E se os humanos tivessem um polegar extra, será que dava jeito?
A espécie humana evoluiu durante milhões de anos e continua a evoluir, hoje em grande parte, com a ajuda da tecnologia. Contudo, pequenos grandes pormenores fazem do humano uma espécie dominante. Um desses trunfos são os polegares opositores que nos tornam os primatas dominantes que somos. Mas, se em vez de um polegar mão, tivéssemos dois?
É aqui que a tecnologia pode ser interessante ao nos equipar com um polegar extra. Parece uma ideia descabida, mas se de facto tivéssemos este dedo extra, a nossa realidade do dia a dia poderia ser completamente diferente.
Um terceiro polegar será aceite pelo nosso cérebro?
Uma investigação realizada pela University College London (UCL) em colaboração com a designer Dani Clode, criou um polegar extra para testar as nossas capacidades cerebrais. Isto é, com um dedo extra, como será que o nosso cérebro reage e se adapta à coordenação motora?
Usando um dedo robótico, foi criado um polegar, impresso em 3D, que funciona como um membro que imita o dedo natural. Este dedo é controlado remotamente (wireless) através de dois sensores sensíveis à pressão ligados aos dedos grandes dos pés.
A obra de arte robótica foi criada pelo designer Dani Clode e agora usado por cientistas da UCL para descobrir como o aumento do corpo é percebido pelo cérebro humano.
Os investigadores testaram o terceiro polegar durante cinco dias nos quais os participantes do estudo aprenderam a usar o apêndice para várias tarefas envolvendo agarrar objetos, segurar uma caneca e também atividades mais complexas.
Todos eles conseguiram dominar o uso do polegar muito rapidamente e, o mais importante, começaram a experimentar uma sensação de incorporação, o que significa que o polegar começou a parecer uma parte natural do corpo.
Aumento do corpo e plasticidade cerebral
O estudo revelou que os participantes começaram a mudar a maneira como usavam os outros dedos, mesmo quando o polegar robótico não estava preso à mão. Após um longo período de uso do dispositivo, o cérebro passou a perceber os outros dedos de maneira diferente e a mudar os seus movimentos naturais.
Very excited to share the research video for our new published paper in Science Robotics, ‘Robotic hand augmentation drives changes in neural body representation’ @PlasticityUCL https://t.co/4WECT2YN4B
— Dani Clode (@DaniClode) May 20, 2021
A investigação conclui que o nosso cérebro é capaz de se adaptar rapidamente a um dispositivo de aumento corporal e integrá-lo como uma parte natural do corpo.
Os cientistas querem fazer mais testes para recolher informações mais valiosas, mas esperam que a descoberta possa levar a uma integração homem-robô realmente tranquila, podendo mesmo mudar radicalmente a maneira como abordamos as próteses.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que um cérebro extra seria muito mais útil a muitas pessoas.
E mesmo assim… não sei se chegaria.
baseado
É um charro.
Que frita o cérebro
Já houve humanos com seis dedos em cada mão e cada pé, chama-se polidactilia.
E de vez em quando nascem pessoas assim.
Segundo alguns cientistas, há uma marca genética que possibilita os humanos de terem seis dedos, mas que na grande maioria das pessoas essa marca genética está adormecida.
Chegou a haver tribos inteiras que eram polidactilos.
Exato e o cérebro lida com eles normalmente. Contudo, aqui a questão é ser um membro extra e não ser natural. Isto é, o cérebro não o teve sempre presente e aprende a usar em conjunto com os restantes. Isso poderá ser interessante ao nível das próteses, eventualmente também para a robótica aplicada ao ser humano.
Aquele momento em que estás a ver o video e aparece uma garrafa de Irn-bru no mesmo 😀
Já me é complicado controlar os dedos que tenho, adicionar mais um era caminho andado para dar o nó nos dedos todos lol
😀
😀 Muito bom!
Parece-se mais com um dedo mindinho extra …
Este tema já saiu noutro site do sapo. É preciso vir repetir aqui o tema? Parece que há uma central de temas que é só preciso fazer download e pronto. Não conseguem inventar coisas que não sejam faladas por toda a gente?
Se inventassem não seriam noticias…
Com essa indignação acredito que durante toda a tua vida só viste filmes, series, leste livros, comeste ou outra coisa qualquer até fazer “o amor”, apenas 1 vez. Para que repetir? Ir a 2 cafés diferentes e tomar em ambos café? nada disso. falta de jeito. desgraçados. parece que vao a uma central de menus copiar o que vendem…
O que ñ falta por ai é pessoal com 6 dedos na mão, é chamado o dedo sem unha 🙂
Que grande confusão com o conceito de evolução…
O Álvaro Magalhães,que já foi treinador de futebol e um grande defesa esquerdo quer no Benfica quer na Seleção Nacional nos anos 80,nasceu com 6 dedos em cada mão.Ele tem 6 dedos em cada mão.São raros os casos destes mas eles existem. 🙂