Afinal, porque explodiu a Starship SN10 da SpaceX? Elon Musk explica
Num registo histórico, a SpaceX conseguiu aterrar com êxito a sua nave Starship há uns dias. A SN10 foi a terceira tentativa, e única de sucesso, de um conjunto de testes da SpaceX para controlar o foguete de forma a que pouse na posição vertical.
Apesar desse feito, passados alguns minutos, deu-se uma explosão. Mas qual terá sido o motivo? Elon Musk explica.
Starship e o objetivo da SpaceX
O objetivo principal dos protótipos do foguete Starship da SpaceX é a realização de testes dos movimentos controlados para colocar o foguete em posição vertical e pousar. Ou seja, a manobra de bellyflop na qual o foguete vai da posição horizontal para a vertical.
A Starship consiste em dois elementos: uma nave espacial de 165 pés de altura (50 metros) chamada Starship e um foguete gigante conhecido como Super Heavy, ambos projetados para serem total e rapidamente reutilizáveis. Ambos serão movidos pelos motores Raptor de próxima geração da SpaceX – seis para a Starship e cerca de 30 para Super Heavy, revelou Elon Musk.
Além disso, o grande objetivo passa levar carga pesada e passageiros humanos para lá da órbita terrestre.
Nos três testes já realizados apenas o último, com o foguete SN10 é que a aterragem foi concluída com sucesso. Nas anteriores, ao chegar ao solo, os foguetes SN8 e SN9 explodiram logo no momento da aterragem.
Porém, passados poucos minutos de um registo histórico, encarado pela empresa como um verdadeiro sucesso, também a SN10 acabou por explodir.
Elon Musk explicou o que aconteceu à Starship SN10
As causas para tal acontecimento ainda não eram conhecidas, mas agora, depois da avaliação técnica, Elon Musk usou as redes sociais para falar um pouco do problema, que será corrigido já no próximo protótipo.
SN10 engine was low on thrust due (probably) to partial helium ingestion from fuel header tank. Impact of 10m/s crushed legs & part of skirt. Multiple fixes in work for SN11.
— Elon Musk (@elonmusk) March 9, 2021
Segundo refere, a explosão aconteceu porque o motor do Starship SN10 estava com baixo impulso e que, provavelmente, devido à ingestão parcial de hélio do tanque de combustível. Com o embate, as pernas e a saia do foguete ficaram esmagadas, provocando então a explosão.
Entretanto, esse problema já está a ser corrigido no protótipo Starship SN11.
Este artigo tem mais de um ano
Quantos SN virão???
Os que forem necessários.
Muitos, isto ainda são voo suborbitais, voos orbitais previstos para o final do ano eles estao a fazer um prototipo a cada 2 semanas
Os suficientes para validarem o conceito :). É a fórmula tentativa-erro, até dar certo.
Não é bem tentativa erro ahah tentativa erro é quando não sabes bem e vais tentando ahah eles estão constantemente a melhorar os prototipos este foi o primeiro a aterrar apenas à 3º tentativa
O próximo a descolar é o 11.
O 15 está a ser construído.
Já são explosões a mais.É muito estranho… 😐
explosões a mais ?? em prototipos ? ahah conseguir aterrar isto apenas à 3º tentativa é que é incrivel
Ainda que rebentem mil, ficarão certamente mais baratas a longo prazo que os brinquedos da NASA.
na minha opinião ainda nada se compara com os Vaivéns da NASA! super práticos e reutilizáveis! apenas tinham de arranjar maneira de melhorar o meio de os levarem la pra cima (cortar custos). Porque nao, simplesmente voar ate ao espaço? ja deve haver tecnologia de escudos térmicos e de combustão que possibilitassem isto.
O problema do shuttle é que reutilização era muito fogo de vista porque na realidade grande parte do escudo termico tinha que se trocar os motores tinham que ser todos retirados e mudar uma carrada de peças no final das contas o ganho era muito residual e no caso do SRB até fiacava o mesmo preço que fazer novo isso e o facto de ter morto 14 pessoas tambem nao ajudou para a decisao do fim do programa.O dificil não é ir para cima o dificil é a velocidade horizontal
Continuo a achar um monte de lata a tentar voar. com todo o respeito pelo Elon.
Em vez de gastarem milhões atras de milhões para ir ver marcianos e outros, gastassem na pobreza,doenças, nas alterações climatéricas etc é que fazia sentido