Futebol masculino tem mais qualidade do que o feminino, se acharmos que são homens a jogar
O Mundial Feminino da FIFA começou ontem e está a dar destaque às atletas dos países participantes. Contudo, esse é muito pouco, quando comparado com a atenção que o campeonato masculino reúne. Há uma razão para isso e a ciência já a decifrou.
Há uns dias, circulou pelas redes sociais um anúncio de dois minutos criado pela Orange e a agência de marketing Marcel. No vídeo, veem-se jogadas impressionantes (supostamente) da equipa de futebol masculino de França. Entretanto, é revelado algo muito curioso:
¿El mejor uso de la inteligencia artificial en un anuncio?
Hay que ver entero el spot de Orange Franciapic.twitter.com/rYTcVloIRP
— monos estocásticos (@monospodcast) July 18, 2023
O futebol feminino tem crescido a vários níveis que se influenciam mutuamente - interesse, público e receita. Ainda assim, apesar de o Mundial Feminino da FIFA estar a decorrer, desde ontem, e embora seja um evento de grande dimensão, não está a ter o tanto de atenção que o masculino reuniu.
Efetivamente, em matéria de futebol, mas não só, as competições femininas ficam mediaticamente aquém das masculinas. Aliás, para muitos, os jogadores têm melhor desempenho em campo do que as jogadoras, havendo quem afirme que elas são mais lentas e protagonizam jogos mais aborrecidos.
Um novo estudo da Universidade de Zurique encontrou uma resposta para este problema sistémico: a informação sobre o género pode influenciar a qualidade percebida. A investigação percebeu que o futebol masculino só é mais valorizado se o género dos jogadores for claramente identificável.
Caso contrário, são igualmente valorizados. Ou seja, só consideramos que o futebol masculino tem melhor desempenho do que o feminino, quando sabemos que são homens a jogar.
A sabedoria convencional é que os desportos masculinos são simplesmente melhores do que os femininos porque eles são maiores, mais fortes e mais rápidos. No entanto, a existência de estereótipos deve alertar-nos para outra possibilidade: a informação específica sobre o género pode influenciar a nossa perceção da qualidade.
Explicou Carlos Gómez, investigador do Instituto de Administração de Empresas da UZH e autor do estudo.
Estudo adulterou um vídeo para entender se a perceção do género tem impacto na qualidade dos jogos femininos
Por forma a testar a teoria, os investigadores quiseram estudar se as pessoas avaliam a qualidade do futebol masculino e feminino de modo diferente, se não conseguirem identificar o género dos jogadores.
Para isso, realizaram uma experiência muito curiosa: 613 participantes assistiram a cenas de golos de grandes futebolistas. Num grupo, as imagens dos jogadores foram desfocadas, para que os participantes não conseguissem perceber se estavam a ver homens ou mulheres. No outro, os vídeos não foram alterados.
Os resultados demonstraram que os vídeos de futebol masculino só foram mais bem classificados, quando os participantes conseguiram identificar o género dos jogadores. Por sua vez, as diferenças de desempenho desapareceram quando o género não era percetível.
O estudo refuta o pressuposto, agora errado, de que a baixa procura do futebol profissional feminino se deve à qualidade das jogadoras, e sugere que o desporto feminino ainda não atingiu todo o seu potencial económico.
Este artigo tem mais de um ano
Para mim é igual ao litro, tanto não vejo um como o outro.
Foi adulterado e bem adulterado, as pernas parecem mt menos volumosas e o jeito de bater na bola é mt tosco parece q o corpo se vai partir ao meio, até as caras são estranhas
Faz melhor.
Isso é que é revolta.
Ele já fez melhor – apontou erros.
Já tu estás a papá-los todos.
Essa é que é boa. Eu trabalho no ramo do design 3d, e obviamente que vi os erros de composição.
Apontar erros eu também consigo; aliás, qualquer um consegue. Eu não sou capaz de fazer aquele trabalho (não é a minha especialização), mas o LR também não.
Apontar erros é fazer melhor? LOOOOOL
As selecções femininas do Brasil e da Austrália perderam jogos contra equipas sub-15 masculinas! Deixem-se de tretas! Não comparem o incomparável, o futebol feminino é diferente do masculino, tal como o ténis masculino é diferente do feminino!
O ponto não é esse. O ponto é a percepção, do espetador, da qualidade perante o género, isoladamente. Não a qualidade do jogo em si. Isso é uma inferência, tanto no estudo como no artigo, e que é errado.
Aqui não há pontos, há factos!
Por acaso até estás enganado…com o Brasil o resultado ao intervalo era zero a zero depois o selecionador substituiu toda a gente e aí é que se deu a derrota …mas tange me dá ..o futebol masculino ou feminino é uma seca , mas ao menos no feminino vejo mulheres …só é pena que elas que tanto reclamam igualdade não comemorem os golos como os homens : tirando a camisola , mas sem soutien…..
Opa 0-0 contra sub15 e tu dizes me isto? Só significa que os home a jogam mais – obvio!
Tal como eu adoro rugby eu também detesto American football! Porque? E lento como o futebol feminino!
São preferências e nada a ver com o facto de ser homem ou mulher.
No atletismo eu amo os dois não interessa o sexo
Uau fizeram um vídeo promocional nada tendencioso é claro que o futebol feminino tem boas jogadas de futebol assim como os masculino tem más jogadas se metermos as duas num vídeo parece que o masculino é pior mas analise jogo por jogo dá perfeitamente para notar que o feminino tem muito menos qualidade e tudo bem com isso tem muito menos anos de vida mas não queiram comparar
vi o anúncio sem focagem ocular porque tive preguiça de piscar os olhos.. se fossem mulheres seria igualmente fantásticas jogadas, no entanto todo o jogo é fraco
isto é como reunirem as minhas melhores jogadas do futebol com os amigos e fazer um vídeo cheio de cortes, pareço o Ronaldo
Esses estudos são difíceis de engolir quando se tem métricas para analisar. Numa pequena análise procurando no Google sobre a velocidade média dos chutes, dá pra ver uma diferença muito grande entre os gêneros.
Fica difícil acreditar nesses “estudos” quando se tem matemática para desacreditá-los.
INCOMPARAVEL
Homem e mulher são diferentes, a separação de categorias foi efetuada exatamente para proteger o sexo mais fraco fisicamente, dai não vermos mulheres vs homens em diversos desportos como o MMA, Boxe, futebol, andebol, basketball etc etc
Há diversos exemplos e testes na vida real, tal como a seleção da Australia que foi goleada por miudos de 15/16 anos, Serena Williams que se arrependeu de jogar contra um tenista masculino na classificação 200 mundial..etc
Isto vai de encontro á polemica dos pagamentos serem inferiores no sexo feminino, se a receita é extremamente mais baixa (patrocínios, assistência..etc) os ordenados obviamente irão ser mais baixos..
Quanto ao vídeo, está bem feito mas é mais uma ilusão do que realmente é o futebol feminino praticado na realidade, não são meia dúzia de jogadas que fazem 90 minutos de jogo..
Ainda há dias estive a ver uma prova de trail e vibrei tanto com os atletas masculinos como as atletas femininas. É claro que a atleta feminina que ficou em primeiro, ainda ficou atrás de uns 15 homens. Não deixou de ser uma prestação espetacular mas mostra que as mulheres e os homens são diferente e por isso e bem, existem diferentes categorias.
Agora faço uma pergunta, será que as mulheres querem ver outras mulheres a jogar futebol?
Vamos ver, a lotação nos estádios do mundial e comparar, quem são os géneros que mais assistem aos jogos de futebol ou que visualizam mais os jogos de futebol televisivos e ai, teremos um termo de comparação e como iremos ou vão as mulheres neste caso, chegar ao nível das receitas dos jogos masculinos, independentemente de jogarem melhor ou pior, (que para mim é irrelevante, desde que o evento consiga um bom entretenimento), é obvio que as mulheres estão muito longe de serem elas a encherem os estádios ou a atingirem shares televisivos, em relação a esses jogos, feminino vs masculino.
Só conseguiram cinco lances mesmo assim, ridiculo
Que lol… A maioria do tempo parecem putos a jogar… é aborrecido, não tem nada a haver com o sexo dos jogadores. Eu não vejo os escalões menores do futebol… Para ver coxos a jogar, vou eu jogar com os meus amigos.
E não se trata aqui apenas das diferenças naturais do homem vs mulher (o homem será sempre mais rápido, salta mais alto, etc) trata-se de que os jogos são de má qualidade. Por exemplo, no ténis não se passa isso. Os jogos femininos são muito bem jogados e muito competitivos. Não faz diferença que a Serena consiga 190 kmh e os homens 220. No vólei eu até prefiro feminino que masculino vejam lá mas no futebol faz uma diferença abissal, parecem amadores (e aliás perdem com coxos, ver o jogo da selecção USA com jogadores REFORMADOS do Wrexham num campeonato por 1 milhão de dólares).
Não gosto de futebol feminino e acho mal que o futebol masculino tenha que dividir recursos com o feminino! Cada desporto tem que ganhar para si! Têm que começar por baixo, ir arranjando adeptos e com isso ganhar receitas para ser auto-suficiente! Não tem que ir buscar recursos ao futebol masculino e acho mal que se misture as duas coisas, mesmo que seja em comparações!
Esse raciocínio não faz sentido nenhum.
Qual a razão das federações (FIFA, FPF) ou os clubes colocarem os recursos exclusivamente para o masculino? É o desporto que interessa e, muitas vezes, há equipas mistas por não haver número suficiente de mulheres para fazer uma equipa.
Seguindo o raciocínio, muitos atletas que jogam andebol, vólei, etc. não deveriam jogar pois, normalmente, não têm recursos suficientes e são suportados com receitas do futebol.
E atenção que o futebol feminino subiu muito de qualidade de há um bom tempo para cá.Antigamente era um suplício e uma autêntica seca ver um jogo de futebol feminino.E até certas figuras que muitas jogadoras faziam que só dava para a risota e chacota.Agora mudou tudo.
E agora foi de o 11 inteiro a fazer figuras para só 9 jogadoras…lol
Para mim ainda não vale a pena ver. Se melhorar vejo mas até la
Pouco entendo de futebol, para mim é outra variante do circo romano. Entretenimento das massas. Dito isto, esperem até as ligas femininas serem infiltradas com paletes de gajos convencidos que são mulheres. Vai ter mais audiência porque não faltará homem “cego” para ver “mulher” muito linda jogando à bola 😀
Para ver pernas femininas, o futebol não é o melhor sítio. E para ver jogos, as jogadores não são conhecidas e é como quem vê jogos da 3.a divisão distrital.
Isso para mim é um não assunto.
Não vejo futebol.
A única vez que fui a um estádio ver futebol vim embora ao intervalo, isto ainda nos longínquos anos 90…
Nunca mais meti as patas num estádio.
Se estiver a dar um jogo na TV, mudo logo de canal.
Paradoxalmente, tenho todos os canais da bola na TV.
Enfim, vá se lá perceber…
Eu é mais bolos…
Gostei da frase: “a informação específica sobre o género pode influenciar a nossa perceção da qualidade”. Ainda para mais se escolhes as melhores jogadas do futebol feminino e não fazes o mesmo com o futebol dito masculino, se bem que todo o desporto coletivo se distingue intrinsecamente do seu género quando colocas o “feminino” à frente do desporto em causa. Sim porque se nos afastarmos de “wokismos” qualquer designação de modalidade desportiva coletiva será sempre associada aos homens e nunca às mulheres daí ser essencial nomear o género. Faz-me lembrar quando a tenista nipónica Naomi Osaka quis equiparar os salários das mulheres ao dos homens e o tenista grego Tsitsipas disse que isso só aconteceria se elas jogassem à melhor de cinco partidas como os homens. Por isso Ana Sofia Neto deixa-te de femininismos e diz-me qualquer coisa quando as mulheres concorrerem a estivadores, pedreiros ou carpinteiro de cofragem.
Estás desatualizado. Já mulheres em todos os trabalhos, depende das oportunidades. Há uns anos a aviação estava fechada as mulheres, hoje já começas e ver que afinal elas também sabem pilotar 😉 cada vez há maus mulheres ao volante dos pesados de mercadorias. Há uns anos era outro capítulo fechado às mulheres. E quem diz estás, diz muitas outras. Tudo uma questão de oportunidade.
estivadoras ? pedreiras ? carpinteiras de cofragem ?
Também as há. Mineiras, pescadoras, etc…
Ai há? E já meteram a 50-50? Ou será que por falta de oferta não conseguem chegar a esse ponto?
É como manicures. Essa atitude misógina deve deixar as esposas ou namoradas felizes.
Cresçam.
Tenho 48 anos e NUNCA vi uma mulher a trabalhar nas obras. Eu fui trabalhador no porto de Lisboa e havia UMA estivadora, que durou exatamente 2 meses. O dinheiro que é pago não compensa o esforço das mulheres; já os homens já estão habituados a ser camelos de carga. Camionistas (no porto de Lisboa estão sempre a entrar e a sair) em 5 anos de trabalho vi lá 2. De tal forma espetacular, que fui das duas vezes cumprimentar as senhoras dizendo-lhes que elas eram bravas (ambas tinham à volta de 50 anos).
As mulheres querem igualdade mas é nos escritórios de advogados e nas empresas, que o resto pode ficar para os homens…
Eu sou absolutamente a favor da igualdade mas as mulheres não gostam de trabalhos braçais (ninguém gosta, acho eu, mas o homem já está habituado). Uma mulher que está à rasca pensa: “vou fazer umas limpezas” não pensa “vou trabalhar na estiva”.
Vêm com teses da treta para justificarem que o futebol feminino é igual. O grande problema não é os golos mas sim o futebol jogado. Uma verdadeira lastima. São questões comerciais querem vender á força
Esse video é tendencioso, não quero saber, o futebol feminino é uma SECA
A minha esposa detesta futebol, feminino. Acha-o uma seca e as mulheres que o praticam melhor, parecem uns homens sem jeito, só lhes falta coçarem as virilhas! No meu caso, prefiro ver as mulheres jogar voleibol, como as provas de atletismo também vejo com prazer. No vólei, são lindas de se ver, têm uma graça natural que os homens não têm – ainda bem.
Conclusão, não gostam do desporto em si, pois se gostassem saberiam apreciar todas as categorias, divisões etc.
OK tens razão. Realmente eu não vejo a 2ª divisão e a 3ª. Talvez o defeito seja meu, mas acho que há desportos jogados por mulheres muito mais interessantes.
Adoro o Vólei como já disse, gosto de hóquei em campo e ténis feminino, mas acho muito menos divertido ver por exemplo as Americanas que são as melhores.
Mas admito que realmente se calhar não sou fã de futebol o suficiente para apreciar.
Tal e qual. Há anos que sigo o Vólei feminino nos JO.
Eu sei que a rede é mais baixa mas, além de ser mais bonito de se ver (como diz, têm outra elegância) parece-me muito mais competitivo e mexido (acho que as mulheres defendem pior por isso o ataque é mais espetacular).
Agora, futebol feminino parece que estou a ver amadores a jogar…