PplWare Mobile

Estamos perto de recuperar a camada de ozono e resolver um dos nossos maiores problemas

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. lol says:

    A camada de ozónio hoje é um gota no oceano comparado a todos os outros problemas que temos que causam alterações climáticas.

    • Security says:

      É agora… mas não o foi há uns tempos. Estas alterações demoram décadas. As alterações climáticas têm de ser mitigadas e começar-se a resolver alguns problemas. A questão da camada do ozono não resolve o problema mas ajuda por si só a combater um pouco o aumento de temperatura média do planeta. Agora concordo consigo que atualmente é o menor dos nossos problemas.

    • Tone says:

      Quais são esses problemas?

  2. Rui says:

    É a prova que as normas funcionam se não se tivesse tomado a decisão da redução nos CFC provavelmente hj o prognostico era outro

    • AlexS says:

      Não prova coisa alguma, Basta ver a redução espectacular do buraco em 2019 para depois aumento espectacular em 2020 na Antártida para ver que pouco se sabe.

      Além disso o Ozono que é um poluente sério – claro que isto não se diz- e está aumentar muito ao nível da baixa atmosfera. Mas sobre isso também não se fala. Se não há CFC porque está aumentar?

      • Rui says:

        Os CFC destroem as moléculas de ozono isso é um facto absoluta de não tens CFC a camada tem tendência a fechar não é preciso ser engenheiro

        • AlexS says:

          Mais uma vez não respondem à interpelação. O que fez a redução espectacular do buraco em 2019 para depois aumento espectacular em 2020?

          • Rui says:

            Então vamos lá fazer um desenho, o buraco do ozono cresce e diminui todos os anos facilmente este ano já esteve maior que o mais pequeno do ano passado em 2020 registou se uma das maiores áreas mas não quer dizer que a média tenha sido maior em termos de media todos os anos tem havido uma diminuição, em 2020 o máximo foi maior mas a média foi mais pequena em relação a anos anteriores

      • Nuno José Almeida says:

        Tanta estupidez num só comentário!

      • Zé Fonseca A. says:

        o problema é que ainda ha CFCs, ilegais, principalmente na Asia, mas há

      • Nuno V says:

        Claramente não compreendes o que significa o buraco do ozono têm demonstrado tendência de este diminuir. Tendência de diminuir não significa que este, em todas as instâncias, tenha que diminuir. As coisas na natureza naturalmente oscilam. Em 2019 este foi particularmente pequeno, e em 2020 foi particularmente grande. Acho no entanto estranho que a fonte que leste se tenha esquecido de mencionar que em 2018 o buraco era basicamente do mesmo tamanho de 2020. Vamos também esquecer os anos anteriores que demonstram a tendência da área do buraco diminuir. Claro que ainda existe muita coisa que não sabemos sobre a evolução anual do buraco do ozono.

        O ozono troposférico não têm nada a ver com a camada de ozono. O ozono troposférico é causado pela poluição, como por exemplo, quando a luz solar interage com óxidos de nitrogénio.

  3. r41m31 says:

    Era necessário um programa semelhante para resolver os buracos na estrada que vão ficar muito para além de 2066 😀

  4. Duarte says:

    Gostava que estivesse explicado como foi feita essa recuperação….

    • Rui says:

      Os CFC destroem as moléculas de ozono há alguns anos atras houve um esforço para reduzir as emissões de CFC daí agora se sentir o efeito, portanto se as moléculas de ozono não são destruídas mais ozono

  5. Ptko says:

    E preciso proibir carros a combustao e consumo de carne em todo o mundo. Portugal espero que de o exemplo ja que e uma populacao pequena e submissa como mostram as escolhas politicas do pais

  6. FranProdigy says:

    Duma maneira ou doutra o planeta regenera-se sozinho…

  7. Vendedor says:

    Continuem a comer gelados com a testa e achar que temos alguma influência no que a Natureza faz… se calhar vou abrir um gelataria dessas, em Portugal não me vão faltar clientes

  8. EEQTR911 says:

    E se fabricarem menos carros elétricos a camada de ozono recupera mais rapidamente.

  9. PM says:

    Os humanos não resolveram probla nenhum, não colocaram uma única grama de ozono na atmosfera, a natureza sim fez o trabalho. Os humanos criaram um problema, um buraco, quando terminaram a agressão, a natureza tapou o buraco.

    • filipe says:

      Voce contradiz-se… Os humanos resolveram o problema que criaram: se andavam a libertar cfc que danificavam o ozono, se se proibiu o uso disso resolveu-se o problema dos cfc…

  10. Tone says:

    Enquanto tivermos empresas e entidades que lucram com o clima manipulando o mesmo a seu belo prazer para depois justificar alterações climáticas que não existem, baseando isso nas suas alterações manipuladas ou por Eletromagnetismo ou aerossóis na atmosfera para canalizar massas de ar… As patentes estão disponíveis na NET…. E que tal responsabilizar todas essas empresas sempre que existir catástrofes?
    https://patents.google.com/patent/US5984239A/en

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.