Cientistas querem ajuda do público para procurar buracos negros
Isto estará significativamente longe de fazer de si astronauta, mas pode resultar numa experiência interessante. Os cientistas querem que o público os ajude a detetar buracos negros.
Os buracos negros são impressionantes, mas o seu estudo é altamente complexo. Afinal, são muito densos, têm muita massa, e possuem um forte efeito gravitacional.
Apesar de engolirem tudo o que se aproxima deles, é possível detetá-los, pois os seus efeitos podem ser observados a anos-luz de distância. Tendo em conta a (in)finitude do Universo, os cientistas querem, agora, que o público os ajude a identificar mais buracos negros, em nome da exploração científica.
De nome Black Hole Hunter, este projeto convida o público a investigar os dados recolhidos pelo Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS) da NASA, por forma a procurar sinais de um buraco negro.
Os cientistas cidadãos deverão recorrer a uma técnica chamada microlente gravitacional, observando como o brilho da luz de várias estrelas se altera ao longo do tempo, procurando indícios de que um buraco negro possa ter passado à frente de uma estrela e distorcido a luz que dela emana.
Desta forma, os participantes do projeto deverão identificar estas potências espaciais que, de outra forma, seriam invisíveis.
Os buracos negros são invisíveis. A sua força gravitacional é tão forte que nem a luz consegue escapar, tornando-os incrivelmente difíceis de ver, mesmo com equipamento especializado.
Mas essa força gravitacional é também a forma como os podemos detetar, porque é tão forte que consegue distorcer e focar a luz, atuando como uma lente que amplia a luz das estrelas. Podemos detetar esta ampliação e é assim que sabemos que existe um buraco negro.
Sabemos que a nossa galáxia está repleta de buracos negros, mas só encontrámos uma mão cheia deles.
Explicou o investigador Matt Middleton, da Universidade de Southampton, num comunicado, dizendo ao público que pode ajudar os cientistas a mudar isso.
O público interessado, "qualquer pessoa de qualquer idade", pode procurá-los no Zooniverse, que também acolhe outros projetos de ciência cidadã e inclui formação sobre como detetar indícios de um buraco negro.
Tudo o que é preciso é um interesse pelo espaço e o pouco ou muito tempo que se possa dedicar à análise dos gráficos e ajudar-nos a detetar os padrões que podem revelar um buraco negro.
O teu trabalho contribuirá diretamente para a investigação científica real e estarás a ajudar a tornar visível o invisível.
Disse, apelando, o investigador Adam McMaster.
Pagam bem?
Também recebes dinheiro para manteigar a Google, a Apple ou a Tesla, ou os VÊ?
Não recebo dinheiro de nenhum deles, mas tenho pena. Num país onde tudo está tão caro tem que se arranjar fonte de rendimento.
Apple não tenho
Google uso pouco e se pudesse não usava nada.
Tesla até me desvio só para não ficar na foto
E veículos electricos só o elevador cá do prédio, lol
E já agora Buraco negro foi o estado em que ficou Portugal depois de 1974
Ainda bem que tens liberdade para falar disso por aqui.
Não é preciso temos o PS.
Com buracos negros ficam muitos quando o PSD está no poder, é tipo dieta forçada.
Como as vezes que a Troika cá esteve?
Esses iluminados da troika tambem forçam dietas no povo que não funcionam.
Eu quando empresto dinheiro também quero me me paguem, e com juros.
então não queiras que os teus devedores morram à fome e tal, ou com falta de saude, convem!
X, não é daqueles que me vai dizer que quem chamou a Troika foi o Passos, pois não?
Já houve mais que um que me disse isso e virei-lhe as costas de imediato e disse-lhe que era demasiado burro para falar comigo desses assuntos e que se fosse informar primeiro.
Ora diga-me lá Sua Senhoria como é que se gere um país falido, sem dinheiro para pagar o mês seguinte aos reformados e função pública?
Já sei, aumenta-se os salários e pensões, certo?
Com que dinheiro? Isso não interessa, depois logo se vê…
Mas como nunca ninguém pensou nisto? Genial… Estamos falidos, vamos aumentar as reformas.
Isto vai dar um filme, Uma Mente Brilhante, Parte 2, Versão à Lá Tuga.
Tiveram que se fazer cortes, que foram acordados entre o PS e os credores…
Mal por mal não estivemos como na Grécia, onde até as contas bancárias congelaram.
Na Grécia agradeceram ao PS lá do sítio com uma derrota monumental, praticamente desapareceram, aqui damos-lhes a maioria LOL…
Buracos negros? Já vi muitos e é bem verdade que engolem tudo….
Vou ter com um em breve… até já sei onde está e tudo…