Foi descoberta a fonte de sismos violentos ao largo da costa portuguesa
Ao longo dos últimos anos têm sido registados alguns sismos de baixa intensidade em Portugal. No entanto, o enigma da fonte do terramoto de 1755 (Terramoto de Lisboa), que destruiu quase toda a cidade de Lisboa, continua.
Segundo informações recentes, há uma possível causa para o facto de sismos violentos serem registados ao largo da costa portuguesa, numa zona considerada aparentemente calma.
João Duarte, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, revelou à agência Lusa que, a confirmar-se, a descoberta muda a perceção sobre o risco sísmico ao largo da costa portuguesa, que afinal vem de uma zona chamada Planície Abissal da Ferradura, situada a 250 quilómetros a sudoeste do cabo de São Vicente.
É o local de início de um processo de subducção, em que uma placa cai por baixo ou se descasca
A investigação, divulgada hoje pela revista National Geographic e ainda por publicar como estudo num boletim científico.
Sismo de 1969 voltou a lançar a discussão sobre o mapa tectónico da costa portuguesa
O sismo de 1969 já foi registado por sismógrafos, ocorreu numa zona plana do fundo do mar, longe da falha tectónica, a zona instável onde se unem as placas rochosas da crosta terrestre, que fica no meio do Oceano Atlântico.
Com a investigadora Chiara Chiviero, também da Universidade de Lisboa, foram compilados todos os registos sismográficos para a zona da anomalia, incluindo dados recolhidos no fundo do oceano durante 11 meses em 2007, e com o investigador Nicolas Riehl, da Universidade de Mainz, na Alemanha, foi criado um modelo computorizado que confirma a hipótese de subducção.
Não é possível dizer que vai haver mais sismos porque este é um processo absolutamente lento, demora 10 a 20 milhões de anos
João Duarte
João Duarte frisou que a descoberta, só por si, nada tem a ver com a capacidade de prever sismos de grande dimensão, que são irregulares e cuja ciclicidade é apenas estatística.
Considera-se atualmente que um sismo na costa portuguesa na ordem dos 8,5 a 9 graus na escala de Richter, como o de 1755, se repete "entre mil a dois mil anos", mas este número pode não significar nada se os sismos de grande dimensão se sucederem em períodos mais curtos de tempo, como é comum, "não se sabe bem porquê".
Além disso, um sismo de magnitude 6, estatisticamente mais frequente, mais perto da costa ou debaixo de uma cidade pode ter efeitos ainda devastadores, indicou.
A anomalia da planície da Ferradura pode, ao longo do tempo, vir a significar uma mudança de rumo da deriva dos continentes do planeta, que ciclicamente se afastam e aproximam, criando e fazendo desaparecer oceanos e formando um continente único conhecido como Pangeia, o que se estima já ter acontecido três vezes.
Europa e América têm vindo a afastar-se, mas o início de um processo de subducção indica que a placa oceânica se está a afundar sob a placa continental, o que ao longo de milhões de anos poderá significar que os continentes se estão novamente a aproximar, eventualmente fazendo desaparecer o oceano Atlântico.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Lusa
B.O.R.I.N.G
Ver o San Andreas este fim de semana tirou-te a curiosidade…
hahahahaaa
Ya, mas li até ao fim
Boring?? What ever… Provavelmente és daqueles que ligas mais ao Pokémon Go…
Nada há ver. B.O.R.I.N.G
Sendo eu um Geografo de formação, é importante haver mais info sobre estas matérias porque para alguns leigos, não passa de umas rochas em movimento…
Exatamente!
Mas mesmo para os especialistas é rochas em movimento…
Muito bom!! Ri-me com este comentário! Obrigado 😀
Não é assim tão linear quanto isso…
Se bem percebi podemos levar com terramoto dentro de séculos na teoria mas na pratica podemos levar com um sismo 9 daqui a horas, meses ou anos.
É pá, acho que senti um tremor…não sentiram nada?
É pá, acho que senti um tremor…não sentiram nada?
O facto de ser publicado um trabalho na “National” não significa ue o assunto seja uma novidade. Apenas e só uma questão repetida e que pouco ou nada adiantou. Parecem aquelas noticias para tapar buracos.
Lidar com pessoas como o PB é o porque de eu não comentar posts, seja aqui seja em qualquer lado.
Ignorantes…
É inevitável que nos vai tocar também, este ano e até 30 de Abril foram registados 44 sismos de magnitude >6, e não será infinitamente só para os outros. É só mais um fim de ciclo para a Terra, nada demais. Os avisos já estão por todo lado, não será portanto surpresa.
Excelente comentário.Faço minhas as suas palavras.Ninguém se dá conta quando tivermos um sismo que rebente com parte(e falo só em parte,muita atenção !!),do nosso país !! Então estas novas gerações(até aos 30 e tal anos),nem querem saber de nada !! De nadinha que as incomode !! Só que um dia… 😐
Os Homens revelam-se nos momentos difíceis.
Na zona mencionada não é o sismo por grande que seja que causa estragos. Tal como em 1755, seria o tsunami consequente e que não atingiu apenas Lisboa. Não temos e muito menos devemos ter medo, o medo aprisiona o espírito.
*causa maiores estragos.
Secret story é mais cool…