Foto da primeira missão privada à Lua mostra que algo está terrivelmente errado
O Peregrine Mission One, ou Peregrine Lunar Lander voo 01, é um módulo de pouso lunar construído pela Astrobotic Technology que quer ser a primeira missão privada à Lua depois das missões Apollo, há 50 anos. Contudo, após o lançamento de ontem, a bordo de um Vulcan Centaur, uma imagem registou algo muito preocupante. O módulo está a perder combustível e isso pode pôr em risco toda a missão.
Ida à Lua parece comprometida
O Peregrine Mission One, um módulo de aterragem lunar construído pela Astrobotic, com participação da NASA, começou a perder combustível horas depois de ter sido lançado do Cabo Canaveral, na Florida, nesta segunda-feira.
Infelizmente, parece que a falha no sistema de propulsão está a causar uma perda crítica de propulsor.
Disse a empresa numa atualização na tarde de segunda-feira.
Numa atualização posterior, a Astrobotic divulgou a primeira imagem do Peregrine no espaço. Pode ver-se o isolamento prateado de várias camadas em primeiro plano. Note-se que parece que alguém lhe bateu com um martelo.
Segundo a empresa, a perturbação do MLI é a primeira pista visual que se alinha com os dados de telemetria que apontam para uma anomalia no sistema de propulsão.
A Astrobotic refere que a equipa está a utilizar a potência existente do Peregrine para realizar o maior número possível de operações com a carga útil e a nave espacial. Por outras palavras, a aterragem na Lua pode estar em perigo e a Astrobotic está a tentar retirar o máximo possível desta missão, até agora.
O que é que está a bordo?
A Peregrine Mission One é um módulo de aterragem não tripulado com cerca de 1,32 toneladas que transporta 20 cargas úteis de sete países e 16 empresas.
A sonda não foi apenas a primeira sonda construída nos EUA desde que a Grumman construiu o Módulo Lunar da Apollo, mas também a primeira tentativa de chegar à Lua para vários países.
O módulo de aterragem transporta as primeiras cargas úteis da superfície lunar para as agências espaciais alemã e mexicana e as primeiras cargas úteis lunares do Reino Unido, Hungria e Seicheles, afirmou a Astrobotic, num comunicado de imprensa.
Uma carga útil, a DHL MoonBox, contém recordações e mensagens de mais de 100.000 pessoas de todo o mundo.
Declarou a empresa.
O módulo de aterragem descolou num foguetão Vulcan da United Launch Alliance na segunda-feira e separou-se com sucesso no espaço. Mas, depois de ligado, ocorreu uma "anomalia" com o sistema de propulsão do Peregrine que o impediu de apontar para o Sol, disse a Astrobotic.
As baterias do módulo de aterragem começaram a descarregar, pelo que a equipa teve de improvisar uma manobra para fazer com que os painéis solares do módulo de aterragem apontassem para o Sol. Resultou, mas a fuga de combustível parece ser grave.
Este artigo tem mais de um ano
Infelizmente. Mas é a cair que se aprende a andar de bicicleta. A exploração do espaço sideral está grosseiramente sub financiada e décadas atrasada. Já há muito que deveríamos ter olhos eficazes no espaço inteiro á nossa volta. Como forma de prever ameaças á nossa casa. O que existe actualmente é muito fraco para esta vigilância preventiva.
Incrível como a 50 anos atrás com aquela tecnologia conseguimos ir à lua.
E agora 50 anos depois não ninguém consegue.
Acredita quem quer……
Realmente, tens toda a razão! Chegar a Marte ainda vá, mas agora à Lua? É impossível!
Nunca acreditei nessa teoria, no entanto com o passar dos anos e verificando que a NASA nunca mais conseguiu colocar homens na Lua é estranho…
comentário “irónico” de bosta.
Explica lá como é que há 50 anos (meio-século) com tecnologia antiga e latas velhas, foram à lua?
E hoje em pleno século 21, com tecnologia mais moderno, tem sido missões canceladas umas atrás das outras com sucessivas avarias.
Explica lá génio!!!!
Cinquenta anos são cinco décadas, de missões adiadas consecutivamente.
E sim a lua está “perto”, apenas a 380 mil km de nós, como é que nunca lá voltaram em cinco décadas?
Muito simples, não havia interesse em voltar à Lua porque os miúdos (EUA vs URSS) já tinham terminado o jogo.
Além disso, não se foi mais à Lua mas houve outras missões ou também vais duvidar disso?
Falta a Lassie, o Armstrong e o Gagarin. O segredo do sucesso são os pilotos, as máquinas pouco importam.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_miss%C3%B5es_%C3%A0_Lua
Pq o interesse é zero em ir la? Diga-me uma razão para ter ido lá? É que se houvesse alguma matéria preciosa não existente na terra…
Na altura os EUA e Russia andavam a ver quem eram os maiores, o que levou a aventura no espaço
É que nessa altura havia verdadeiros génios , como von braun , Oppenheimer e a toda a tecnologia alemã , que depois desenvolvida resultou no space shuttle e nos aviões furtivos ..agora é só gabarolas , armados em espertos
Atualmente nem consegue fazer chegar um comboio a Lisboa a horas.
Há quem acredite que , há 50 anos atrás, eles foram à Lua numa “lata velha”.
E hoje, cinquenta anos depois, em pleno século 21, há sempre missões adiadas por falhas técnicas ou fugas de combustível, alguém me explica!?
Das duas uma:
Há 50 anos atrás eram mais espertos, mesmo com tecnologia “primária2.
Ou então NUNCA FORAM À LUA.
Não foram uma nem duas vezes. Existem diversas evidências relativamente fáceis de comprovar. Acho bem duvidarem e serem críticos mas acreditar nessas teorias sem evidência credivel sem sequer saber que missões foram realizadas é o caminho mais facil… O da ignorância. E não sei se foram ou nao mas até ver tenho mais motivos para acreditar do que o contrário.
O quê??? Vocês acreditam na lua????
Perguntem lá ao Stanley Kubrick… Oops, já não dá…
Eu acho engracado toda a gente critica as teorias de conspiracao, sejam elas quais forem, mas devagarinho devagarinho vem-se a provar que afinal estavam certas. Expliquem la essa espertalhoes.
Não, mostra tu que provas são essas que desmentem as evidências existentes.
Hugo estas a perder qualidades, nao estou a perceber. Queres falar do caso mais recente do covid ou isso nao interessa ? A maioria de vos foi tudo enganado mas insistem com a negacao, esta certo cada um pensa o que quizer. Enfim
Diz isso a quem morreu, com ou de, covid. Chama-lhe o que quiseres, o que é certo é que morreram. BURRO.
Claro que morreram, mas e precisamente essa a questao. Isto foi um teste de controle, dados e matar alguns pelo caminho propositadamente. Com o medo instalado muitos dados sobre a reaccao das pessoas foi util para eles. Portanto a vacina de salvadora nao teve nada, pelo contrario. Isso e so um exemplo. O mesmo se passou com as mascaras, as pessoas estavam a respirar dioxido de carbono, o que nao e nada bom. Mas fica com a tua teimosia que eu fico com a minha. E ficamos por aqui. Isto ja parece na altura de Jesus Cristo, os milagres aconteciam a frente deles e mesmo assim ficavam incredulos.
LOOOOOOL Quão queimado tens de ser pra acreditar em tanta asneira junta?
Vai agora a um qualquer local onde se prestam cuidados de saúde e compara com esse tempo em que o medo foi propagado. Como explicas o aumento de mortalidade que está havendo?
Não estão a haver mais mortes do que em plena pandemia… ainda assim o facto de acontecer um pico de mortes não justifica o que quer que seja.
Regra essencial, não ler comentários!
A Russia estava completamente a par da ida do homem à lua. Seguiu a viagem à lupa. Era uma espécie de “guerra” de quem iria ser o primeiro pais a conseguir. Não percebem que se os USA não tivessem ido a lua os Russos não deixariam escapar a oportunidade para os denunciar? Uma coisa tão básica é assim tão difícil de perceber?
Alguém ter duvidas e uns certezas de que o homem não foi à lua mas anualmente celebrar o nascimento de um humano que supostamente nasceu de uma mulher virgem onde supostamente um toque divino a engravidou… pior, esse mesmo homem para umas ocasiões é filho de, para outras ocasiões é o próprio que engravidou a mãe (é o que der mais jeito na altura)….pensando bem…
De facto a maioria das pessoas prefere viver de mentiras mesmo que verdade esteja à frente dos seus olhos
Somos uns crentes. De 2 em 2000 anos há um milagre.
Já são muitos os que se vão dando conta de quanto teem sido enganados. Muitos inicialmente não concebiam que os estados e os cientista oficialistas os estavam a enganar, quando sempre estavam afirmando que os estavam defendendo. O poder não larga mão do financiamento e controle dos meios de comunicação.
Outra mentira como do aquecimento global. Por não ser possível esconder, mudou para alteração climática.
Até tenho pena de ti por usares esse argumento…
Então, esqueço o que é a fotossíntese e acredito que o problema é do excesso de CO2.
Mandas assim umas frases soltas sem responder a nada.
No entanto neste ponto tens razão. Mas alguem nega que a plantação de árvores ajuda? Fico sem perceber quem são os que tu achas que são ‘culpados’.
Essa é muito simples, os que alimentam o sistema, porque se contentam com as meias verdades
Que diabo , tanta ignorância até enerva …sabiam que o space shutle foi baseado num bombardeiroespacial alemão que os nazis estavam a desenvolver ? Que os nazis já faziam experiências com aviões não detetáveis em radares parecidos na forma com os actuais ? Que Von Braun foi o criador dos primeiros mísseis balísticos ? Toda esta tecnologia foi apanhada pelos americanos que depois a desenvolveram . E utilizaram o génio de Von Braun para fabricar o Saturno V , até há pouco tempo o maior foguetão construído
“Tanta Ignorância …”, só amostra o estado da população, o que explica sua fácil manipulação pelos “chicos-espertos”. Tantos livros, referencias, acesso as publicações cientificas etc… mas é mais facile ir o Tik Tok/Instagram etc… E será cada vez pior no futuro. Só tenho pena que o ser humano não vai para melhor com essas pessoas, mas é assim infelizmente. Dizem que é preciso de tudo para fazer um mundo, a pluralidade é fundamental, mas quando passa ser a maioria a serem cegos, prefiro ficar no “meu mundo”. Já agora, NAO estou a tratar ninguém mal nem a faltar respeito, respeito a opinião de todos, chama se democracia e educação, mas há evidencias que é preciso realçar para acordar essas pessoas. Um bom ano a todos
Acho que uma maneira de salvar a missão é, com o combustível restante colocar a Peregrine Lunar Lander em orbita lunar estável, e ficar a funcionar como satélite.
Segundo a maquete da Peregrine Lunar Lander, a estrutura junto aos motores pode ser conectado uma nave de salvamento, e seguem as duas naves para a Lua para concluir ambas as missões.
Tanto iluminado aqui, até já desliguei as lâmpadas do escritório, não são precisas:)
Que mal fiz eu? 😀