3 de julho foi o dia mais quente alguma vez registado na história do planeta
Não é segredo que o planeta está a aquecer a um ritmo elevado e que cada vez mais as mudanças climáticas são visíveis. Um novo marco aconteceu na passada segunda-feira. O dia 3 de julho foi o dia mais quente alguma vez registado na história do planeta.
O dia mais quente de sempre no planeta
Este novo momento é histórico, mas não pela positiva. A informação surgiu dos dados partilhados pelo Centros Nacionais de Previsão Ambiental dos EUA e mostra que um novo valor máximo no que toca à temperatura do planeta foi atingido.
O dia 3 de julho foi o mais quente a nível mundial e isso acontece depois de um mês de junho extremamente quente, que também se fez sentir em Portugal. Pela primeira vez em junho, a temperatura global do ar à superfície excedeu os níveis pré-industriais em mais de 1,5 graus Celsius, segundo o serviço Copérnico.
Nesse dia a temperatura média global atingiu os 17,01 graus Celsius, superando o recorde de agosto de 2016 de 16,92 °C. Este valor foi atingido de forma global, sustentado pelas muitas ondas de calor que estão a afetar vários locais em todo o planeta.
Foi batido o recorde de temperatura
A título de exemplo, o sul dos EUA tem estado sob uma intensa onda de calor nas últimas semanas. Também na China, uma onda de calor duradoura continuou, com temperaturas acima de 35 °C. O norte da África não é diferente e registou temperaturas próximas a 50 °C. A Antártica, atualmente no seu inverno, registou temperaturas anormalmente altas.
Este é um momento importante e que não deverá ser comemorado, segundo os especialistas. Esta mudança e os valores máximos de temperatura são uma sentença de morte para pessoas e ecossistemas. Os cientistas revelaram que culpa é das mudanças climáticas, combinadas com um padrão emergente de El Niño.
Infelizmente este promete ser apenas o primeiro de uma série de novos recordes que vão ser estabelecidos este ano. As emissões crescentes de dióxido de carbono e de gases de efeito estufa, juntamente com um crescente evento El Niño, vão levar as temperaturas a novos recordes.
Este artigo tem mais de um ano
No lugar onde vivo não passou dos 13 graus com chuva , para verão foi muito baixo, a chuva aqui é normal, não sei onde foram buscar essa medias. Mesmo em PT nesta época já vi muitas vezes acima dos 40º C e já foi á muitos anos, quando ainda se ouvia falar pouco em alterações. Isto é cíclico,
ciclico é sem dúvida…mas se fores ver o ciclo, estão cada vez atingir novos picos e records…
https://berkeleyearth.org/global-temperature-report-for-2022/
Quando falas em cíclico estás a falar de quanto tempo, um ano, 5 anos, 10 anos, 20 anos? É que eu não quero abdicar da minha vida comodista e quero usar “essa” do cíclicocomo desculpa, mas não percebo nada de Termologia.
Na volta, há-de haver sítios na Antártida que não passaram do zero, e nem por isso deixou de ser batido o recorde das temperaturas. Ele mede-se em termos médios mundiais, e aí não há margem para dúvidas: é sempre a subir, e já ultrapassou todos os limites da segurança climática. É evidente que divulgar isso é considerado inoportuno pelos capitalistas, que querem continuar a explorar como se nada fosse negócios que poluem à fartazana – venda de combustíveis e carros, aviação, navios de cruzeiro, produção de betão. E é para isso que eles investem fortunas a contratar pseudo-cientistas que os ajudem a atirar areia aos olhos das pessoas.
Notícia hilariante, qual a margem de erro de medição de temperatura?
É mais ou menos que 0.09ºC ?
Primeiro começemos com o nivel de erro da estações…
Depois as mudanças de posição das estações e envolventes respectivas…
Depois a quantidade das estações e que partes da terra cobrem.
Depois quantas estão no mar só 2/3 do planeta.
Explica lá Grunho qual foi a temperatura no dia mais quente no século XVI?
Oops.!
A única grande variável nas emissões desde há uns anos a esta parte foi o fabrico desmesurado de baterias. Continuem que estao no bom caminho.
Entretanto
https://prp.pt/londres-proibida-as-trotinetas-e-monociclos-eletricos-privados-na-rede-de-transportes/
Ou seja, no canada pode estar tudo arder que não ha problema.
Como é que podes dizer que é ciclico se os recordes tem sido batidos? e em forma de média?
Ciclico é uma temperatura maxima ter surgido num lugar qualquer.
Pessoas como tu deviam de viver em marco Canavezes em pleno agosto para sentirem o que é ter a agua racionada de x a x horas 😉
Que tal leres sobrea História do Clima. Julgas que só começou há 30 anos?
“Desde que há registo”
Exactamente, e se o Homem é o culpado por todo o “carbono” que solta na atmosfera, como explicam os “cientistas” o fim da “Era do gelo”? O que fez subir a temperatura naquela altura?
Milhares ou até milhões de anos e não a subida repentina (que continua a acontecer) durante um século
Mediste a subida dos níveis no mar no passado?
O “repentino” é da propaganda. Não está estabelecido nem é possível determinar.
Quem é que falou em subida dos nível do mar?
Basta ler os artigos que falam disso. Não é de compreensão difícil. Os ciclos existem, só que demoram muitos milhares de anos. Nada comparável com agora.
E sim, desde que há registo, isso significa registo humano. Podem ter havido outras épocas com dias mais quentes, mas não foram registrados.
Não tens termo de comparação. Onde está ciência com tal precisão no passado. Nem sequer a hoje tens pois não consegues determinar com precisão o nível do mar devido a vários factor como abatimento de costa, quantidade de água, subida de costa, variação posicional do planeta.
Claro claro. Toda uma ciência feita às 3 pancadas como os teus argumentos.
O dia mais quente alguma vez registado na história do planeta, planeta esse que tem bilioes de anos e os registos de temperatura por volta de 100 anos.
Que grande escala e rigor…
Os primeiros registos de temperatura foram efetuados já no século 18…. que grande escala e rigor….o teu comentário. Anders Celsius diz-te alguma coisa?
Mesmo assim tens ideia do que sao bilioes de anos ?
Tens razão, são muitos anos e, de facto, houve alturas que a Terra não teve gelo.
Agora pára um bocado e vê o gráfico da subida da temperatura média nos últimos 100-200 anos e, se tens noção de escala, perceberás perfeitamente do que se está a falar e dos riscos possíveis de a escala se tornar exponencial no médio ou longo prazo
Anders tinha termóteros com a mesma precisão e mediam o mesmo há 200 anos?
Os termometros estavam nas mesmas posições de hoje e com a mesma envolvente?
Quantos termometros o Anders tinha no meio do oceano? E em altitude?
Que raio , foram á escola e não deram sequer significado ao que a expressão Método Cientifico significa.
Mais uma vez de prova que as relações social destroíem sempre a ciência se existir conflito. Se 2000000 vs 1 dizem que X é Y a maioria acredita.
Ainda bem que tens noção do Método Científico. Achas mesmo que o IPCC não tem noção disso e tira os dados do cú e não tem em conta o intervalo de confiança? A questão do aquecimento do planeta já tem décadas não é de agora.
Tens razão em que se deve ser céptico e questionar a precisão dos termómetros. Mas é curioso que o que se passa é precisamente o contrário, os termómetros de mercúrio são mais precisos que os electrónicos.
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/3639894/
O problema é que muita gente, os políticos, normalmente, colocam tudo nas costas do aquecimento global e isso pode descredibilizar o problema. Por exemplo quando se associa terramotos ou fogos ao aquecimento global. Alguns fenómenos podem estar relacionados, mas indirectamente.
Desde quando o tempo foi estável? Que interesses serve esta lengalenga? Follow the money!
Ninguém diz que o tempo é estável MAS o que está a mudar é a frequência e a redução desse ciclo de mudança. É assim tão difícil de entender?
Ok, vamos já todos mudar isso. Esperem só um bocadinho que vou ali e já venho.
Gostava de ver um mapa mundial com as temperaturas localizadas no rcord de 2016 e agora este de 2023.
Por acaso ontem deu um documentário sobre o poder das petroliferas na RTP3
https://www.rtp.pt/play/p11493/e702739/o-poder-das-grandes-petroliferas
Vejam lá se a Exxon discorda ou não sobre as alterações climáticas…
Não dou 5 anos pra começar haver taxinhas por causa do aquecimento global.
Já há, mas nada impede de haver mais no futuro.
À conta de tanta taxa é que eu não me preocupo em poupar água, reciclar, poluir menos, etc…Eu pago para os outros o fazerem por mim.
Já existem
O dia mais quente do ano foi dia 14 de Fevereiro.
I see what you did here =)
Verdade. A aceleração é de tal forma e o consumo de combustíveis fósseis tão grande, grande parte dos acréscimos induzidos pela Índia, China e Oriente que nem que tudo parasse amanhã, isto iria reduzir-se.
Caminhamos freneticamente para a hecatombe.
A amplitude térmica também é maior, pois as noites são mais frias. Uma das principais soluções: plantemos árvores e não cortemos as que existem!
Nao pode ser. O espaço na orla montanhosa faz falta para as eólicas e a pkanicie para os painéis fotovoltaicos.