Este truque muito simples pode melhorar o sabor do seu café, segundo um estudo
A chávena de café diária é um hábito que muitos não abandonam, vendo nela um boost de energia. Ainda que o sabor agrade aos consumidores, uma investigação revelou um truque para melhorá-lo significativamente. Se é fã de café, tome nota!
A moagem dos grãos de café produz fricção à medida que as partículas colidem e se partem. Este processo faz com que o café moído desenvolva uma carga, que produz eletricidade estática.
As partículas carregadas de eletricidade estática colam-se umas às outras e formam aglomerados que podem entupir os moinhos. Estes aglomerados dificultam a obtenção de uma moagem consistente, levando a uma preparação irregular e a um café menos saboroso.
Assim sendo, os cientistas investigaram o impacto da acumulação da eletricidade estática no processo e concluíram que adicionar água/ humidade aos grãos antes da moagem pode melhorar significativamente o sabor da bebida, evitando a confusão e o desperdício.
Se é fã de café, tome nota e experimente!
A humidade reduz a eletricidade estática, evita a formação de aglomerados e garante uma moagem mais suave, resultando numa melhoria da qualidade e do sabor da bebida preparada.
A humidade, quer seja a humidade residual no interior do café torrado ou a humidade externa adicionada durante a moagem, é o que determina a quantidade de carga que se forma durante a moagem.
Explicou Christopher Hendon, químico de materiais da Universidade de Oregon.
Em equipa com Joshua Méndez Harper, antigo vulcanólogo da Universidade de Oregon, Christopher Hendon analisou grãos de café de várias origens, com diferentes níveis de torrefação e teores de humidade. Mediram os seguintes fatores-chave:
- Eletricidade estática gerada durante a moagem;
- Tamanho das partículas resultantes;
- Perfis de sabor do café preparado.
O estudo revelou que as torras de café mais escuras e secas são mais suscetíveis à eletricidade estática do que os grãos mais claros e húmidos. A maior fragilidade das torras mais escuras leva a uma maior fricção durante a moagem, o que causa aglomeração e grãos irregulares.
Adicionando uma pequena quantidade de água aos grãos antes da moagem, os investigadores mostraram que a eletricidade estática podia ser reduzida. Um simples ajuste produziu uma moagem mais suave e melhorou a consistência, melhorando, por conseguinte, a qualidade e o sabor do café.
A equipa de investigadores comparou o café expresso preparado com grãos moídos com e sem humidade adicionada e descobriu que uma ligeira borrifadela de água reduzia a aglomeração e melhorava o processo de extração. Os grãos húmidos permitiram que a água fluísse de forma mais uniforme, extraindo mais sabor do café.
Para um sabor mais apurado, Hendon recomenda a adição de cerca de 20 microlitros de água por grama de café, o que equivale a cerca de meio mililitro para uma única chávena de expresso.
Para os entusiastas do café, o estudo fornece uma dica simples: pulverizar os grãos de café antes de os moer. Ao evitar a formação de aglomerados, o processo de moagem torna-se mais suave e consistente, o que resulta em grãos uniformes e numa bebida mais saborosa.
Por momentos pensei que iriam recomendar algo complicado de fazer.
Ainda há quem não use café em capsulas?
Já pensei em usar capsulas de alumínio reutilizáveis, mas só de pensar que tinha que limpa-las antes de cada uso. Acho que acabaria por gastar água e tempo para a limpeza e como só bebo um café por dia…
não é bem assim, é bastante rápido a limpeza, e compensa muito mesmo!!!
Desisti por causa disso. Com o tempo aquilo torna-se cansativo.
Cápsula comigo nunca, só os químicos que entram na composição final do café feito desta forma, para não falar do lixo de plástico que se faz, é só uma estupidez… e tudo por causa da preguiça de colocar o café numa cafeteira….
Parece que nos últimos tempos há um renovado interesse por cafés em grão. No Youtube há montes de vídeos recentes sobre o tema, mas também vejo o assunto abordado em jornais, em programas de rádio e agora também aqui. Até o supermercado Continente onde vou habitualmente, que só tinha 1 ou 2 qualidades de café em grão, agora já tem uma data de qualidades e marcas, incluindo várias marcas italianas.
Por mim uso uma máquina expresso automática da Delongui há já 8 anos. Tira bom café(*) e é quase tão fácil de utilizar como uma máquina de cápsulas, e, comparativamente, pagou-se sozinha em poucos meses.
(*) Tira bom café, desde que se pré-ajuste correctamente os vários parâmetros: grau de moagem do café, quantidade de café, quantidade e temperatura da água.
É assim tão descabido? para quem bebe vários cafés por dia, as capsulas ficam um balúrdio!
No meu caso, comprei máquina de café automática e compro café em grão. Bastante mais económico e ecológico!
+1
+1
Eu não utilizo, só utilizo máquina de café com moinho incluído.
O preço por quilograma de café em cápsulas, é astronomicamente superior ao de café em grão.
Já algum de vocês calculou o preço ao quilograma do café em cápsulas?
É o negócio dos ovos de ouro das marcas de café.
qualquer pessoa que seja apreciadora de café, aqui compramos o grão, moemos em casa e tiramos o café, tinhamos uma La Specialista, mas este natal trocámos uma uma Sage Oracle e não podia estar mais satisfeito
Exactamente. Tem razão. Mas nem falei na qualidade, que é bem superior ao café em cápsulas. Tenho uma Delonghi, e bate qualquer café em cápsulas.
A Sage ainda não experimentei, mas os feedbacks que tenho são muito positivos.
Podem ter todos muita razão, os que moem o café e tiram-no em máquinas automáticas, quanto ao sabor e ao preço, etc.
Eu bebo só cápsulas de café de uma única marca, de intensidade “fortíssimo” (12). Aqui em casa mais ninguém o bebe, preferem cápsulas da Nespresso de sabores variados. A mesma coisa no emprego.
As cápsulas são mais flexíveis, ao sabor de cada um. Por isso a admiração de haver quem não use café em cápsulas.
Eu tive uma Nespresso durante muitos anos, e quando a recebi trazia um expositor com uma carrada de cápsulas diferentes, provei todas e não achei nenhuma boa. Algumas parece que sabiam a madeira queimada.
O que te posso dizer é que aqui por casa há cápsulas da Nespresso de todas as cores/nomes. Se houver visitas pergunta-se às pessoas qual é a preferência. E no emprego o mesmo. Dando mais atenção, pode-se dizer que são mais as mulheres que fazem a distinção das cápsulas/sabores e os homens é só forte/fraco e chávena cheia/ meio cheia/ ou curto. A menos que arranjasse uma máquina só para mim, querendo ou não, tenho que me render às cápsulas.
ahaahaahah!!!!!!!!
Eu. Precisamente deixei de usar cápsulas e usar apenas café moído. Sai bem mais barato e não poluo o ambiente e tomo um café melhor.
+1
pateticos estes tipos dos estados unidos tentando dar liçoes de café…..
há cafés na europa que têm mais anos que o seu proprio pais
A blsfémia é pecado…
Os americanos nem sabem qual o sabor do café. Bebem canecadas de café, que de café apenas tem a cor
+1
Cápsula? Estão parados no tempo.. as máquina automáticas de café em grão são ainda mais práticas que as de cápsulas,com café sempre fresco.. o custo da máquina irá compensar em relativamente pouco tempo..e com café sempre muito superior..
+1
Nem precisa ser uma automática. Eu uso uma manual, compro café moído, mas também poderia comprar em grão e com um moinho moer na hora.