Estudo conclui que tocar no papel dos recibos pode ser perigoso. Porquê?
A organização sem fins lucrativos Center for Environmental Health (CEH) intentou uma ação judicial contra 32 grandes retalhistas após ter encontrado níveis elevados de um químico prejudicial no papel dos seus recibos.
Investigações da CEH encontraram níveis elevados de Bisfenol S (BPS) - o químico menos conhecido, mas prejudicial, semelhante ao Bisfenol A (BPA) - no papel dos recibos de 32 grandes retalhistas, contra as quais foi intentada uma ação judicial.
O BPS, tal como o BPA, é um químico desregulador das hormonas que imita o estrogénio e pode perturbar o funcionamento normal do organismo, incluindo o metabolismo, o crescimento, o desenvolvimento e a reprodução.
Segundo a organização, estudos demonstraram que o BPS pode ser absorvido através da pele quando se manuseia papel de recibo - mesmo durante curtos períodos de tempo.
Com base nestes estudos e nos testes efetuados por um laboratório independente, as concentrações eram tão elevadas que tocar apenas num recibo com BPS durante 10 segundos resultou numa exposição acima do nível de segurança.
Afirmou Mihir Vohra, responsável científico do CEH, acrescentando, num comunicado, que os resultados exigem "um aviso claro e razoável aos consumidores".
Segundo Kizzy Charles-Guzman, diretora-executiva da CEH, "durante mais de duas décadas, a CEH tem assegurado que as empresas e as fabricantes que retiram um químico tóxico dos seus produtos não o troquem por outro substituto lamentável, como um jogo de fachada tóxico".
Estas empresas têm a oportunidade de melhorar as especificações dos seus produtos para que o papel de recibo que compram seja seguro para os seus trabalhadores e clientes.
No sentido de reduzir a sua exposição ao BPS, o CEH recomenda que os consumidores recusem recibos impressos sempre que possível.
De acordo com Shakoora Azimi-Gaylon, diretora sénior do Programa de Prevenção de Exposições Tóxicas e Poluição do CEH, "os trabalhadores de lojas que têm de manusear recibos devem usar luvas, se possível, ou evitar usar produtos de limpeza para as mãos à base de álcool antes de manusear um recibo, porque isso pode aumentar significativamente a absorção de BPS".
Conforme explicado, "os recibos são feitos de papel térmico, que não deve ser reciclado, porque contém bisfenóis como o BPA e o BPS, que podem contaminar o fluxo de reciclagem e representar riscos para a saúde e para o ambiente".
Lista completa de retalhistas
- Burger King;
- Famous Footwear;
- Capital One;
- Claire's;
- Converse;
- Crumbl;
- Daiso;
- Forever 21;
- Subway;
- Foot Locker;
- Champs;
- Lids;
- Jack in the Box;
- Nordstrom Rack;
- Peet's Coffee & Tea;
- JCPenney;
- Pressed;
- Spencer's;
- The Cheesecake Factory;
- Gap Outlet;
- Victoria's Secret;
- Wetzel's Pretzels;
- Yard House;
- Smart & Final;
- Office Depot;
- Staples;
- Alliance Thermal Paper;
- Chanel;
- Dollar General;
- AMC;
- GameStop;
- Cinnabon.
Estudos estudos estudos…
Se não fossem os estudos e alguns reguladores, se isto agora já não
bom, seria muito pior.
E não se avizinha nada de bom, para as próximas gerações.
Os “novos inteligentes” gostam de usufruir de todos os frutos de estudos e desenvolvimentos baseados em ciências exatas (até prova de contrário) no entanto preferem ignorar toda e qualquer estatística e usar como prova de facto o zé da esquina que foi ao minipreço e não ficou estéril, logo…está concluído LOL
Estou tramado. Então eu costumo limpar o rabo ao talão do continente… digam-me que não tem esses químicos ☹️
Arranjam sempre estudos “protetores” para justificar o aperto e controlo das pessoas.
Confiem nos governos e estados. São os melhores que se pode ter.
“Voces nao terão nada e serão felizes”, uma frase publicamente aceite pela FEM (Forum Económico Mundial)
Olha, mais um maluquinho anti-ciência e que acha q os estudos são uma grande conspiração dos governos e estados para controlar a população.
E as universidades e centros de investigação são todos fantoches.
Os estudos das igrejas e das grandes empresas como as petrolíferas e tabaqueiras é q estão certos, para esta gente.
Esses sim, é q devem mandar no mundo e não os governos eleitos e os estados (que são os cidadãos).
Isso. Troll, idiota ou bot, vai dar ao mesmo.
Andas muito confiante. LOL
É certo que “confiar” será um risco eterno mas tenta convencer-me de que os burros não são quem confia em quem nunca fez nada a não ser debitar teorias destrutivas e calo-me já.
Quem paga a ciência são as farmacêuticas. Zero conflito de interesses? Haha
É melhor confiares na google, trashbook, no instadunkies, nos influtretas e afins.
Não espero durar muito tempo, portanto se tiverem alguns talões que sobrem ai por casa, podem oferecer, sempre poupo no papel higiénico.
Bem dito, é assim mesmo. Eu digo o mesmo.
Simples…deixem de emitir isso de uma vez por todas…tudo eletrônico, no email…poupa-se papel, saúde e ambiente.
Para estes cientistas idiotas tudo faz mal exceto os sacos azuis e o montante pago pelo estado.
Podes sempre criar um departamento de investigação a fundo perdido.
É tudo tão fácil quando não sabemos fazer nada 🙂
Em Portugal estudaram uma história melhor. “Seja amigo do ambiente, deseja imprimir recibo ?”
Mas antes vem a clássica “deseja fatura?” lol
+1 . Tinha me esquecido disso xD
Por isso só como no restaurante se for à pato.
Eu confio na ciência, não confio é nos homens….a obsessão, ganância e controlo…..em nome da segurança vale tudo…..se bem que em criminosos reincidentes é óbvio que tem de se aplicar determinado tipo de medidas, agora certas medidas em toda a população em geral… estão a pensar em tudo menos preocupados com a você segurança….mas o tempo vai falar…..