COVID-19: Portugueses desenvolvem vacina comestível
O mundo continua em estado de pandemia e as soluções de combate à COVID-19 continuam a aparecer. Como sabemos, a vacina "tradicional" é hoje a principal solução no combate à doença.
Recentemente, um grupo de investigadores do Porto anunciou o desenvolvimento de uma vacina comestível contra a COVID-19.
Os ensaios da vacina comestível vão ser feitos em ratos, peixes e numa espécie de minhoca
As vacinas são sinónimo de agulhas, contudo, uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico do Porto (IPP) decidiu quebrar a regra e produzir uma contra a COVID-19 comestível, em formato de iogurte e sumo de frutos, revela a Lusa.
Neste momento, estão a decorrer os ensaios "in vitro" e, brevemente, começam aqueles feitos em animais. Os ensaios vão ser feitos em ratos, peixes e numa espécie de minhoca muito pequena, salientou.
Realçando que a ideia desta vacina é que ela chegue facilmente ao utilizador final, o investigador e biólogo Rúben Fernandes apontou as diferenças entre as atuais e esta: as atuais estimulam a neutralização do vírus e esta estimula a imunidade.
Portanto, ambos são produtos preventivos, mas neste caso a vacina, vou dizer convencional, neutraliza uma infeção e as vacinas comestíveis têm a propriedade de poderem potenciar as outras vacinas comuns
As vacinas vão poder conjugar os probióticos ou plantas geneticamente modificadas ou usar apenas um deles, frisou.
O biólogo adiantou que usando apenas probióticos esta vacina poderá ser uma realidade entre “seis meses a um ano” porque são bactérias que podem ser rapidamente transformadas.
Apesar de estar a ser direcionada para a COVID-19, Rúben Fernandes acredita que a mesma poderá vir a ter interesse para tratar outros tipos de doenças infeciosas.
A COVID-19 é o nome, atribuído pela Organização Mundial da Saúde, à doença provocada pelo novo coronavírus SARS-COV-2, que pode causar infeção respiratória grave como a pneumonia. Este vírus foi identificado pela primeira vez em humanos, no final de 2019, na cidade chinesa de Wuhan, província de Hubei, tendo sido confirmados casos em outros países.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não lhe chamaria de vacina, técnicamente não é bem esse o nome.
Portugueses sempre a inovar o mundo. 🙂
Os nossos investigadores realmente são dos melhores que há no mundo pois são poucos, os recursos são escassos (o país tem prioridades mais importantes para a plenitude da vida dos seus cidadãos como: incentivo aos merd@bol, TAP, social-comunismo, entre outras) e mesmo assim conseguem produzir resultados excelentes. Um bem haja a estes e todos os investigadores Lusos!
Pois é, se isto fosse mais cedo num país desenvolvido mudaria toda a visão sobre as vacinas no mundo, especialmente nas crianças
Social-comunismo? Se fosse esse o caso haveria muitos mais avanços nas áreas da ciência, até porque um dos grandes objetivos do socialismo é de impulsionar as ciências. O problema é termos um governo dito “socialista” que disso não tem nada. Se tivessem, veríamos muitos mais investimentos diretos na população, e não programas sociais extremamente ineficazes e precários.
Oh Afonso, sem dúvida que um dos objectivos do socialismo é impulsionar a ciência, só se for a ciência de fazer Gulags.
Diga me lá um país socialista onde as pessoas vivam razoavelmente.
Aguardo…
By RatazanaDoPunjab
É meter isso nos tremoços e fica a população toda vacinada.
E nas mines!!! 😀 😀
Tinha que ser através de comida! 🙂
Mesmo ‘à Tuga’ hehehe siiiiga bifana xD
Normalmente, nós Portuguêses pegamos na receita e tornamos mais apetitoso 😀
E como é o molhinho para molhar o pãozinho?
(Pergunta feita porque cientista português num fórum internacional em que foi anunciado o fim da fome no mundo – bastavam três comprimidos por dia).
Estou a adivinhar formas muito interessantes de tomar esta vacina…..basta cobrir certas partes do corpo com ela e aqui vai disto como preliminar para o resto… 😉
tinha de se aplicar:”até os comemos carago!!”
és o rei da tua aldeia… quanto ao certificado falso, são gajos como tu que lixam a vida a outros, egoístas e egocênctricos.
Com alguma sorte este apanha uma multa abismal um dia destes.
egoístas e egocênctricos!?!?!? ambos podem transmitir o virus.. a única diferença e ele ter + probabilidade de morrer com o vírus… Ele não lixa a vida a nng.. pessoas como tu que pensam que por estarem vacinadas, é que andam ai feitos maluquinhos..
Metam isso na “água da rede” e fica tudo vacinado!!
Já não aguenta com mais nada… (a água da rede! 🙂 )
Estilo francesinha , pastéis de natas ou bolinhos de bacalhau!! Vai ser um sucesso, mas se fosse bebível ainda era melhor … um tinto de pfizer hummm
Coisas a portuguesa, acaba por ser como a app do covid. Irrelevante e inutil, os tugas sao o povo mais burro da europa
Mais um emigrante ressabiado??
Porquê toda essa frustração?
Acho bem, vai deixar de haver negacionistas, o problema deles é medo da pica 🙂
Vai passar a haver 1001 receita de bacalhau nos os Portugueses somos conhecidos por termos 1000 receitas de bacalhau assim há espaço para mais uma 🙂
Nunca mais passa isto da pandemia. 🙁
Pastel de nata covid 19
Canadá tem uma vacina comestível desde o início de 2021. Nada de inovador.