Cientistas redigem carta aberta contra a publicidade infiltrada nos sonhos
Um grupo de investigadores do sono alega que as empresas querem infiltrar a sua publicidade nos nossos sonhos, tendo já começado com esta prática. Num mundo altamente massificado, onde o crescimento da concorrência é inevitável, será a esta a forma que as empresas encontraram de se diferenciar?
Ou seja, estarem presentes num momento em que nenhuma outra está?
Questões éticas relacionadas com a infiltração nos sonhos
Um grupo de 40 investigadores do sono assinou uma carta aberta a alertar aos legisladores que regulamentam a targeted dream incubation (TDI), em português, incubação de sonhos. De acordo com a Science Magazine, a carta refere que grandes empresas como a Molson Coors e Birger King, estão ativamente a tentar infiltrar-se nos sonhos dos potenciais clientes.
Plantar sonhos na mente das pessoas com o objetivo de vender produtos, para não mencionar substâncias viciantes, levanta importantes questões éticas.
Escreveram os investigadores do sono na carta dirigida aos legisladores, acrescentando que a publicidade através de TDI não é um truque divertido e pode até ser uma “ladeira escorregadia com consequência reais".
Os nossos sonhos não podem tornar-se apenas mais um recreio para a publicidade das empresas.
Referiram.
A título de exemplo, os investigadores mencionaram o caso da Molson Coors – a empresa-mãe da Coors, Blue Moon e cervejas Miller -, citando que aquela utilizou métodos de TDI para publicitar nos sonhos das pessoas, dias antes do Super Bowl. Para isso, convidaram participantes dispostos a ver um vídeo que lhes iriam induzir os sonhos. De acordo com a Molson Coors, aquele, criado com a ajuda de uma especialista do sono, incluía imagens e sons de cascatas, montanhas e Coors e devia ser visualizado antes de adormecerem.
Mais do que isso, os participantes poderiam ganhar um pack de 12 Coors, se enviassem o mesmo vídeo para amigos, de forma a que fossem também eles induzidos.
Não é um problema, mas cientistas temem que venha a ser
Pensar que as empresas se infiltram nos nossos sonhos publicitando os seus produtos parece descabido. No entanto, parece estar a acontecer. Embora ainda exija a participação ativa do espectador, os investigadores do sono alertam para uma evolução perigosa do conceito, onde são utilizados, por exemplo, altifalantes inteligentes e cuja atuação passará despercebida ao consumidor.
[É] fácil imaginar um mundo em que altifalantes inteligentes [...] se tornam instrumentos de publicidade passiva, inconsciente, da noite para o dia, com ou sem a nossa permissão. Estas bandas sonoras tornar-se-iam cenário de fundo para o nosso sono, da mesma forma que os intermináveis cartazes das estradas americanas se tornaram para a nossa vida acordada.
Escreveram os investigadores do sono.
Apesar de parecer um exagero, os cientistas querem apenas que os legisladores atuem de alguma forma a esta respeito, para que não se torne um problema.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Futurism
Neste artigo: incubação do sono, snhos, sono, TDI
Imagino um telemóvel ou qualquer outro aparelho inteligente como colunas a detetarem o silencio da noite e com um som baixinho como se sussurrasse compra compra compra compra iphone, carro novo, a mulher do visinho é melhor que a tua, investe na bolsa, tem confiança em ti que vais ficar rico no casino. e com um bocado de sorte ainda lhes repondes a dormir. hahahaha
se fosse so isso era so deixar a bateria acabar ou desligar o maldito
Era janela fora na hora!
Isto já está estudado há muitos anos mas em pequena escala e talvez nem apenas com voluntários. Não funciona com colunas ou alto-falantes, são radiações noutras frequências que não interpretadas e traduzidas pelo aparelho auditivo mas também não é voice-to-skull, devem ser radiações apenas dirigidas ao subconsciente que não deverão ser perceptíveis por todos. O corpo humano + campo electromagnético que o circunda são uma antena com capacidade quer de emissão quer de recepção. A partir daí as possibilidades são imensas. Se virem lucro e eficácia nisto e ficar para as empresas mais em conta que um comercial na tv às duas da manhã, implementam isto em maior escala e até durante o dia. Ninguém quer saber de ética para nada quando o negócio é bom.
É o que sempre digo, e sempre disse. Vai chegar a um ponto em que o Governo ou Estado vai mandar em nós, e nem precisa de ser o estado mas organizações poderosas, como por exemplo? Algumas coisas que vemos nos filmes irão muito em breve se tornar realidade (e algumas delas já estão em prática)
Controlo da mente;
Leitura dos pensamentos;
Controlo Corporal;
Efeito “bolha protectora” (não consegues sair de certas zonas)
Policiamento em Robots;
Carros voadores;
Escravidão;
Implementação de nano Chips; (Ya sou louco.. procurem por chips e nanochips o pplware tem noticias recentes..)
Reconhecimento Facial avançado (estas na rua, é feita uma leitura da tua cara e já sabem quem és, e todos teus dados biográficos)
E muitooo muiiiito mais, é filmes a mais? Vai ser feita de forma gradual, como disse num artigo.
Podem negar, podem recusar. A verdade esta a vir a caminho e em muito em breve muitos dos quais duvidam, vão tanto clamar a vida como era antigamente.
Mas sim têm razão, já não será possível! Quando chegar chegou, é ai que vai começar a Guerra imperial de quem tem MELHOR TECNOLOGIA, a 3º Guerra Mundial será a nível de tecnologia (obviamente com armas também).
É assim que se instala aos poucos, as pessoas aceitam e aceitam e vão aceitando sem sair out-of-box e depois quando olharem para trás e para o passado, não poderão recusar as escolhas feitas.
lol
Felizmente já tenho o meu chapéu de alumínio 😀
Adoro as teorias da conspiração que por aqui circulam, é melhor que ir ao cinema.
É pena já ser tarde e não dar para fazer pipocas.
teorias da conspiração ou não ou o lol da Marisa, a verdade é que se analisarmos vamos mesmo a caminho disso, chegará altura que para dar 1 pe$?o vai ficar registado
O único controlo em marcha é o do pensamento único. Já é bastante visível isso.
Discordar do politicamente correcto é visto como uma ofensa e até crime. Chamar cigano a um cigano é proibido, a menos que seja no contexto de vitimismo.
O poder está no voto.
o voto não é poder, meu amigo, logo que o depositas na urna, o teu poder … faleceu 😀
Mete mais Tabaco, e tira o chapéu de alumínio
Se o sistema um dia chegar ao ponto de me deixar escolher o sonho que quero ter, como quero ter e com quem quero ter… têm aqui um cliente.
E quem não deseja comprar os produtos dos seus sonhos? 😉
paga imposto!
Tem pesadelos 😛
Será que o Pornhub já utiliza essas técnicas? Esta noite tive uns sonhos…
Penso que o número 3 do art.º 9.º do Dec.-Lei n.º 330/90 já nos protege contra essa técnica. Ora, se a lei existe, é porque já houve necessidade de a fazer. De facto, as primeiras experiências de uso de publicidade subliminar datam dos finais da década de 1950, mas os primeiros estudos sobre a perceção subliminar foram realizados nos finais do século XIX. Claro que publicidade subliminar não é a mesma coisa que TDI mas os efeitos serão os mesmos (partindo do princípio de que funcionam, quer uma, quer outra), já que são ambas se dirigem à mesma região do cérebro, o subconsciente. (Isto estraga um bocadinho as teorias da conspiração, não?)
Possa, agora já vai de lavagem cerebral pra vender tudo ???? O mundo esta mesmo perdido !
O que gosto mais nesta altura é que estão aí todos os sinais que precederam o desmoronamento das grandes civilizações antigas, e poucos percebem… e não me estou a referir a chips e a mensagens subliminares nocturnas, mas sim à decadência generalizada e promoção de tudo quanto é errado, como sendo o correcto.
Felizmente que o processo de destruição desta vez será acelerado a uma velocidade incrível e não será preciso esperar centenas de anos, poucas dezenas de anos bastará.
Continuem a preocupar-se com os chips na vacina, 5G, nanobots e outras palermices e não olhem para os verdadeiros problemas… vocês mesmos, que vão ver o que vos acontece num futuro já não tão distante quanto isso.
Haha .. Ha cada palhaçço
Sabes bem quem é o mestre da ilusão.
Tenho dúvidas das dezenas de anos, ainda há margem para maior degredo na condição humana mas ao ritmo dos acontecimentos diria que resolvemos isto antes do final da década. Tempos fantásticos sem dúvida.
Já cada cromo por estes comentários