Descoberto o maior depósito de ouro do mundo avaliado em cerca de 80 mil milhões de euros
Um depósito de ouro de alta qualidade, com quase 1000 toneladas métricas do metal precioso, foi descoberto no centro da China, de acordo com a imprensa estatal do país.
Avaliada em cerca de 600 mil milhões de yuans, ou seja, 80 mil milhões de euros, a descoberta pode ser considerada o maior e mais lucrativo reservatório de ouro alguma vez descoberto, ultrapassando as 900 toneladas métricas.
Conforme avançado pela imprensa chinesa, o Gabinete Geológico da província de Hunan anunciou a deteção de 40 jazigos de ouro a uma profundidade de dois quilómetros, no condado de Pingjiang, no nordeste de Hunan, na China.
Só estes jazigos podem conter 300 toneladas métricas de ouro, com modelos 3D a sugerirem que podem ser encontradas reservas adicionais a uma profundidade de três quilómetros. Segundo o investigador Chen Rulin, "muitos núcleos de rocha perfurados mostraram ouro visível".
Indústria mineira da China já contribui com cerca de 10% da produção mundial
As amostras do núcleo sugerem que cada tonelada métrica de minério pode conter até 138 gramas de ouro. Conforme o Science Alert, trata-se de "um nível extraordinário de qualidade, considerando que o minério escavado em minas subterrâneas é considerado de alto grau se contiver mais de oito gramas".
A China já domina o mercado mundial do ouro, com reservas consideradas superiores a 2000 toneladas no início de 2024, e a sua indústria mineira contribui com cerca de 10% da produção mundial.
Assim sendo, as descobertas contribuem para um novo aumento do preço do ouro, que já estava a disparar, uma vez que a procura do recurso continua a aumentar.
As amostras recolhidas na periferia do depósito de Hunan, na China, sugerem que este pode estender-se ainda mais do que as previsões iniciais, tornando o reservatório sob o seu solo impressionante.
Globalmente, apesar de as opiniões não serem consensuais, relativamente ao facto de já termos, ou não, atingido o pico do ouro, há especialistas que acreditam que estamos "longe de esgotar as reservas economicamente viáveis".
Leia também:
Imagem: Freepik | Gerada com IA
O avanço da tecnologia chinesa é inquestionável, eles descobriram este depósito com tecnologia de ponta mas que não revelam mais pormenores sobre ela.
Tens de te informar melhor, tecnologia com décadas já muito usada para fins geológicos em todo mundo
Isso é tecnologia do passado, eles têm uma tecnologia que afirmam ser 10x mais precisa a encontrar depósitos de minerais.
Caramba, é algo que países como a Africa do Sul faz há decadas, só a de Mponeng Dourado, tem praticamente 4 km de profundidade é não é a única com mais de 3km ! Até o Império Romano, com menor capacidade, é claro, fez aqui na Peninsula Ibéria em Rio Tinto! Já ouviu falar em perfurações e estratigrafia? Claro que não.
A propaganda chinesa também parece ser inquestionável já que há quem a faça aparentemente de livre vontade!
Como é que os outros países descobriram? Como é que outros povos descobriram? Minas de ouro já têm uns quantos milénios
Não se trata disso mas sim de uma tecnologia que os chineses dizem ter desenvolvido que é 10x mais precisa e mais rápida e a verdade é que nos últimos tempos está sempre a descobrir depósitos de Lítio, Ouro, Tungsténio, Terras raras (neodimio, disprósio, térbio, lantânio, cério, ítrio).
Eles não abrem muito o jogo sobre esta tecnologia mas existe algunmas informações que é baseada em:
– Sensoriamento Remoto e IA
– Tomografia e análise sísmica
– Drones com sensores geológicos e com IA
Se fosse num país africano ou no médio oriente já alguém tinha começado a mobilizar as tropas para “espalhar a democracia”
Tipo Galp a enriquecer com o poço da Namíbia e os namíbios a verem a banda passar…
Por que razão culpa a Galp e não o governo da Namíbia? Este é que devia cuidar dos namíbios. Ou o partido do governo ter uma ideologia com origem no comunismo/marxismo-leninismo é suficiente para o desculpabilizar?
O problema não é da Galp. É dos países do ocidente.
Quando não interessa, são umas ditaduras e tal. Quando interessa, perde-se a moral e saca-se o que se puder.
Já agora, os líderes ocidentais já acabaram de beijar a mão ao príncipe da Arábia?? Tão bonito vê-los beijar a mão de um ditador. Fiquei emocionado.
Fiquei esclarecido… é então suficiente para o desculpabilizar.
Já agora, eu nem toquei na palavra “ditadura”, tal admissão foi inteiramente sua mas parece que tal… também não lhe interessa já que sacou do que pôde para, em defesa de tal… regime, atacar o ocidente… essa terra de malvados onde há democracia e liberdade!
Ui que há de tropas por lá! Pena é que espalhem morte em vez de democracia!
Felizmente na China já não é preciso mobilizar as tropas… a “democracia” já por lá está bem espalhada. Está tão bem espalhada que não há cidadão que não se sinta abraçado por ela… num abraço tão caloroso e reconfortante que ninguém sequer sonha em escapar-lhe. A China gosta tanto de dar estes calorosos e reconfortantes abraços aos seus cidadãos que até se dá ao esforço de saber sempre onde está toda a gente para que a qualquer momento os possa abraçar e reconfortar ou até mesmo levá-los abraçados e reconfortados para os muitos alojamentos luxuosos que lhes tem especialmente reservados quando se portam especialmente bem… alguns desses luxuosos alojamentos situam-se mesmo em paradisíacos locais de sonho cheios de magia e passarinhos sempre a cantarem, onde são forçados a apenas serem felizes e comerem as mais sofisticadas iguarias. Que sonho de país a China, que afortunados cidadãos os chineses!!!
Durante quantos anos lá viveste?
mais dinheiro para material bélico
lá vai o ouro desvalorizar portanto.
Bey bey dollarus, isto + fintech + brinkings + elites com medo da América prender os seus dollarus = Fim do império americano que vive a soro dos dollarus.
Nem daqui a milhões de anos, vai poder existir mais do que 21 milhões de moedas Bitcoin.
Faça as contas. O que vai valer mais. O ouro ou o Bitcoin?
Seja inteligente.
E a altura de mudarem todos para linux, mais seguro e muito melhor em tudo.