Gliese 486 b: Diga “Olá” ao novo planeta que é uma “SuperTerra”
O ano de 2020 e 2021 ficam marcados pelos avanços no que diz respeito a missões especiais a Marte. Como sabemos, atualmente existem três missões ao planeta vermelho e há também alguns testes interessantes por parte da NASA e da Space X.
Recentemente foi detetada uma "superterra" com condições para se estudar atmosfera e "habitabilidade".
Gliese 486 b - superterra" com condições para se estudar atmosfera e "habitabilidade"
Um grupo de cientistas detetou uma 'superterra', planeta extrassolar com uma massa maior do que a da Terra, que dista da sua estrela o suficiente para se estudar a eventual presença de água à sua superfície e uma atmosfera. De acordo com o que foi divulgado, o planeta tem a designação de Gliese 486 b e orbita a estrela anã vermelha Gliese 486, a 26 anos-luz de distância da Terra.
Gliese 486 b é o planeta fora do Sistema Solar que transita mais próximo de uma anã vermelha, o que, segundo os autores da investigação, torna-o no "candidato ideal para procurar uma atmosfera e estudar a sua habitabilidade" (condições para albergar eventualmente água líquida à sua superfície, essencial para a vida tal como se conhece), segundo revela a Lusa.
De acordo com os autores, citados em comunicado pela editora da revista científica Science, o planeta rochoso e quente, mas não o suficiente para ser "um mundo de lava", apresenta mais do dobro da massa da Terra e é ligeiramente maior do que o 'planeta azul' (tem 1,3 vezes o raio da Terra).
O exoplaneta demora quatro anos e sete dias a completar uma volta em torno da sua estrela e tem uma temperatura média de cerca 426,85ºC, ligeiramente inferior à de Vénus (461ºC).
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Olá 🙂
Olá. dd tc?
Lx. M ou f?
Hello. You want to put the cream?
GOSTEI DAS ILUSTRAÇÕES ARTÍSTICAS, NOTA MIL
Só se fôr mesmo para estudos… para viver… não faz sentido…
E noticias não há? Ninguém quer saber disso lol
Não, é só mesmo tu
“a eventual presença de água à sua superfície e uma atmosfera” e depois “tem uma temperatura média de cerca 426,85ºC”
Água ferve a 100ºC, como é que vão encontrar água à superfície? Em estado gasoso conta?
#média
A agua ferve a 100ºC quando à pressão atmosférica ao nível do mar cá na terra. Se o planeta tiver pressões atmosféricas muito elevadas podes perfeitamente ter agua liquida a temperaturas mais elevadas.
Até o Quim Barreiros com a sua panela de pressão sabia esta.
Lol, comentário falhado. Aposto que o Quim não sabe nada disso. Tenta outra.
Água ferve a 100ºC ao nível do mar.
No topo de uma montanha (acima dos 3000m)a Água ferve a menos de 90ºC
“…Quanto maior a altitude, menor será o ponto de ebulição. Por exemplo, o Monte Everest fica na Cordilheira do Himalaia, cuja altitude é de 8848m e sua pressão atmosférica é de 240 mmHg. Nesse local, a água entra em ebulição muito mais rápido do que ao nível do mar, possuindo um ponto de ebulição de aproximadamente 71°C. O contrário também ocorre….”
⛲️ https://mundoeducacao.uol.com.br/quimica/variacao-pressao-atmosferica-ponto-ebulicao.htm
E o corpo humano a 400 graus não ferve ou tb depende da pressão atmosférica?
Já estou a preparar a mala, este Verão não escapa, a Terra anda muito “covidosa”! Calções de banho postos e pimba, um mergulho no quentinho. Só espero que as miúdas sejam giras 😉
Esse planeta não interessa a ninguém, pois as suas condições não propiciam a vida. Talvez se chamassem Super_Marte, eu aceitaria.
Gastam milhares de dólares para estudar estes planetas marcianos extra-solares, ao invés de se concentrarem na procura de planetas que efectivamente suportam vida, que tenham água/oceanos que efectivamente interessam a humanidade. Vêm com essa estória de super-terra há anos… palhaçada.
Super-Marte não, é mais um super-Vénus.