Eclipse solar não foi visível em todo o lado, mas NASA mostrou-o ao mundo. Veja as imagens!
Ontem, a Lua alinhou-se com a Terra e o Sol, num eclipse solar total que poucos países tiveram oportunidade de ver. Apesar disso, a NASA tratou de o partilhar com o mundo, por via de imagens verdadeiramente surpreendentes. Espreite!
Um eclipse solar total mergulhou as cidades do México, Estados Unidos e Canadá na escuridão, durante o dia, e obrigou os curiosos a equiparem-se com os óculos adaptados ao fenómeno.
O anunciado e aguardado espetáculo não foi visível para todos, mas a NASA entregou imagens que seriam impossíveis a qualquer pessoa na Terra obter.
The total solar #eclipse is now sweeping across Indianapolis.
This is the first time in more than 800 years that the city is experiencing this celestial event! pic.twitter.com/jZuKx4nUAb
— NASA (@NASA) April 8, 2024
A par das fotografias que empresas privadas com satélites, como a SpaceX, tiraram do eclipse solar, a agência espacial americana partilhou o fenómeno pelos olhos dos seus astronautas na Estação Espacial Internacional (em inglês, ISS), ou seja, registos conseguidos a partir do espaço.
Ever seen a total solar #eclipse from space?
Here is our astronauts' view from the @Space_Station pic.twitter.com/2VrZ3Y1Fqz
— NASA (@NASA) April 8, 2024
Os astronautas da NASA conseguiram testemunhar "não uma, mas duas perspetivas do eclipse". Eles puderam ver "não apenas a Lua a passar à frente do Sol", mas também a "sombra da Lua a passar por cima da Terra".
Vejam o filme Dolores Claiborne (1995), adaptação para cinema de uma obra de Stephen King, ficam com ideias para tornar os eclipses mais interessantes!