Curiosity Rover: NASA suspende operações científicas devido a falha técnica
Tentar perceber aquilo que se passa fora do nosso sistema solar é tão importante como conhecer o nosso planeta vizinho, Marte, e é isso que ao longo dos últimos anos temos tentado fazer.
No entanto, a situação para os lados do planeta vermelho não está muito favorável. O Curiosity Rover da NASA, que no início deste verão foi engolido por uma tempestade de areia, não está a ser capaz de enviar dados científicos muito importantes devido a uma falha técnica.
Infelizmente, a NASA ainda não sabe o que se passa com o hardware que se encontra em Marte. Ao longo dos últimos dias, a equipa do JPL (Jet Propulsion Lab) tem tentado encontrar o problema que está a impedir o Curiosity Rover de enviar os dados de ciência e engenharia que se encontram armazenados na sua memória.
No entanto, pode demorar algum tempo a encontrar uma solução, pois a quantidade de dados que estamos a receber vinda de Marte é limitada. Este misterioso percalço, e que tantas dores de cabeça está a dar à NASA, apareceu no sábado, dia 15 de setembro.
O centro de comando de operações do rover da NASA desligou todos os instrumentos científicos do rover para investigar a origem do problema. Para além disso, já está tudo preparado para ativar o computador de reserva do Curiosity Rover caso seja necessário diagnosticar algum problema no computador principal.
De qualquer forma, a equipa da NASA sabe que o rover se encontra no seu estado normal e que permanece saudável e continua a responder. Por exemplo, o Curiosity Rover ainda consegue enviar dados em tempo real do seu estado. E é com ajuda desta informação que os cientistas esperam conseguir diagnosticar o problema.
Vamos torcer para que a NASA consiga, em breve, resolver o problema que está a afetar o Curiosity Rover em Marte, que tanto está a fazer para nos ajudar a compreender o planeta vermelho.
Em agosto de 2012, o Curiosity Rover aterrou em Marte na cratera Gale. Durante os mais de seis anos que esteve ativo, o Curiosity Rover descobriu provas que, no passado, Marte pode ter suportado vida microbiana.
Este artigo tem mais de um ano
“Este misterioso percalço,e que tantas dores de cabeça está a dar à NASA,apareceu no Sábado,dia 15 de Setembro.” Esta agora,na precisa altura que foi fechado(por razões indefinidas),um observatório no estado do Novo México,nos Estados Unidos.Coincidência a mais ?? E,ao que parece,também na mesma altura foi detectado um gigantesco objecto de proporções impressionantes junto ao Sol,juntamente com uma frota de objectos que o seguiam.Querem ver… 😐
Vá lá tomar a medicação…
Falcão, voas demasiado perto do sol e depois a insolação gera alucinações. 🙂 Com 2,53 mil milhões de smartphones no mundo e ainda ninguém filmou um ET ou OVNI. É preciso azar! 🙂 [Fora brincadeiras, respeito a liberdade de cada um em acreditar em teorias da conspiração, por mais ridículas que sejam]
Chamem-lhe teorias de conspiração ou o que quiserem, acho é preciso ter mente aberta… As pessoas que decidem gozar podiam estar caladas, pois a verdade é que não têm forma de provar que essas teorias são falsas ou verdadeiras, pelo menos por enquanto.
Houve muitos “loucos” que defendiam que a Terra era o centro do universo e posteriormente provou-se o contrário e muitas outras teorias malucas existiram.
Eu acho que devemos de ter sempre a mente aberta a informação precisa e factual, não a informação sem fundamento ou puramente especulativa sem base na realidade.
“a verdade é que não têm forma de provar que essas teorias são falsas ou verdadeiras.”
O contrário também se aplica 😉
O SSO foi fechado no dia 7, e não no dia 15. O SSO também não foi fechado permanentemente, mas sim temporariamente. Os cientistas que lá se encontram estão neste momento a trabalhar na informação colectado pelo observatório e é esperado voltarem ao trabalho em breve.
“E,ao que parece,também na mesma altura foi detectado um gigantesco objecto de proporções impressionantes junto ao Sol,juntamente com uma frota de objectos que o seguiam.Querem ver…”
Fonte ou GTFO.
Sem fontes aparecem logo pessoas a criticar é normal. Contudo cada um tem o direito de acreditar no que quiser… O meu conselho é mete links do que dizes 😉
E para aqueles que só metem lenha na fogueira, é só estatisticamente impossível ou improvável que não existam outras formas de vida no universo, que alguém viu ou não viu isso é diferente.
Correcto, cada um tem o direito de acreditar no que quer, no entanto cada um também tem o direito a por em questão o que um terceiro acredita.
De notar que quando digo fonte, quero uma fonte credível, de alguém especialista na área. Não de um idiota, sem formação alguma na área, a afirmar que fomos visitados por extra-terrestres, que foi raptado e que lhe enfiaram uma sonda anal.
O teu último argumento é uma falácia de equivocação. A afirmacao da probabilidade de existirem seres extra-terrestres no nosso universo não é equivalente à afirmação que estes nos visitaram.
Mas qual foi a parte do “que alguém viu ou não viu isso é diferente” que não foi clara na minha afirmação?
Eu disse que era muito improvável eles não existirem e depois colmatei o fim da frase dizendo que uma coisa são cebolas outra são batatas, penso que não podia ser mais claro.
Só para terminar deixo aqui um link para os mais sépticos.
http://science.sciencemag.org/content/360/6393/1096
Pelo menos sabemos que já existiu e não muito longe daqui.
Errado, não sabemos se existiu vida em marte ou não. Matéria orgânica não equivale a vida, ou existência prévia de vida. Matéria orgânica é matéria que, no nosso planeta, regra geral, é formada pelos processos orgânicos dos seres vivos, como por exemplo, metano. Quando detectamos matéria organica, existe uma forte possibilidade de este ser oriundo de processos orgânicos, mas não é obrigatoriamente oriundo destes processos. Resumindo, leste o artigo e não o percebeste.
Penso que é BURRICE, acharem que nós estamos sozinhos no universo inteiro…acho que dá para entender o que quero dizer….
Dá para entender o que queres dizer, mas não se pode chamar burrice, caso contrário terias de comprovar o que dizes e serias apelidado de burro por falta de provas/argumentos.
Outro que não sabe o que é uma equivocação.
extraterrestres existirem != extraterrestres visitarem-nos