COVID-19: Mortalidade aumentou 28% em Portugal e está a subir
É verdade que o cenário do nível da pandemia vivido em passado, mais concretamente em janeiro e fevereiro de 2021, não se voltou a registar, mas os números em Portugal estão longe de ser considerados "bons números".
Dados recentes do relatório semanal da Direção-Geral da Saúde e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge revelam que a mortalidade aumentou 28% em Portugal e está em tendência crescente.
Mortalidade por COVID-19 registou um valor de 21,8 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes
A mortalidade provocada pela doença COVID-19 apresenta uma “tendência crescente”, tendo aumentado 28% em relação à semana anterior, segundo o relatório “linhas vermelhas” da pandemia divulgado recentemente.
De acordo com o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA)...
A 01 de dezembro de 2021, a mortalidade específica por COVID-19 registou um valor de 21,8 óbitos em 14 dias por 1 000 000 habitantes, o que corresponde a um aumento de 28% relativamente à semana anterior (17,0 por 1 000 000), e uma tendência crescente
Segundo o documento, esta taxa de mortalidade revela “um impacto elevado da pandemia na mortalidade”.
A DGS e o INSA dá igualmente conta que a análise dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de SARS-CoV-2 “de intensidade elevada, com tendência fortemente crescente a nível nacional”.
O relatório alerta para...
A pressão nos serviços de saúde e o impacto na mortalidade são elevados, e com tendência crescente, revelando assimetrias regionais. A emergência de uma nova variante de preocupação (Ómicron) e o aproximar da época festiva suporta a necessidade de reforçar a vigilância epidemiológica, virológica e do controlo de fronteiras em Portugal, até serem conhecidas mais informações
Em Portugal, desde março de 2020, morreram 18.626 pessoas e foram contabilizados 1.185.036 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde.
Este artigo tem mais de um ano
Todos os anos morriam milhares de pessoas de Dezembro a Fevereiro de gripe, mas 2022 vai ser igual a 2021 morre tudo de covid…
A palermia continua!
Não me digas que estás admirado por causa das medidas draconianas impostas para um vírus respiratório serem eficazes na prevenção da gripe…
eles nas eleições baixaram o numero de infetados agora estão a por os números que guardaram nas festas para não haver festas
*para não haver
Milhares de pessoas morriam por gripe em 2 ou 3 meses? Jamais, pare de inventar números. Nem aqui no Brasil com população 20 vezes maior… se der mais de mil aqui, surpreendo-me
Gostava de vir ao pplware ler noticias sobre tecnologia. Para ler este tipo de noticias tenho outros jornais…
Entendo-te… eu próprio gostava de cá vir quase todos os dias, e tenho deixado de o fazer.
Enfim… há-de aparecer outras alternativas.
Não sei se o pplware também recebeu dinheiro do estado para compra de publicidade (https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22/comunicacao/noticia?i=governo-compra-antecipadamente-publicidade-em-orgaos-de-comunicacao-social)… mas, às vezes, parece.
Não amigo, nada disso. Se não gostam, nem precisam de comentar. Não percam tempo
Sr. Pedro, foi um pensamento/estado de alma sincero da minha parte.
Posso abster-me de comentar, mas julgo que feedbacks sinceros não são errados.
Deixa os afirmacionistas acreditarem no que o resto da manada acredita.
Pedro, continuem assim que estão bem. Nem tudo se resume a Apple vs Android, Windows vs Linux, etc.
Concordo, eu não leio todas as notícias, leio as que acho interessante. Até agora não tenho nada a reclamar.
Curiosamente o estado pagou 15 milhões… os membros do PSD-CDS-Chega-IL que trabalham para os media, recebem 293 milhões de euros anualmente, além de 50 milhões de horas de ocupação da televisão.
Por alguma coisa, 193 jornalistas estão já nas listas do PSD, 16 nas do Chega, 4 no IL e falta saber quantos estarão no CDS que tem quase 60 jornalistas na sua estrutura directiva. Curiosamente, no PS só irá 1 jornalista, de uma rádio do distrito da Guarda.
É tudo pelo dinheiro do governo…
Os números que apresenta deixaram-me muito apreensivo, especialmente os 50 milhões de horas (anuais) de ocupação da televisão. Com efeito, 50 milhões de horas correspondem a cerca de 137 000 dias e como, por enquanto, um ano só tem 365 dias, isso quer dizer que existem em Portugal cerca de 5 700 canais a serem ocupados 24/24 horas por esses malandros.
Se todos os números que apresenta, sem revelar a fonte, forem tão exactos como este, é caso para ficarmos todos em pânico.
* correspondem a cerca de 2 100 000 dias
Não sei como é que o Pplware deixa este maluco espalhar estas baboseiras sem fontes nenhumas, nem é a primeira nem a segunda.. parece um bot pago pelo socialismo
Quanto mais controverso o tópico, mais trafego, views e clicks o site têm…
A mortalidade nunca foi grande motivo de preocupação. A taxa de internamentos, sim.
Ora aqui está uma que ninguêm liga mas que é a mais pura das verdades , gastassem os biliões das vacinas , em hospitais camas e pessoal de apoio aos doentes (médicos enfermeiros e demais .. ) e a coisa não era esta lástima
Eles até gastam milhões na saúde, só que o dinheiro é mal gerido. É como atirares dinheiro para um poço, o dinheiro desaparece e não vês nada acontecer. O problema do SNS é má gestão, e havendo má gestão, coloquem o dinheiro que colocarem nunca chega.
Isso não é totalmente verdade. Mais de 40% do orçamento para a saúde vai para o privado, só o restante fica no SNS. O SNS está subfinanciado há vários anos, sendo que, com a população cada vez mais envelhecida, cada vez tem mais despesa. Gestão em saúde não é o mesmo que noutras coisas. Lembro-me quando há uns anos decidiram colocar gestores nos hospitais que não percebiam nada de saúde, e um deles queria comprar dois frascos de soro 0.45% em vez de 1 frasco a 0.9%, porque ficava mais barato. Tens antibióticos para a mesma doença, onde um é 1000% (sim, são 3 zeros) mais caro que o outro, como fazes a gestão disso?
Há vários doentes a gastar vários milhares de euros por dia, todos os dias, que provavelmente vão morrer dentro de alguns dias, como fazes a gestão disto?
Para o privado ?
Abc
SIm, 41% da fatia do OE para a saúde é gasto no sector privado.
para pagar medicamentos e afins. Mesmo assim o estado continua com dividas altas e hospitais sem meios. Os outros 60% são então bem geridos.
E achas que 60% é suficiente para o SNS? Fazes ideia das despesas do SNS? Tens de me dizer como farias gestão nos casos que referi nos casos acima.
Sabes o que é bem gerido? A TAP e os bancos, esses sim…
Mas acabaram com os hospitais geridos em PPP, quando todos os relatórios indicam que tinham melhor qualidade do que os geridos publicamente…
as pessoas morrem doutra patologia mas a culpa é que foi de covid
Todas elas morrem de paragem cardio-respiratória, podíamos facilitar as certidões de óbito.
Essa é a parte que os negacionistas não querem que seja falada.
É que para os mesmos números de casos activos, temos menos 64% de internamentos e menos 76% em cuidados intensivos. Mas, para os eleitores do Chega “há mais 6000000 de mortos entre os vacinados do que nos não vacinados” (palavras do vice-presidente do Chega ontem numa conferência online).
Gente que ficaria admirada se com 100% da população vacinada, 100% dos internados e dos óbitos estariam vacinados. Se alguém lhes disser que 90% dos infetados, internados e mortos em Portugal com covid são de nacionalidade portuguesa, vão afirmar que ser português aumenta em 90% os riscos da covid.
bem visto!
Muito bom!
Disseste tudo.
🙂
Gostas mesmo de colinho.
Tempo ao Tempo
Quando não sabes o que dizer…. dizes asneiras.
Mas tu tens tempo!
Estava a almoçar e uma das notícias foi o a COVID-19 no Algarve:
Internados em UCI 19 – vacinados 1, não vacinados 18.
É perguntar aos não vacinados: “É anti-vacinas? Se for deixamo-lo p’ra´!í”. Até aposto que as as respostas eram. “Não, não! Fui eu que me esqueci …”
Uma coisa é certa, se começarem a faltar vagas, esse será sem dúvida um dos critérios para selecionar os doentes a ocupá-las, como de resto já aconteceu no ano passado.
Ó troll, em Portugal não se teve que se fazer opções nos cuidados intensivos, por falta de equipamento: n”Este vai para cuidados intensivos, aquele não vai (ou seja, vai morrer) por falta de ventiladores”.
E o ano passado não havia vacinas. Este ano não se vai chegar ao número de pessoas em cuidados intensivos que houve no Inverno passado – graças às vacinas.
O que quis destacar foi a proporção de 1 para 18 em UCI no Algarve. Quanto aos anti-vacinas, quando se sentirem aflitos passam logo a pró-vacinas – escusavam era de ir entupir as UCI.
Não houve falta de vagas de uci no ano passado, nalguns hospitais? Tens a certeza? É que eu tenho a certeza que houve e que houve seleção de doentes para ocupar as vagas. Sabes o que é por exemplo o ECMO? Sabes quantos há no país? Não queres ensinar o pai nosso ao vigário, oh “troll”.
E o que lá estavam era gordos e tinha problemas de saúde?
Não têm direito à vida, com saúde, como os outros?!
Há cada troll.
Olha eu estive a jantar, e depois fui passear um pouco … passei pela porta de um hospital. e escutei gritos lá dentro de “Mas … eles estavam todos XXXX”.
Mais vale não dizer o que ouvi, senão sou moderado 🙁
De resto, se forem buscar alguëm a casa devem perguntar se foi vacinado
Caso não estiver não-vacinado não o levam ao hospital.
Caso estiver vacinado só pode ser um simulante, “a vacina é eficaz e protege”.
Covid-19 resolvido de uma penachada
Era fazer uma outra coisa. Quem não quer vacina, se for parar à UCI com Covid depois vai ter de pagar os milhares de euros que custou ao SNS o seu internamento, caso sobreviva. Iam ver se não iam a correr vacinar-se…
E tu vais me devolver os meus impostos altos que pago para tu poderes ter uma vacina gratuita e mesmo assim se fores bater com as costelas no SNS os meus impostos pagaram a tua estadia?
blablabla,…. maispropaganda dos socio-comunas… ainda existe alguem que vai na lenga lenga destes mentirosos. se nao me engano em 2019 morrerm +/- 3000 pseeoas deivdo ha gripe, para nao se falar do resto…
wake the hell up tugas, ja chega de nanar!
Os números de morte por covid19 são mais altos do que eles dizem …no ano passado se um doente cardíaco positivo C19 morresse , era um morto covid , este ano é um doente cardíaco morto , e assim é que devia ser . É que no ano passado , interessava aumentar o numero de mortos por C19 , para levar toda a gente a vacinar-se , agora interessa fazer baixar o numero de mortos covid , para provar a excelência das vacinas , mas o numero total de mortos mantem-se igual ou até aumentou, como gato escondido com o rabo de fora, para além disso estamos a pagar o preço de tanta dedicação à C19 esquecendo as outras doenças…assim como no caso de infetados , agora muitas infeções covid passam para a categoria mais genérica de infeções respiratórias , para fazer baixar o numero de infetados C19….Digam lá se Portugal não é um país de espertos ?
” agora muitas infeções covid passam para a categoria mais genérica de infeções respiratórias”
Ou seja, testam positivo mas não são doentes covid?! 😀
Isso é por causa da Terra ser plana, não é?
🙂 🙂 🙂
Não, quando os doentes cardíacos ou mesmo sem doença cardíaca conhecida (inumeráveis atletas, por todo o mundo) morrem é por causa da doença “Derepente” A.K.A. “Coincidência”
Sim, ainda me lembro de Feher… Maldita vacina!
🙂
Tu és delegado de propaganda médica.
….Até as TVs relataram casos de doentes que testaram positivo , a seguir morreram , mas não contaram como mortos C19…quem viu viu , quem não viu , ou não testemunhou , que vá gozando
Tantas ovelhas dorminhocas, e tantas acordar enquanto é tempo!!!
A minha esposa teve sintomas gripais em finais de novembro. Fomos fazer o teste antigénio à farmácia, ela deu positivo eu negativo. No dia seguinte fez o teste PCR e deu positivo. Teve garganta inflamada, tosse seca, nariz entupido, dores corporais, de cabeça, perdeu paladar e olfato. Ficamos em casa, não adotamos nenhuma restrição de contato ou uso de máscara. Eu tive dores de cabeça durante dois dias, tomei griponal. Durante a semana em questão fiz mais 2 testes na farmácia sempre negativos. Ela em novo teste PCR, 11 dias após o primeiro já se encontra negativa.
Ambos não somos inoculados.
A pandemia do medo continua.
E está para durar.
Ironia on … Foste sortudo, porque ao contrario de ti, há muita gente que não tem tanta sorte…!!!
^Por favor vacinem-se!!! Ironia Off
O meu tio começou a fumar aos 17 anos, fumava mais de um maço por dia, e viveu até aos 91, morrendo depois “de velhice”. Também devem andar a inventar que o tabaco é prejudicial… é só para meter medo.
Já para não falar que conheço um fulano que a anos que não usa cinto de segurança, tem uma geringonça para desligar o alarme quando quer.
Por outro lado tenho amigos que morreram com cinto posto, coincidência?!?!
Lá está, está assim provado que os cintos de segurança são perigosos! Vamo-nos revoltar contra os cintos! “Tenho liberdade de escolha, o corpo é meu!”
Um pouco de cultura, LOL
https://gulbenkian.pt/cam/works_cam/toma-arsenico-joao-ora-porque-nao-has-de-tu-tomar-arsenico-148456/
Origem: “As Pupilas do Senhor Reitor” Júlio Dinis
https://triplov.com/contos/julio_dinis/pupilas_senhor_reitor/capitulo_21.htm
“A pandemia do medo continua.” exato, a pandemia de comentários vindos de burros com tu…. E a tua mulher (para estar contigo)
Não somos donos da verdade, assumimos as nossas decisões conforme a nossa experiência de vida…
Comprei há 14 anos, a vacina que ia combater o cancro do colo do útero, como amo muito a minha filha, que na altura tinha 12 anos comprei a vacina e diz com que ela a levasse, para a proteger.
Anos mais tarde vi no telejornal a noticia de que as vacinas em causa estavam a provocar justamente o cancro para o qual tinham sido criadas para combater.
Vacinas experimentais nunca mais.
O que é uma “vacina experimental”? Quais é que não são “experimentais”?
Parece-me que uma “vacina experimental” é uma que causa cancro.
Ou tens uma resposta melhor?
Então devia ser uma “vacina cancerígena”, não? 😀
Quantas doses já levaste?
As pessoas ja vivem desde que nasceram, mas so agora e que descobriram pormenores como taxa de mortalidade, e doencas virais. Precisam que a comunicacao social lhes diga como e o mundo. E novidades ha ?
Podias era colocar a hora e dia da entrevista para verificar…digo eu
https://m.youtube.com/watch?v=3s_bVD7XLNk
copiando que alguem postou.
O negocio
https://www.youtube.com/watch?v=nYIJxoh7gqw
os testes
https://www.youtube.com/watch?v=_LzcGOjDl8Q
e as exigencias
https://www.youtube.com/watch?v=2zoSSHx9QtA
A noticia (link) percentagem antes das vacinas, e faz comparação com a gripe sazonal e outros vírus.
https ://www.noticiasaominuto.com/mundo/1425129/covid-19-taxa-estimada-de-mortalidade-e-de-3-4-maior-do-que-a-gripe
Hoje é arroz carolino ou basmati ? É ver uma notícia destas e cai aqui a malta do ” o covid é falso ” irra !!!