PplWare Mobile

Descoberto o maior depósito de ouro do mundo avaliado em cerca de 80 mil milhões de euros

                                    
                                

Imagem: Freepik | Gerada com IA

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Rodrigo says:

    O avanço da tecnologia chinesa é inquestionável, eles descobriram este depósito com tecnologia de ponta mas que não revelam mais pormenores sobre ela.

    • Zé Fonseca A. says:

      Tens de te informar melhor, tecnologia com décadas já muito usada para fins geológicos em todo mundo

    • José says:

      Caramba, é algo que países como a Africa do Sul faz há decadas, só a de Mponeng Dourado, tem praticamente 4 km de profundidade é não é a única com mais de 3km ! Até o Império Romano, com menor capacidade, é claro, fez aqui na Peninsula Ibéria em Rio Tinto! Já ouviu falar em perfurações e estratigrafia? Claro que não.

      • jota says:

        Em Rio-Tinto? Conheço em Valongo e outras serras quer de Gondomar e Penafiel e outras que teve exploração mineira na época romana. Onde se localizam essas explorações em Ri-Tinto?

    • Tretada says:

      A propaganda chinesa também parece ser inquestionável já que há quem a faça aparentemente de livre vontade!

    • Toni da Adega says:

      Como é que os outros países descobriram? Como é que outros povos descobriram? Minas de ouro já têm uns quantos milénios

      • Rodrigo says:

        Não se trata disso mas sim de uma tecnologia que os chineses dizem ter desenvolvido que é 10x mais precisa e mais rápida e a verdade é que nos últimos tempos está sempre a descobrir depósitos de Lítio, Ouro, Tungsténio, Terras raras (neodimio, disprósio, térbio, lantânio, cério, ítrio).

        Eles não abrem muito o jogo sobre esta tecnologia mas existe algunmas informações que é baseada em:
        – Sensoriamento Remoto e IA
        – Tomografia e análise sísmica
        – Drones com sensores geológicos e com IA

  2. Jorge says:

    Se fosse num país africano ou no médio oriente já alguém tinha começado a mobilizar as tropas para “espalhar a democracia”

    • Mateus says:

      Tipo Galp a enriquecer com o poço da Namíbia e os namíbios a verem a banda passar…

      • Tretada says:

        Por que razão culpa a Galp e não o governo da Namíbia? Este é que devia cuidar dos namíbios. Ou o partido do governo ter uma ideologia com origem no comunismo/marxismo-leninismo é suficiente para o desculpabilizar?

        • Mateus says:

          O problema não é da Galp. É dos países do ocidente.
          Quando não interessa, são umas ditaduras e tal. Quando interessa, perde-se a moral e saca-se o que se puder.
          Já agora, os líderes ocidentais já acabaram de beijar a mão ao príncipe da Arábia?? Tão bonito vê-los beijar a mão de um ditador. Fiquei emocionado.

          • Tretada says:

            Fiquei esclarecido… é então suficiente para o desculpabilizar.
            Já agora, eu nem toquei na palavra “ditadura”, tal admissão foi inteiramente sua mas parece que tal… também não lhe interessa já que sacou do que pôde para, em defesa de tal… regime, atacar o ocidente… essa terra de malvados onde há democracia e liberdade!

    • José says:

      Ui que há de tropas por lá! Pena é que espalhem morte em vez de democracia!

      • SouHumanoNaoOcidental says:

        Lamento desaponta-lo, mas não existe nenhum país verdadeiramente democrático.
        E não podemos aplicar a 100% um modelo de governação de um país X noutro país Y porque existem variáveis como a língua, cultura e religião que são necessárias serem respeitadas para que não haja colapso do modelo de governação importado do país X.
        Por último as ditas democracias ocidentais, nem a 100 anos atrás eram ditaduras que replicaram no resto do mundo e que hoje se vê que foram nocivas a evolução de outros povos.
        O exemplo de Portugal põe exemplo que impões a sua língua e tentou destruir as culturas e religião de povos que conquistou provocou ruturas no desenvolvimento que estava a acontecer, com as suas especificidades regionais, nos povos conquistados.
        Essa intromissão de países europeus nos povos não europeus são a base dos problemas atuais que acontecem no planeta.
        Basta pensarem apenas nisto: não acham estranho países como Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné, São Tomé, Brasil e Timor, países fora d Europa que tenham como língua oficial o português em vez das línguas nativas dos povos que lá viviam?
        Só esta questão linguística é suficiente para nos fazer pensar se somos realmente uma democracia.

    • Tretada says:

      Felizmente na China já não é preciso mobilizar as tropas… a “democracia” já por lá está bem espalhada. Está tão bem espalhada que não há cidadão que não se sinta abraçado por ela… num abraço tão caloroso e reconfortante que ninguém sequer sonha em escapar-lhe. A China gosta tanto de dar estes calorosos e reconfortantes abraços aos seus cidadãos que até se dá ao esforço de saber sempre onde está toda a gente para que a qualquer momento os possa abraçar e reconfortar ou até mesmo levá-los abraçados e reconfortados para os muitos alojamentos luxuosos que lhes tem especialmente reservados quando se portam especialmente bem… alguns desses luxuosos alojamentos situam-se mesmo em paradisíacos locais de sonho cheios de magia e passarinhos sempre a cantarem, onde são forçados a apenas serem felizes e comerem as mais sofisticadas iguarias. Que sonho de país a China, que afortunados cidadãos os chineses!!!

      • Hacker Alhinho says:

        Durante quantos anos lá viveste?

      • MLopes says:

        é melhor viver como os chineses que descreves ou morrer? é que morrer tem sido o que tem acontecido a quem tem sido alvo do “espalhar a democracia” levado a cabo elos eua.
        de modo algum estou a defender ditaduras mas há que abrir os olhos e ver o mundo e os factos tal como eles são. ahhh e deixar a televisão… 😉

        • Tretada says:

          É melhor viver em Portugal do que correr o risco de inadvertidamente pôr o pé em falso e ser levado num caloroso e reconfortante abraço para um daqueles luxuosos alojamentos especialmente reservados para quem se porta especialmente bem!

          Quanto ao resto do seu comentário… não passa de anti-ocidentalismo que tem os EUA como alvo do costume fazendo ao mesmo tempo por ignorar todas as injustiças que se vivem na China ou que cada vez mais a China se tenta impor pela força até mesmo militarmente e em várias frentes. Sabe bem a que me refiro, cada vez mais países asiáticos se queixam da China e do seu expansionismo por via da intimidação militar. Qualquer dia a coisa ainda dá seriamente para o torto e aí quero ver se os tão entusiastas pró-China continuam a ter a mesma predisposição para a defender.

      • Uddu says:

        Nota-se que vês bastante propaganda Europeia e Americana… Usares o cérebro para pensar, estudar e colectares informação por ti próprio é que não… Ainda ficavas a saber que afinal és só mesmo parvo

    • MLopes says:

      agora é que disseste tudo!

  3. Gambito do Rei says:

    mais dinheiro para material bélico

  4. Rrrrrrrrrr says:

    lá vai o ouro desvalorizar portanto.

    • David Guerreiro says:

      Provavelmente. Muita da valorização do ouro deve-se à compra do mesmo por parte da China. Ao terem ouro nativo, deixam de ter necessidade de importar.

  5. VanHurter says:

    Bey bey dollarus, isto + fintech + brinkings + elites com medo da América prender os seus dollarus = Fim do império americano que vive a soro dos dollarus.

  6. Eu says:

    Nem daqui a milhões de anos, vai poder existir mais do que 21 milhões de moedas Bitcoin.
    Faça as contas. O que vai valer mais. O ouro ou o Bitcoin?
    Seja inteligente.

    • O-das-CAldas says:

      Parvoíce. Do ouro extraído, cerca de 50% é usado em joalharia, 10% na industria e 40% vai para reserva de valor e de suporte a aplicações financeiras.
      Em cada ano são extraídas entre 3.200 a 3.300 toneladas de ouro. A jazida de que se está a falar é de 1.000 toneladas, a 2 ou 3 km de profundidade, mas não se diz em quantos anos é extraído, supõe-se que muitos, o que em nada afeta a extração anual habitual.
      Quanto às BTC:
      – Também têm valor intrínseco, pode-se usar metade em joalharia e na indústria?
      – Sendo certo que não vai valer zero, até porque incorpora atualmente um elevado valor de custo para ser produzida (eletricidade, sobretudo), quando a bolha da BTC rebentar, mais uma vez (e, eventualmente, voltar novamente a encher e a rebentar) vai valer quanto?
      – Relativamente às 21 milhões de BTC, mesmo supondo que todas estavam em uso para transações e reserva, qual é o problema em fazer as transações em frações de BTC, como atualmente acontece, mantendo o valor da unidade? O valor é o que for dado pela procura – até acabar a fantasia.

      • PeterJust says:

        Ninguém faz transações baixas em BTC, é apenas usada para reserva de valor. E sim, vai continuar a ser volátil mas por isso é que consegue entre ciclos ganhos superiores a qualquer activo em circulação.

        • O-das-CAldas says:

          Se os sistemas de pagamento com BTC são usados ou não é outra coisa. Chicago anunciou um sistema de pagamentos em criptomoedas, de impostos e serviços municipais (com o PayPal a intermediar e a cobrar taxa de transação), pagos pelos moradores em criptomoedas e que entram nas contas da cidade em USD$. Um sistema de pagamentos universal em criptomoedas, que dispensava os bancos e comissões, e por isso todos iam querer, é que é mais uma fantasia.

      • Eu says:

        Parvoíce. LOL
        É só mesmo uma questão de tempo. Há coisa mais ou menos uns 15 dias, bitcoin ultrapassou (se bem que por pouco tempo) a prata. Não esperes sentado.
        A internet não esquece e estarei por cá para te fazer lembrar.

        • O-das-CAldas says:

          Era a bolha, meu Deus era a bolha …
          Era a coisa qu’eu mais adorava! 🙂
          Acredita em fantasias e não te precates e vais ver o tombo que levas.

          • joao says:

            Nao leva tombo nenhum…
            Sim, vai cair daqui a uns meses, e depois vai subir de novo, e depois vai cair daqui a uns anos, e depois vai subir de novo… etc etc etc…..
            E nos entretantos, paises e governos e instituicoes financeiras comecam a usar….
            Abram a pestana………

    • trolha333 says:

      chiuuuu… aqui é só iluminados. Não fales em esquemas….
      isso é pra lavar dinheiro e traficar droga! está prestes a morrer!!!
      isso não serve pra nada, não tem valor nenhum…. hiper bolha!!!
      ahahahahahah

  7. Ricardo IT says:

    E a altura de mudarem todos para linux, mais seguro e muito melhor em tudo.

  8. says:

    Não acho nada assim tão extraordinário. A China tem cerca de 17% da população mundial e “só” produz cerca de 10%, mesmo sendo uma enorme potência industrial, segundo dizem.
    Além disso, ter o outro no subsolo é uma coisa, tê-lo cá fora é outra. Haverão certamente desafios técnicos, geológicos e de mão de obra para o explorar. OK, a China tem mão de obra para dar e vender, mas mesmo assim.
    Seja como for, terão agora acesso a ouro barato para a industria se o minerarem no próprio país e com os custos baixos que têm. Apesar de poder haver um arrefecimento do mercado de ouro para divisa a procura de ouro para a industria continua a crescer.

  9. Vítor Neves says:

    Só gostava de saber o que são toneladas métricas… Quanto ao ouro, há mais para descobrir.

    • O-das-CAldas says:

      Tonelada (ton), unidade de peso igual a:
      – 907,18 kg (2.000 libras nos Estados Unidos (tonelada curta)
      – 1.016,05 kg (2.240 libras no Reino Unido (tonelada longa), que, entretanto, já adotou o sistema métrico
      – 1.000,00 kg (2.204,6 libras) – a tonelada métrica do sistema internacional de medidas 🙂

  10. André says:

    E bitcoin? quando descobrem uma jazida escondida para passarem a ser mais de 21 milhoes?

  11. U Kareka says:

    “Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, …” Então quando há mais oferta os preços não descem? Ou só são os preços do Agricultor, pescador, que descem quando se produz/pesca mais uns Kg?

  12. Hugo Nabais says:

    Bolas… por isso é que o valor do outro não tem subido!

  13. Pedro António says:

    Nunca gostei de ouro. Sempre achei foleiro! Mas sempre a China, são os donos disto tudo!

  14. semerodk says:

    …e há cada vez menos Bitcoins.

    15 milhões hoje em dia. Em 2009 eram 21 milhões.

  15. Luis says:

    Isso deve ser mentira dos chineses para comprarem ouro mais barato. Ninguém vai lá verificar a autenticidade dessa informação. Já não é a primeira vez que mentem. A mim não me convencem.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.