Gases de refrigeração são 23 mil vezes piores do que CO2
Os gases de refrigeração têm um potencial de aquecimento global 23 mil vezes maior do que o dióxido de carbono e ficam na atmosfera 50 mil anos. A revelação foi feita pela investigadora Ana Pereiro que destaca a importância da reciclagem.
Este estudo faz parte do projeto de investigação KET4F-Gas e o objetivo é inverter a situação.
Gases fluorados são libertados para a atmosfera quando se deixam de usar automóveis, aparelhos, etc...
Atualmente a quase totalidade desses gases, os gases fluorados, são libertados para a atmosfera quando se deixam de usar, por exemplo, automóveis, aparelhos de ar condicionado ou frigoríficos.
Os gases fluorados (HFC) substituíram no final da década de 1990 os antigos gases usados nos sistemas de refrigeração, conhecidos como CFC (clorofluorcarbonetos), que eram muito destrutivos da camada de ozono. Os HFC foram na altura considerados ideais, sem serem tóxicos ou inflamáveis, e o seu uso aumentou exponencialmente, lembrou Ana Pereiro, salientando que estes gases fluorados têm afinal um “alto potencial de aquecimento global”.
O principal objetivo do projeto é evitar a libertação desses gases e sensibilizar consumidores, indústria e empresas. Por isso o projeto contempla uma ferramenta ‘online’ e gratuita para, por exemplo, o consumido conhecer melhor que tipo de gás usa o equipamento que está a comprar e poder optar pelos menos poluentes.
Os gases fluorados têm sido objeto de legislação na União Europeia desde 2015, a emissão para a atmosfera é proibida em Portugal desde 2017, e pretende-se substituí-los por alternativas com menor impacto ambiental até 2030, incentivando-se a investigação e de tecnologias para recuperar, separar e reciclar os gases. Ana Pereiro alerta para o contrabando de gases fluorados e para o não cumprimento dos regulamentos e a falta de fiscalização, porque não há multas.
Estima-se que em 2050 até 12% do total de emissões globais de gases com efeito de estufa poderão ter a sua origem em HFC, já que se espera que a procura mundial de energia para equipamentos de refrigeração triplique devido ao aumento da temperatura.
Não havendo o refrigerante perfeito, as misturas que dão os gases fluorados são para já a solução, e “se forem usadas de maneira correta são inofensivas”. Mas é preciso, salienta, explicar tudo isto às pessoas, porque “as pessoas quando pensam em aquecimento global só pensam no dióxido de carbono”.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Continua a farsa.
Enquando ela gerar muito dinheiro e houver gado não vai parar.
O gado que sustenta isto é o mesmo tipo de gado covideiro que acabou com o papel higiénico e latas de atum.
Valham-nos os pastores iluminados, que no meio do gado brilham em todo o seu esplendor. Aqueles que sabem sempre mais que todos, aqueles que não se deixam levar pelos especialistas, porque sabem que devem ouvir é o Zé da esquina, que no alto da sua sapiência contradiz os especialistas, sem factos nem razão, mas com muita convicção.
Quais especialistas? Há muitos com opiniões diferentes.
Claro que os holofotes apenas iluminam quem agrada.
Há muitos com opinióes diferentes, mas nenhuma dessas te serve, preferes a do Zé da esquina que fala daquilo que não sabe.
Amigo, os cientistas já provaram há muito tempo que o planeta tem e teve ciclos. Ou vais-me dizer que os homens das cavernas também andavam de carro e tinham fábricas a carvão?
O planeta está em constante mudança. Não é por colocar o carro a trabalhar de manhã para ir para o trabalho que vai acontecer o apocalipse.
Existem problemas bem mais graves: os animais extintos porque são mortos por motivos que não lembra a ninguém. É tudo por uma questão de dinheiro.
Andaram a massificar o fabrico de carros eléctricos. Agora têm de inventar desculpas para os vender. E a mais óbvia é que “ajuda o ambiente”, tal como vender smartphones sem carregador, por exemplo. Isso e mais impostos. Quando abrires os olhos já será tarde para todos.
Essa dos animais extintos é engraçada. Sempre ouve extinção em massa mesmo sem os humanos, e agora estás convencido que os humanos possuem capacidade de fazer outra extinção em massa.
O planeta está sempre em mudança.
Não é por deitar um lata ao chão que que a cidade vai ficar toda suja. E se fizermos todos o mesmo?
O facto de haver ciclos invalida a nossa influência negativa no ambiente e no planeta? Os animais extintos são piores que os gases e o efeito de estufa? Porquê?
E os elétricos não são menos poluentes que os ICE? Como assim?
Quem vos ouvir, até pensa que os impostos surgiram com as preocupações ambientais. Devem desconhecer a carga fiscal sobre os combustiveis fosseis.
+1
Tens de publicar o teu estudo que desmente esta farsa.
Quando provares os motivos das mudanças climáticas.
Mas és um fiel da religião política que te diz que consegue controlar o clima em décimas de grau se controlar o CO2…
e depois do CO2 teremos outro diabo… e outro e outro…
Tu é que tens de provar o que afirmas, que é uma farsa. Ou afirmas isso por uma questão de fé religiosa, na qual se deve crer sem provas?
poderiam apresentar o link do estudo?
Estou muito contente com estas medidas, e proibir frigorificos em Portugal e voltarem se a salgar os alimentos que e de longe mais amigo do ambiente
Talvez seja para os tugas onde não faltam salinas espalhadas pelo país, agora para os que vão ter de importar o sal só em transporte seria pior
Preparem-se, a carga fiscal vai aumentar. Lembro que de um momento para o outro carregar o ac de um carro passou de 50-80 euros para mais de 200. Vão voltar a repetir a coisa e o gado aplaude porque é “o aquecimento global”.
Carregar o AC custa menos de 30€… DIY!!!
E onde compras o gás para carros novos? O R134 para carros mais antigos até que se consegue.
Mentes por ignorância ou é mesmo intencional?
https://www.feuvert.pt/servicos-de-oficina/climatizacao
Como és gado nem consegues ver o preço por tipo de gás, nem que os mais baratos apenas carros mais antigos o levam. Enfim, gado.
E tu conseguiste ver os preços que o ToFerreira mandou a titulo de exemplo? Onde estão esses tais carregamentos a mais de 200,00? Portanto, sim, mentes (embora parcialmente). Os preços aumentaram, é verdade, mas não como dizes.
Depende do carro, ou não sabes que o gás é ao quilo? Também depende da casa.
Claro que depende do carro: uns usam R134A e outros (mais recentes) usam R1234YF. Mas o preço não varia de acordo com o carro, mas sim com o gás. Dois carros de marcas diferentes, usando o mesmo tipo de gás, pagam o mesmo. Portanto essa de que depende do do carro levar mais ou menos gás, é falsa.
Quanto ao segundo ponto, claro que o preço varia segundo a empresa/oficina, mas isso é em tudo, certo?
@LR qual a parte de pagares ao quilo de gás que não entendes? Há carros que levam mais gás.
Ok, eu explico, uma vez que não chegas lá: os carregamentos como os que o Tó apresentou, têm o mesmo valor para todos os carros. ou seja, TODOS os carros pagam o mesmo, independentemente da marca e/ou modelo. A única coisa que faz alterar o preço é o tipo de gás: carros com o gás A pagam X, e carros com o gás B pagam Y. Conseguiste chegar lá agora?
Como és pastor, sabes coisas que mais ninguém sabes, porque és tu que as inventas. Leste o link? Onde diferencia “carros antigos” de “carros recentes”?
Este Parágrafo diz tudo para os tótós que estão aí a atacar quem disse que é farsa de novo
Os gases fluorados (HFC) substituíram no final da década de 1990 os antigos gases usados nos sistemas de refrigeração, conhecidos como CFC (clorofluorcarbonetos), que eram muito destrutivos da camada de ozono. Os HFC foram na altura considerados ideais, sem serem tóxicos ou inflamáveis, e o seu uso aumentou exponencialmente, lembrou Ana Pereiro, salientando que estes gases fluorados têm afinal um “alto potencial de aquecimento global”.
As certezas científicas de hoje, são as dúvidas de amanhã, e completamente desmentidas depois de amanhã… e assim se vive nas maravilhosas certezas da ciência que a tantos apraz como uma fonte de tantas “certezas”.
Mas agora querem-te logo passar uma factura disfarçada de imposto.
E apesar de tudo é melhor que a ciência avance para novos paradigmas, do que ficarmos na ignorância todo o tempo.
Por isso é que se chama ciência e não religião. Na Religião é que a verdade é linear e imutável.
Tambem gostaria de ver o link do estudo, porque existem muitos erros no artigo:
E é verdade que o Zé diz que este paragrafo diz tudo ( ou quase) : ” Os gases fluorados (HFC) substituíram no final da década de 1990 os antigos gases usados nos sistemas de refrigeração, conhecidos como CFC”
Pois, mas deveria dizer tambem que há mais de uma década que os HFC também foram substituídos pelos HC, que não teem nenhum “alto potencial de aquecimento global”. Assim não enganava ninguem.
Exacto.
O problema é tão sério que até micro-ondas emite gases fluorados (HFC) para esfriar alimentos. A foto não deixa dúvidas.
Acho “graça ” que de X em X tempo algo desta natureza acontece é temos que mudar toda a tecnologia, comprar novos equipamentos de frio e descartar tudo o que alguns anos atrás nos foi garantido que seria a solução para o problema.
parece um plano para forçar as pessoas a comprar coisas novas quer queira quer não.
É já agora. Eu não percebo o objectivo destas taxas de carbono que fazem os preços dos combustíveis e electricidade irem aos céus, como é que taxas vão resolver o problema e salvar o planeta? Taxar combustíveis não vai convencer uma pessoa que tem um carro dos fins de 90 a comprar um carro novo porque essa pessoa geralmente não tem meios para comprar algo melhor como eu com o Renault de 1999 e que sem ele não tenho nem como ir ao centro de formação para tentar melhorar as minhas qualificações e talvez sair do desemprego para uma situação melhor. as taxas e impostos não vão conseguir que eu tire do ar para comprar um eléctrico, nem sequer comprar um veículo 10anos mais novo mas consegue que eu e muitas outras pessoas fiquem com a corda ainda mais apertada no pescoço e nos empurraram ainda mais a fundo na pobreza.
desde qua isso ajuda alguém senão o governo? Essas taxas estão a ser integralmente investidas no ambiente? Duvido.
mais uma coisa, quem vai pagar a manutenção das vias cujo dinheiro vem dos impostos sobre combustíveis? Os pobres sem opção estão a pagar para os lindos ricos em teslas que circulam de graça e que falta pouco nos cuspir no rosto ao passar e ainda olham com ar de superiodade por terem um carro moderno, “amigo do ambiente ” enquanto nos os meros mortais destruímos a natureza…
É duro… É engolir as tristezas e tentar seguir adiante… ccom a corda no pescoço cada vez mais apertada
Bravo!!!
Daqui a 20 ou 30 anos, “afinal os carros eléctricos fazem mais poluição que os de combustão interna”.
Na mosca.
Obrigado pela clarividência e lucidez da tua analise.
Essa é sem dúvida a mais pura das verdades, mas muitos pseudo-iluminados, não a querem ver.
Recomendo a leitura do artigo:
https://visao.sapo.pt/opiniao/ponto-de-vista/2019-06-05-o-ambientalista-simplorio-1/
Depois pensem antes de falar…
Muito bom artigo.
Aconselho a todos que o leiam, mesmo.
Hah, e parem de ser ovelhinhas arrebanhadas fundamentalistas…