Alemanha, Itália e França também suspendem vacina da AstraZeneca
A lista de países que têm vindo a suspender a vacina da AstraZeneca já é longa. Dinamarca, Áustria, Estónia, Lituânia, Luxemburgo e Letónia são alguns dos exemplos que já o tinham feito e mais recentemente a Alemanha, Itália e França seguiram o mesmo caminho.
Em Portugal continua a confiança nesta vacina, podendo ser administrada a pessoas de todas as idades. Mas, porque é que Portugal mantém a confiança?
A Alemanha foi o mais recente país a suspender a vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca. Segundo informações, foram detetados novos casos de possíveis efeitos secundários após a administração da vacina. O Ministério da Saúde alemão afirmou que a decisão foi tomada por “precaução” em linha com as recomendações da agência reguladora Paul Ehrlich Institute, revela o Publico.
O ministério destacou que é agora da responsabilidade da Agência Europeia de Medicamentos decidir “se e como a nova informação irá afetar a autorização da vacina”, tendo afirmado ainda que os casos reportados estão associados à formação de coágulos sanguíneos em veias cerebrais, embora sem revelar mais detalhes sobre onde ou quando os incidentes ocorreram.
Andrew Pollard, diretor do Oxford Vaccine Group, que desenvolveu a vacina, referiu hoje que a vacina da Astrazeneca é segura, referindo que há “evidências muito tranquilizadoras de que não há aumento no fenómeno do coágulo sanguíneo aqui no Reino Unido, onde a maioria das doses na Europa foi administrada até agora”.
Na Europa são, para já, 13 os países que suspenderam o uso da vacina (ou do lote em questão): Áustria, Bulgária, Dinamarca, Estónia, Holanda, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, e Roménia. O lote que foi entregue na Dinamarca, foi entregue também em mais 16 países europeus. Segundo a RTP, Portugal não estava nesta lista.
Portugal mantém confiança na vacina da AstraZeneca
Neste domingo a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed confirmaram a confiança na vacina da AstraZeneca. "A DGS e o INFARMED, I.P. informam que, com base nos dados atualmente disponíveis e enquanto decorre a investigação, se mantém válida a informação emitida, podendo a vacina continuar a ser administrada"
Em Portugal, adiantam, o Sistema de Farmacovigilância registou até hoje dois casos de eventos tromboembólicos após a tomada da vacina da AstraZeneca, "sendo que não apresentam o mesmo padrão clínico dos que se encontram em avaliação" pelo Comité de Segurança, PRAC, da Agência Europeia de Avaliação de Medicamentos (EMA).
Este artigo tem mais de um ano
Opáááá já são mtos países, bem geralmente onde há fumo…
Tomem que faz bem, alias não tomem 2 doses, tomem 6 doses. Não há efeitos adversos.
+1
É preciso é ver onde onde está o fogo, se é na segurança sanitária, se é em questões politicas.
… ora bem!!!
aqui a vacinas são tão poucas que vão aproveitar todo que venha, mesmo as sobras dos paises que suspenderam a vacina ,
Essa é que é essa. Aqueles que não querem, agora as vacinas vão ser desviadas para outro lado.
Portugal já se sabe. Morreu alguem? Efeitos secundários graves? Continuem, aqui não se desperdiça nada!
Só se dão conta meses ou semanas depois, tipo as mascarás.
Portugal sendo Portugal.
+1
Pode parecer estúpido para muitos partilhar a minha opinião, mas no meu caso se a vacina não for da Moderna ou Pfizer, pode ficar para outro que não a vou tomar. E pelo que se prevê… é o mais certo.
+1 aliás apenas acrescento a da Johnson & Johnson, mesmo que seja apenas 60% é apenas necessário uma dose
+1
Com uma tecnologia nova muito eficaz para que andar com estas vacinas do passado?
Portugal não suspende a vacina porque assim são mais alguns idosos que vão pó galheiro.. e, são menos umas reformas que têm de pagar.
Já suspendeu.
ahaha as pessoas nao tem paciencia nenhuma depois dá nisto LOOL
Maravilhoso! agora as doses que iam para esses Países, podem vir para cá e vacinamos os velhadas, a função Pública – excepto os “preciosos políticos”, os oposicionistas, o Sporting, etc e quando todos baterem a bota, ficam a haver muitos lugares para estacionar. Agora a sério, com tantos Países – e Países que não são quaisquer uns – a suspenderem a AstraZeneca, a DGS e o Infarmed continuam à vontade para dizer que a vacina é segura? Não seria preferível jogar pelo segur, suspender também, e reforçar as encomendas de outras vacinas? Para cobaias, já bastou os tempos negros da Troika…
Se o problema estiver relacionado com um lote que nós não recebemos, faz sentido não suspender a vacina. Se estiverem vários lots em causa, então é melhor suspender e investigar
Quanto a efeitos secundários da vacina. Até agora por falta da vacina mmorreram mais de 16 mil Portugueses. Se com a vacina morrecem algumas pessoas, o que ainda não ocorreu, o saldo era claramente positivo.
O Lote de armas em tancos também andou desapareceu, culpados? Ninguem sabe.
Minha mae com 77 anos e cardiaca ia hoje tomar a vacina. Quando soube q era a astrazaneca recusou.
Fez bem. Sera q todos os pedorosos e governantes
Em portugal com estes problemas graves tambem
Dao a astrazaneca?
Achas mesmo? Esses levam da Pfizer ou da Moderna.
Este é o motivo!!!
https://tvi24.iol.pt/economia/belgica/covid-19-governante-belga-comete-gafe-e-divulga-precos-das-vacinas-para-a-uniao-europeia
xxxiiiiiiii…..
Essa noticia já tem “barbas” brancas…vais buscar um link com uma noticia do ano passado!!
Por cá o Infarmed está na conversa, não faltando o cafezinho com o respectivo cigarrinho
Pois a astrazaneca para os velhos e pobres…as boas sao pros ricos… vamos fazer figura triste… a alemanha italia, espanha tambem vao suspender…
Totalmente de acordo informatico amador o triste tem q morrer mais pessoas em portugal para depois se suspender… la pro verao…. depois umas desculpas tecno dispares… e a culpa continua a morrer solteira em Portugal…
Se depois dos portugueses assados nos incêndios a xuxalhada ainda viu as sondagens a subir, então se esta vacina matar mais uns milhares aí é que os xuxas chegam à maioria absoluta.
Não há outro povo como este…
Parece que o ppl nunca leu a “bula” dos medicamentos…Quase todos, na parte dos efeitos secundários, dizem que 1 em 1000, 1 em 10000, etc, pode provocar reações graves, etc. Esta vacina, é apenas mais um…e se as mortes forem por exemplo 1 em 100.000 ou 1.000.000, não é mesmo nada mau! Lembram-se aí há uns anos, das noticias sobre a “aspirina”, que andava a matar…?! É exactamente a mesma coisa! A parte que me lixa, é ser esta vacina a “menos eficaz”, do lote de vacinas disponíveis, apenas isso.
É preciso entender que em MILHÕES de pessoas vacinadas é inevitável que apareçam todo o tipo de doenças a dada altura após a toma da vacina, é sim preciso estudar se a incidência dessas doenças é superior nos vacinados do que nos não vacinados, o que até agora NÃO SE VERIFICOU, é com muita pena que continuo a ver decisões políticas baseadas no medo e não na ciência.
Para se ter noção da “dimensão” deste eventual efeito adverso, ocorreu em 30 de 5 milhões de pessoas vacinadas (incidência idêntica aos não vacinados) e morreu uma pessoa, o que dá uma taxa de mortalidade de 0,0000002% (!!). Apanhando covid o risco de morrer (assumindo uma taxa de mortalidade de 1%) é 5 milhões de vezes superior ao risco de morrer desse alegado efeito adverso. É fazer as contas. (Fonte EMA)
Mas isto é só o efeito bola de neve. O problema é que começa um a ficar desconfiado, começa logo tudo a ficar desconfiado.
E apesar de não terem números, ou qualquer tipo de informação relevante para que possam provar que a vacina tem efeitos negativos em toda a gente, dada a desconfiança, já ninguém toma.
Mas como o Manel diz é uma questão de números…
Já suspendeu. Mais umas horas e não tinham perdido tempo a escrever esta notícia.