PplWare Mobile

Joker: O novo drone hibernador da Rússia para atacar a Ucrânia

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Alejandro says:

    E é que a Rússia tem falta de chips. Nem quero imaginar o que seria se ela os tivesse de sobra.
    Apesar de ser completamente contra a tudo o que eles estão a fazer, de mentir e não cumprir com acordos, há um ensinamento já bem antigo que nos diz que, nunca se deve subestimar o enimigo.

    • David Guerreiro says:

      Eles estão a contornar uma boa parte das sanções através de países vizinhos, que lhes fornecem equipamentos com uma boa comissão em cima. Mas chips militares personalizados duvido que consigam pois teriam de partilhar tudo com os vizinhos, para esses pedirem o fabrico à TSMC por exemplo.

    • Sergio says:

      Falta de chips a China deve estar por de traz a arranjar chips..

    • João Melo says:

      A Rússia cumpriu com a lei Internacional, no caso da Ucrânia.
      A Ucrânia é que não cumpriu..os acordos de Minsk eram cruciais.. é preciso lembrar que o conflito dura desde 2014, e veio na consequência de um golpe de estado violento.
      A Ucrânia tem muitos Russos, e obviamente pois tem que ter em conta os interesses dessas populações, da mesma forma que os interesses das outras.

      • CA says:

        Ambos previam que a Ucrânia concedesse às regiões separatistas uma autonomia e um estatuto especial. Só que estes compromissos esbarram naquilo que Rússia e Ucrânia entendem por autonomia.

        A Rússia considera que as repúblicas de Donetsk e Lugansk devem ter, por exemplo, direito de veto em questões importantes, como é o caso dos pedidos de adesão à NATO ou à União Europeia, passos que a Rússia não quer que a Ucrânia dê. Moscovo entende até que dessa autonomia faz farte a celebração de acordos com estados estrangeiros.

        A Ucrânia entende que isso é ir longe demais e uma intromissão na autonomia de um país livre e independente como é a Ucrânia. Por outro lado, o governo de Kiev faz exigências como o desarmamento das milícias pró-Rússia e o controlo das fronteiras pelo estado central, o que, no terreno, não acontece.
        Os Acordos de Minsk “morreram”: porque é que eram importantes?

  2. Jfcastro says:

    Então não eram eles que tinham tecnologia obsoleta? Embargos Económicos e isolados do mundo?

    • Manuel da Rocha says:

      E são. Olhe para as armas que usam. Anos 60 e 70. As “novas”, são versões copiadas das alemãs e americanas, para as quais possuem poucas balas. Mesmo para as deles, precisaram de ir comprar balas e rockets à Coreia do Norte e Irão, a quem as venderam nos anos 80, por valores gigantes, que eram 10% do que estão a pagar para a recomprar.
      Mesmo nos drones, precisam de pagar 3,6 milhões de dólares, por cada drone iraniano, que eram vendidos a 122000 dólares, antes da guerra, pois os deles usavam chips produzidos em Itália, que as empresas russas adquiriram ao abrigo de vender drones comerciais.

    • freakonaleash says:

      Veja lá que os misseis hipersónicos da moscóvia são tão avançados que os patriot desenvolvidos nos anos 80 conseguem abatê-los!

      Estão isolados das grandes democracias do mundo ou tem dúvidas? Veja lá quem são os compagnons de route do anão ditador da moscóvia, principalmente autocracias de 3º mundo, ou tem dúvidas?

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem junto da arrastadeira.

  3. David Guerreiro says:

    Imitação barata do MQ-9 Reaper

  4. Vasco says:

    Adoro ver como os chips de máquinas de lavar roupa e microondas estão a ser usados… Segundo a presidente fascista da Comissão Europeia. Vá lá, podia ser pior… Podiam ser chips roubados de blocos de cimento.
    Ainda há poucas semanas foram várias máquinas da ASMC enviadas pela empresa onde trabalho para a Rússia via China e Índia…

    • freakonaleash says:

      “Segundo a presidente fascista da Comissão Europeia.” A Ursula é fascista, porquê?
      E o anão ditador da Moscóvia é o quê? Um democrata exímio, que não acredita em eleições livres!?

      “Ainda há poucas semanas foram várias máquinas da ASMC enviadas pela empresa onde trabalho para a Rússia via China e Índia…”
      Treta

      Não se esqueça que deve de bater as botas enquanto estica o braço em saudação ao retrato do seu querido fuhrer putin que tem debaixo da cama.

    • marmelada com queijo says:

      LOLOL que granda deturpador és… pelo menos se te referes a máquinas ASMC de últimas gerações. E há que ver que o “novo drone da Rússia” não é nada mais que uma cópia dum outro.

      1) o bloqueio só se refere a processos de fabrico mais recentes, os mais antigos continuam a ser vendidos a todos os países, incluindo a China e India (ou os que quiseres); agora procura máquinas da ASMC de 7nm, 5nm, 3nm na china ou india ou mesmo Rússia e quero ver.

      2) não é só ter as máquinas, há que saber como as MONTAR, INSTALAR e CALIBRAR; além de ter que ter os produtos, técnicos e engenheiros para usar as máquinas. Ou achas que desses que sabem fazer tudo isso, vais buscar ali ao lado? Ou achas que usas alguns que montaram máquinas das de 14nm e automaticamente montas as mais recentes? LOL

      3) todas estas máquinas estão a ser construídas noutros países (china, índia, países do médio oriente, etc.) e a ser vendidas à Rússia. A Rússia nisto tem zero mérito porque não é fabrico deles. Por isso é que os EUA e outros da NATO querem bloqueios fortes, porque sabem que não é bloqueando só a Rússia que evitam estas situações.

      Acho curioso é ainda ver pessoas (des)informadas em Portugal e muitos outros países, falando da Rússia como um país que merece alguns louros… é triste.

  5. Manel says:

    Os Ucranianos tem um melhor de nome Poker que hiberna no inverno e vai caçar o resto do ano. F##$# Putin.

  6. Imperador says:

    Drone propaganda, mas começo a achar q quem faz a propaganda sobre as “terriveis armas” russas sao jornaleiros do ocidente pagos para propagar medo e levar os estados superiores ocidentais a comprarem mais armamento e aumentarem os gastos com a defesa.

  7. NjsS says:

    não me parece ser grande evolução… hibernar é algo que a força aérea russa já faz desde o inicio da guerra.
    Guerra de trincheiras no século 21…..estes russos.. sempre a inovar

  8. João Melo says:

    Um conflito militar, é uma tristeza, pois ele é o fruto das grandes falhas da diplomacia..
    O Zelinsky disse que ia ser o presidente que ia trazer paz á Ucrânia, que ia ser o Presidente que ia validar os acordos de Minsk, e o povo Ucraniano votou nele..o povo queria paz.

    Tem os lideres dos diversos partidos na Ucrânia, todos na prisão, os canais de televisão críticos ao regime todos fechados, repressão em massa, e não se sabe quando é que a democracia vai voltar á Ucrânia..
    Em momentos de crise num país, torna-se muito importante saber em quem votamos, não se pode eleger um desconhecido, do qual não se sabe que ligações ele tem, e que ideologia ele segue..tem que se ter muito cuidado.

    Conheço pessoas a lutar pela vida por causa de cancro, e é uma tristeza ver tanta gente com saúde a desperdiçar a vida, de forma estúpida num conflito que pode ser resolvido de forma diplomática, se se sentarem a mesa para conversar como adultos..

  9. Albino Mazembe says:

    Uma coisa e certa os EUA estão a conseguir o queriam há anos. Combater com a Rússia. Encontram uma forma de encontrar um fantoche para lutar por eles.

  10. JR says:

    O regime ucraniano cumpriu todos os requisitos necessários para ser invadida, sabendo disso mesmo.
    Querer aderir a NATO, ter bombas nucleares, fazer uma limpeza étnica dos russos e dos falantes de russo, não cumprir o tratado de Minsk, ser comandada a partir de Washington, apoiar o nazismo etc… Os EUA fariam exatamente o mesmo, ou pior, se tivessem ameaças do gênero junto as suas fronteiras. Alguém tem dúvida?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.