COVID-19: Saiba em que farmácias pode fazer testes rápidos gratuitos
Quer saber em que farmácias há testes rápidos à COVID-19 gratuitos? A par das vacinas, os testes à COVID-19 têm ajudado no combate à pandemia. No entanto, no caso dos testes, estes não são propriamente baratos e nesse sentido o Governo passou a comparticipar novamente os testes em 100%.
O Infarmed disponibilizou recentemente a lista de farmácias e laboratórios que realizam testes rápidos antigénio de uso profissional comparticipados.
Governo paga no máximo 10 euros por cada teste rápido realizado
Os testes rápidos de antigénio (TRAg) à COVID-19 passaram a ser novamente comparticipados a 100%. Esta é uma medida que visa intensificar a sua utilização pela população e reforçar o controlo da pandemia de COVID-19.
Os testes rápidos de antigénio à COVID-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100%, estão disponíveis em 622 farmácias e 158 laboratórios de Portugal continental, segundo o Infarmed.
As pessoas podem consultar as farmácias e laboratórios da sua localidade através destas listas, que estão em "constante atualização", através da página do Infarmed.
O Ministério da Saúde fez o anúncio na passada sexta-feira, uma medida que abrange toda a população e se estende até 31 de dezembro, prazo que pode ser prorrogado, ao abrigo do regime excecional e temporário de comparticipação de TRAg. O Governo explicou ainda que a comparticipação de testes, mesmo num cenário onde mais de 86% da população já está completamente vacinada, pretende facilitar o acesso dos cidadãos nas situações em que os testes estão indicados.
A portaria fixa em 10 euros o valor máximo que o Governo vai pagar às farmácias por cada teste realizado, que será gratuito para os utentes. Os testes gratuitos ficam limitados a quatro por mês e por utente, sendo que os testes apenas podem ter lugar nas farmácias e laboratórios devidamente autorizados pela Entidade Reguladora de Saúde como já acontecia antes.
Segundo os últimos dados divulgados pela Task Force para a promoção do Plano de Operacionalização da Estratégia de Testagem para SARS-CoV-2, já foram feitos em Portugal mais de 20 milhões de testes de diagnóstico à covid-19 desde o início da pandemia em março de 2020.
Este ano foram efetuados cerca de 48 mil testes por dia, em média, mais de 70% do total de testes de diagnóstico realizados desde o início da pandemia, adiantam os dados divulgados em 6 de novembro.
Este artigo tem mais de um ano
Em Portugal só nas farmácias e nem todas, eu em Glasgow vou á farmácia e em 10 min tenho uma caixa com 7 testes free e posso fazer isso todas as semanas, basta só fornecer nome e data de nascimento e tenho a caixa na mão. Isso parece mais uma manobra do PS para ficar bem na foto e dizer que está a fazer alguma coisa.
Com a comparticipação também comprava 6 testes autotestes , é quase igual. Isto tratar-se de testes antigenio
Certo. Mas o teste rápido na farmácia ou em laboratório serve de comprovativo, se necessário.
Tens uma caixa com 7 “auto-testes” de antigénio. Em Portugal compram-se em farmácias e parafarmácias, supermercados e hipermercados nos locais de venda de medicamentos não sujeitos a receita médica. Também são os usados ao entrar em estabelecimentos.
A notícia é sobre “testes rápidos” de antigénio, realizados em laboratórios e farmácias.
Para se perceber as diferenças entre os diferentes testes de diagnóstico de COVID:
https://www.sns24.gov.pt/guia/teste-covid-19/
Pois, em Glasgow tens 7 gratuitos se fores registar-te na farmácia e aceitares as condições para ficares 2 semanas em casa, caso um dê positivo e terás de ter seguro de saúde (4700 libras anuais) para teres um médico que vá fazer o PCR para confirmar se não é falso positivo…
Cá vais a um supermercado, compras uma caixa de 10 por 6 euros e meio, se der positivo tens uma chamada gratuita para falar com uma enfermeira que te faz as perguntas e marca um PCR, gratuito, no local mais próximo de tua casa.
Mas, isto são as manobras dos socialistas que vivem em Portugal e não dos membros do Chega, que se dizem PSD, que vivem fora do país e exigem que o Paulo Portas seja vice-primeiro ministro do André Ventura…
” terás de ter seguro de saúde (4700 libras anuais) para teres um médico que vá fazer o PCR para confirmar se não é falso positivo…” Não fales do que não sabes, calado fazias melhor figura. Onde fostes buscar essa ideia? Aos teus fake news. Eu não registo na farmácia, a farmácia só precisa de confirmar o meu registo no NHS.
@ Manuel Costa Esqueci-me de dizer deves ser mais um daqueles que chegou á aventura Pre-Brexit. Eu sou tratado dentro das leis, como qualquer escocês e muitas vezes se calhar até com mais respeito e consideração devido á minha condição profissional, mas isso é outra coisa.
Aqui as pessoas só se indignam com o Futebol e Partidos politicos
Só para ajudar os BURROS e os 90 milhões de adeptos do Chega/PSD:
Estes são os testes antigénio que servem para VALIDAR RESULTADOS POSITIVOS DOS AUTO-TESTES!!!
Quem precisar, pode fazer um auto-teste, disponível em todas as grandes superfícies comerciais ou farmácias e para-farmácias, apresentando-o nos locais onde seja requerido. Se esse teste der inconclusivo ou positivo, devem adquirir outra caixa, de outra marca. Se der positivo, devem contactar a saúde24 que vos marcará um PCR ou antigénio no local mais próximo da vossa residência. Só se esse der positivo é que são considerados infectados.
Não é preciso andarem a correr ás farmácias para fazerem os 4 testes mensais… só mesmo se tiveram um auto teste positivo ou 2 inconclusivos consecutivos.
90 milhões? lol
A ânsia de maldizer é assim tão grande?
Ser de esquerda é sinónimo de inteligência desde quando?
300 euros de multa, estes nossos políticos vivem na lua, e não sabem da realidade portuguesa, mas claro, aqueles que ganham 5 mil euros mensais, se forem apanhados, nem a multa pagam…pois a multa é mesmo para pobre.
E vão apanhar muita gente, pois neste país fazem a lei num dia e aplicam-na no seguinte, o povo não pode errar, mas eles transandam a negligência.
Foi publicada a Resolução do Conselho de Ministros que declara o estado de calamidade de 1 de dezembro a 20 de março
A UE protestou e já se pode chegar por via aérea com o certificado de vacinação completa, sem necessidade de teste nas últimas 48 horas (o Primeiro Ministro tinha anunciado que o teste era necessário).
https://dre.pt/dre/detalhe/resolucao-conselho-ministros/157-2021-175043501
No link que mandas te acho que diz o contrario:
“Por fim, até 9 de janeiro de 2022, para efeitos de viagens internacionais, passa a ser exigida a apresentação de Certificado Digital COVID da UE nas modalidades de certificado de teste ou recuperação, ou a realização laboratorial de teste de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) ou de teste rápido de antigénio (TRAg) para despiste da infeção por SARS-CoV-2 com resultado negativo, nos termos da presente resolução. ”
Pelo que atenti, tens de ter certificado de teste negativo ao Covid.
Tens razão – até 9 de janeiro de 2021.
A UE continua a pressionar: “Bruxelas avisa Lisboa que detentores de certificado de vacinação não devem ter restrições adicionais na fronteira”
https://www.publico.pt/2021/11/29/mundo/noticia/bruxelas-avisa-lisboa-detentores-certificado-vacinacao-nao-restricoes-adicionais-fronteira-1986785
Espero que continue. Acho que internamente, a Europa deveria falar a uma so voz. Ter as mesmas regras para todos.
O link para o site da infarmed já apanhou omicron
Só pode, parece que o link também faleceu de COVID-19.
Outra coisa, isto é a nivel nacional ou só para estes 3 concelhos? :
“Na sequência de parcerias estabelecidas entre as Farmácias Portuguesas e as Camâras Municipais de Lisboa, Lagoa e Região Autónoma da Madeira, agora é possível fazer gratuitamente o teste rápido de antigénio nas farmácias aderentes desses concelhos.
Onde se podem fazer os testes?
Os testes rápidos de antigénio podem ser feitos nas Farmácias aderentes dos concelhos abrangidos, que estarão devidamente identificadas aqui, quando selecionamos o serviço “Testes Rápidos Covid-19 (gratuitos)”.
Como posso fazer os testes gratuitos?
Deve ser residente num dos concelhos abrangidos e agendar o teste por telefone, email ou diretamente numa das Farmácias aderentes. Pode fazer 1 teste a cada 15 dias.
Se eu residir num concelho que não tem testes gratuitos, também posso fazer um teste numa farmácia?
Pode fazer o teste rápido de antigénio numa farmácia perto de si. Consulte aqui as farmácias que prestam esse serviço a nível nacional, selecionando o serviço “Testes Rápidos COVID-19″.”