PplWare Mobile

Estes são os 10 países que produzem a eletricidade mais limpa do mundo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. f. Marques says:

    A energia nuclear é limpa?

    • Pedro says:

      A energia nuclear é considerada limpa por não emitir gases de efeito estufa. No entanto, a energia nuclear não é uma fonte de energia renovável e gera resíduos radioativos que são altamente tóxicos e nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.
      É a forma como esses resíduos são tratados que pode fazer a diferença. Digo eu que um foguete na direção do sol seria um tratamento definitivo.

      • Someone says:

        Já existe poucos países que fazem alguma “limpeza” desses resíduos…
        A questão é que ainda não se consegue na totalidade e é um processo ainda demasiado caro (leia-se, sem interesse…mais fácil enterrar no solo e nunca mais falar do assunto…)

      • SestoPT says:

        Era uma solução, mas o risco associado a essa solução e inmensuravel…
        Como deves bem saber, mts vezes os foguetões explodem…
        Agora imagina um foguetão cheio de residuos radiactivos, explodir durante a descolagem…. kms e kms ficariam inabitaveis por seculos….
        O risco e grande demais….

    • DrFrank says:

      Da mesma forma que um EV é limpo apesar de o carregares com eletricidade não limpa

      • Nuno Silva says:

        Um EV carregado em Portugal leva então com 51% de energia limpa, já que apenas 49% é limpa então… o como a produção do lítio e afins são noutros países é limpo na mesma ou outros que se lixem ….

        • Toni da Adega says:

          Nisso os combustíveis são mais inclusivos. Poluem noutros países durante a extração e transporte, depois Poluem cá durante a refinação e novamente durante a distribuição e consumo.

  2. io says:

    Essa lista nao tem muito sentido ,ja que esses paises tem populaçoes bem pequenas entao uma hidreletrica de tananho medio ja gera mais energia quevo consumo do pais, seria muito mais valido uma lista analisando os gigawats de energia limpa …

    • Mr. Y says:

      Não, faz mais sentido saber o que cada país produz em energia limpa para o seu consumo. O objectivo é que cada um seja auto-sustentável em termos de produção de electricidade.

    • SestoPT says:

      Tens ao menos noção do que estas a dizer???
      A população da Etiopia são 120 milhoes de habitantes…
      Se 120 milhoes de habitantes são uma “população bem pequena” como dizes, então o que é uma população grande para ti??? A população da India ou da China não???

      • io says:

        Na etiopia a populacao nao e pequena mas a porcentagem devoessoas com eletricidade e consumo per pessoa e minusculo ,quando se tem energia em casa se usa sistema de pre pago como celulares onde voce compra creditos de energia ….

    • SestoPT says:

      Alias, se fossem seguir o teu conselho, em termos de Gigawatts de energia limpa, então a China da 10 a zero a todos os paises do mundo…
      E apesar de ser o pais do mundo que tem mais gigawatts de energia limpa, também é ao mesmo tempo o pais do mundo que mais polui…..

    • SestoPT says:

      “Nearly half of the world’s low-carbon spending took place in China, according to a recent analysis from market research firm BloombergNEF. The country spent $546 billion in 2022 on investments that included solar and wind energy, electric vehicles and batteries.

      That is nearly four times the amount of U.S. investments, which totaled $141 billion. The European Union was second to China with $180 billion in clean energy investments.”

      A China em 2022 instalou mais energias limpas que os estados unidos e a europa juntas….

      “China’s installed non-fossil fuel electricity capacity exceeds 50% of total”

      • O casebre feudal says:

        “A China em 2022 instalou mais energias limpas que os estados unidos e a europa juntas….”

        Isso assim é completamente descabido de sentido. A China por cidadão gastou menos dinheiro que os EUA e a união europeia.

    • Toni da Adega says:

      Portugal também tem uma população baixa. Existem cidades com mais habitantes que Portugal

  3. Miguel says:

    Porque não adicionam à equação da produção de energia solar, eólica, nuclear…. os tais gases de efeito de estufa para extração e mineração da matéria-prima necessária, em particular dos metais raros tais como cobalto, urânio e lítio, associado à destruição de florestas e contaminação de enormes aquíferos?
    Esta hipocrisia é demais

    • Toni da Adega says:

      Da mesma forma que não fazem contas à extração, transporte, refinação e distribuição do combustível.

      O futuro será feito de energia que não necessite de nada para ser produzida ou consumida.

    • Keyboardcat says:

      Sendo a extração de petróleo e carvão extremamente limpa, não nociva para os seres marinhos, florestas e habitantes. Aquelas minas a céu aberto são autênticas reservas naturais so pode.

      E melhor parte é que depois de extrair e queimar todo esse petróleo e carvão, podes sempre facilmente reciclar o produto resultante. É por isso que em vez de tubos de escapes e chaminés, temos garrafões que acumulam todos aqueles gases, para que possam ser transformados em petróleo, pronto a usar.

      Já ouviste falar na regra do contar até 3, antes de dizer alguma coisa? Acredita que ajuda a evitar dizer muitas asneiras.

      • Miguel says:

        O teu comentário sugere que eu disse que a extração do petróleo é limpa. Onde eu insinuei tal ideia? Onde é que eu disse asneiras?
        Consegues comentar a ideia ou acrescentar valor sem atacar o mensageiro?

  4. Joao M says:

    O que é importante ver nestes casos é também a energia que necessita ser importada.
    Por exemplo, Portugal diz que quer chegar a 100% produção de energia limpa no entanto importamos energia de outros paises.

    A noruega é um caso interessante – está quase nos 100% de energia limpa mas não desliga os poços de petroleo (que é uma das maiores fontes de rendimento deste país – além do bacalhau para Portugal 😀 )

    • Keyboardcat says:

      Enquanto houver idiotas a compra ouro negro, eles não se importam em vender. Felizmente são inteligentes, e eles próprios sabem que não devem ficar dependentes de tal recurso para gerar energia no próprio pais. Em vez disso, usam os recursos naturais ilimitados que a natureza oferece.

      Já outros países, decidem ficar dependentes do petróleo que nem sequer produzem, ficando reféns de países com governos autoritários e politicas muito duvidosas.

    • Toni da Adega says:

      A única solução é banir a importação/exportação de petróleo. Países que queiram utilizar combustíveis fósseis têm que ser capazes de produzir, não produzem não consomem. Assim acabava o apontar o dedo dos outros vendem.

  5. Pedro Antunes says:

    Está provado que os países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, pelas suas necessidades crescentes de energia, nunca conseguirão ter 100% de energia limpa renovável (eólicas, solar…) a não ser recorrendo à energia nuclear!

  6. JS says:

    Estudos da treta e duvidoso Etiópia não tem dinheiro para alimentar a população e têm para produzir energia limpa?
    Nos anos 80/90 era ver infelizmente pessoas a morrer á fome nesse pais e passados estes anos é dos melhores?
    Claro em 1milhão de habitantes 5 têm energia o resto as escuras
    Muito duvidoso

    • Vítor M. says:

      Com base em quê que dizes isso? No achismo? A malta anda muito forte no achismo 😉 mostra lá dados concretos. Só assim conseguimos ter informação mais correta. Nós fomos pesquisar e, as entidades citadas são idóneas. Mostra as tuas.

    • Mapril says:

      É energia hidroelétrica, que é muito barata de produzir quando há recursos hídricos. Além disso uma grande parte da população não terá (provavelmente) acesso a electricidade, pelo que não será preciso produzir muitos…

  7. Borges García says:

    Temos todos, TODOS, que nos esforçar para salvar o nosso planeta, a Terra, de todos as formas que pudermos. A coisa é muito séria

  8. Ana Coucello says:

    Qualificar a energia nuclear como energia limpa é uma falácia! Onde é que está a solução limpa para os resíduos do combustível nuclear?
    O lobby da energia nuclear é poderoso e bem organizado!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.