcional com que estamos comprometidos. O que já sabemos leva-nos a dizer que, se a variante se transmite mais, cada um de nós tem de fazer mais
Segundo a Ministra da Saúde, a variante Ómicron tinha 69 casos identificados em Portugal, até dia 14 de dezembro. “Sabemos que a prevalência desta variante ronda já os 20%, sabendo-se que poderá ter uma prevalência de 50% na semana do Natal” e de 80% na semana do final do ano, adiantou.
Ainda segundo a ministra...
Sabe-se já que a variante é mais transmissível do que a variante Delta, que é a variante predominante até à data, com uma duplicação de casos de um a dois dias na África do Sul, de dois a três dias na Dinamarca e no Reino Unido. Aqui, em Portugal, o INSA está a estimar agora um tempo de duplicação de dois dias
No que diz respeito à vacinação, a Ministra afirmou que foi intensificada, tendo sido administradas mais de 2,2 milhões de doses de reforço. Mais de 80% dos cidadãos com mais de 80 anos já levaram a terceira dose, e 70% dos cidadãos com idade compreendida entre 75 e 79 anos também já receberam a dose de reforço.
Este artigo tem mais de um ano
Quais ventiladores?
Os chineses que nunca apareceram. Ou melhor, não na totalidade e com botões em mandarim?
Se não há testes disponíveis para quê aumentar o seu número?
blablablabla…
“O Governo português tem estado desde a primeira hora presente no combate à pandemia por COVID-19” Nem o Costa diria melhor eheheheh
verdade!
Desde a hora em que a outra disse que o vírus nunca ia cá chegar 😀
Eu não estou a favor de ninguém. Mas essa “outra” não foi a única a dizer o mesmo.
Acredito que tenha sido para não causar alarmismo inicial.
P.ex. Se tiveres um acidente e telefonares à tua mãe (ou alguém) a primeira coisa que provavelmente dizes é “estou bem” e não “estou todo partido é só sangue por todo o lado”.
“De acordo com informações recentes, o Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa que está neste momento fixado em quatro por mês”… O Governo vai aumentar, mas vai aumentar para quantos testes por mês? Publicações como esta que não nos deixam esclarecidos, sinceramente não entendo o objetivo do seu conteúdo.
Não procures essa informação num site de tecnologia 😉
“A ministra da Saúde, Marta Temido, adiantou na sexta-feira que o Governo tenciona aumentar o número de testes covid-19 gratuitos por pessoa e que a medida “poderá avançar” na próxima semana. No dia seguinte, o secretário de Estado adjunto e da Saúde, António Lacerda Sales, acrescentou que esta é uma decisão que está em estudo mas que “depende da evolução do próprio mercado”, e assegurou que está a ser feito “um esforço para repor todas as faltas” de testes.”
https://www.publico.pt/2021/12/20/sociedade/noticia/covid19-farmacias-vao-abrir-vagas-testes-gratuitos-proxima-semana-1989223/amp
Amigo, não se sabe! Se soubesse…estava escrito.
Ainda não fiz nenhum teste, e apenas levei 1 vacina da Johnsson. Tenho dado a menor despesa ao estado, nem tenho contribuído para adquirir nem espalhar o vírus.
Exatamente na mesma situação que tu, vivo sozinho logo não vejo a necessidade
Já tive de fazer 3, neste mês. Como tem validade de 2 dias, quando há alguma situação que me obrigam a apresentar teste, mesmo tendo as 2 doses, tenho de o fazer.
Sei de pessoas que todas as semanas vão fazer, aproveitando ser gratuitos, para poderem ir ás discotecas e bares, todas as noites. Aquela tenda do Cais do Sodré, mais de metade dos lá testados são os que não falham 1 noite nas docas.
Tenho tido sorte, até agora a COVID não andou pela minha família (três toques na madeira).
Os que deviam vacinar-se, vacinaram-se.
Mas não me tinha apercebido da importância dos auto-testes, até há pouco tempo, quando disseram que para visitar familiares em lares era preciso auto-teste – levando-o para fazer lá, ou feito e atestado por um profissional de saúde (válido por 24H).
Por causa disso comprou-de uns quantos (são difíceis de encontrar). Quando alguém apresenta sintomas, que se diria de constipação – faz logo o teste. Tem dado negativo.
P.S. No lar, onde está o meu familiar, já acabaram com os auto-testes feitos lá. Não têm pessoal para os fazer. Quem quer visitar, pedem atestado de vacinação e chega.
Só é pena não haver testes. Hoje fui a 4 farmácias, os testes estavam esgotados em todo o lado e disseram que estavam retidas na alfândega e nos raros sítios onde há os preços praticados são ridículos (quase 6€ por teste quando normalmente compro por volta dos 2,50€)
Hoje quis comprar testes na farmácia da minha aldeia, que pertence a uma farmácia da cidade de Évora, e disseram-me “só lá para a semana”. Ou seja, se nem testes a pagar existem, como haverá gratuitos? Bem, haver até haverá, só que para se beneficiar deles tem que se ir para o tradicional indicador de escassez: bichas de dezenas de pessoas. Por isso esta conversa cheira a mais propaganda da Martinha e da Gracinha.
Testes gratuitos… Que não há.
E disto que eles gostam, de criar necessidades e as pessoas pensam que e bom. Fazer testes para que ? Nesta altura do campeonato ainda ninguem percebeu que o virus mata pouco ? De facto tristes Portugueses que sao tao bem enganados com este conto do vigario.
Até hoje, zero testes feitos. E tenciono continuar assim.
O vírus existe e anda por aí, tal como muitos outros.
Mas o que estão a fazer à cabeça do povinho….. Bem mais perigoso do que o covid.
Agora é que há menino que mal dá um espirro vai a correr fazer um teste
O povo português é maioritariamente acéfalo.
Uma pena…
Só faço teste se tiver sintomas fortes. Nunca fiz nenhum.
Duas vacinas pfizer e na rua mascara zero.
O Governo vai aumentar o número de testes COVID-19 gratuitos por pessoa. Pagos por todos nós…… a forma de dizer a verdade sobre as coisas, é que é diferente….. O Governo somos todos nós, que contribuímos para este planeta. Não somos de Marte.