Qual o melhor browser para a bateria do seu PC Windows 10?
A bateria num computador portátil é um dos elementos mais importantes e que a maior das vezes é o mais descurado pelos utilizadores.
Algo que influência a sua duração e os seus consumos são os browsers e a navegação na Internet. Para avaliar o melhor browser para o Windows 10 foram feitos testes exaustivos. Conheça os vencedores!
Quando a Microsoft lançou o Windows 10 uma das suas preocupações foi optimizar os consumos de energia, garantindo aos utilizadores deste SO mais algum precioso tempo para utilização dos seus computadores portáteis.
O objectivo deste teste realizado pelo site Digital Citizen, era avaliar das diferentes ofertas que estão no mercado qual será o melhor browser para correr no Windows 10, não com o foco nas tecnologias mas sim no consumo de bateria.
Como base desses testes foram escolhidas três máquinas recentes, e que tinham o Windows 10 instalado, bem como as mais recentes versões dos principais browsers do mercado.
ASUS ZenBook UX305F
Ecrã de 13.3" sensível ao toque com resolução 3200x1800, um processador dual-core Intel Core M-5Y10 a 1.2 GHz, com Intel HD Graphics 5300, 8GB de RAM DDR3 e um disco SSD da SanDisk de 256GB
Microsoft Surface Pro 3
Ecrã de 12" sensível ao toque com resolução 2160 x 1440, um processador quad-core Intel Core i5-4300 a 1.9 GHz, com Intel HD Graphics 4400, 8 GB de RAM DRR3 e um disco SSD feito pela Samsung, com 256 GB de espaço de armazenamento
Toshiba Portege Z20t-B
Ecrã de 12.5" sensível ao toque com 1080p de resolução, um processador dual-core Intel Core M-5Y71 a 1.20GHz com Intel HD Graphics 5300, 8GB de RAM DDR3 e um disco SSD fabricado pela Toshiba, com 256 GB de espaço.
ASUS ZenBook UX305F
Nesta primeira máquina o comportamento dos browsers seguiu um padrão que foi encontrado e que veio mostrar que apesar da sua fama, os browsers da Microsoft ainda dão cartas.
A liderança aqui pertenceu ao Internet Explorer e ao Edge, separados apenas por 3%, bem menos que os 11%, os 18 e os 22% dos seguintes classificados.
Com uma distância bem grande ficou o browser da Google, o Chrome, que conseguiu dar uma vida útil de quase menos 1 hora face ao Internet Explorer.
Microsoft Surface Pro 3
Na segunda máquina, um dos actuais estandartes da Microsoft, o cenário repete-se, com o IE e o Edge a manterem a liderança, aqui com uma diferença ligeiramente menor.
Também aqui o Chrome é batido, e relegado para o fim da tabela, com quase 30% de diferença face ao IE e com menos uma hora de utilização prática.
Toshiba Portege Z20t-B
Por fim surgem os resultados da última máquina. Neste caso a ordem manteve-se, mas com diferenças menores. O IE e o Edge estacam-se dos restantes concorrentes, com apenas meia hora de diferença entre estes e os últimos classificados.
A única diferença está no último lugar, que é agora partilhado entre o Opera e o Chrome. Muito perto, e em terceiro lugar, está o Firefox.
Conclusões
As conclusões destes testes são muito simples e em grande parte conhecidas do senso comum da maioria dos utilizadores.
Em primeiro lugar o browser da Google é uma das piores ferramentas que podem ser usadas no que toca aos consumos de bateria. As diferenças de uma quase hora revelam que este browser é mesmo agressivo para o Windows 10 e para o hardware onde corre.
Mas a parte positiva do teste foi verificar que o Internet Explorer continua a ser o browser capaz de dar aos utilizadores a maior duração de bateria. A diferença para a concorrência é grande, mas a mais recente criação da Microsoft, o Edge, segue os seus passos e é ele também bastante eficiente em termos energéticos.
Mesmo com os seus dias contados e sem ser melhorado, o Internet Explorer é ainda um browser que consegue dar ao utilizador a melhor eficiência energética.
Surpresos com estes resultados? O IE é ainda um browser interessante?
Este artigo tem mais de um ano
Tenho que usar mais vezes o Edge no meu tablet…
o meu fiat uno também consome menos que um Porsche
Mesmo assim a alternativa ao Chrome (suponho que seja o teu Porche) tens sempre o Firefox e faz tudo e mais algumas coisas (como a privacidade, etc) que o Chrome faz!
Portanto, o Firefox é uma espécie de Peugeot RCZ R 🙂 .
O Firefox não suporta Flash. Isso é um problema em inúmeros sites por enquanto, e isso visto por mim agora que fiz a mudança de Chrome para FF por ser melhor a gerir memória.. Dou por mim a ter de abrir alguns sites com o Chrome, outros com o FF e o Facebook com o Edge, pois é muito mais rápido que os outros dois nesse site.
Não suporta? acho que só tens é que “Permitir e Memorizar”..
estamos a falar de milisegundos. dificilmente notas diferença
Na “bicha” anda tudo à mesma velocidade, seja Porsche ou Uno.
Diferença de uma hora na bateria, por causa do Browser. Damn google!!
Boa analise, gostaria que realizassem o mesmo teste para MAC.
Os resultados devem ser similares, com a diferença que o safari apresentaria valores semelhantes, ou ligeiramente melhores que o ie/edge
Ou não 🙂
+1
http://blog.getbatterybox.com/which-browser-is-the-most-energy-efficient-chrome-vs-safari-vs-firefox/
Ligeiramente melhores?
10 horas não são “ligeiramente melhores”, são mais do dobro!
Diz antes 5h isto são testes a levar a máquina ao máximo
Diz antes 10, tu nem acreditas!
O Safari no Mac é perfeito, nem ouves as ventoinhas, não há nada assim no Windows!
Utilização normal sim, não falta ai portáteis/tablets que chegam as 10h o meu de asus 350€ passa das 9h.
Em Ambiente de testes Mac (ou qualquer outra máquina) não faz mais que 5/6h mas para saberes isso tinhas que saber alguma coisa de coisas digamos. E conheço um bom otorrinolaringologista para tratar o problema da ventoinha.
Mas para não dizeres que é conversa de haters e cenas deixo-te o mesmo tipo de teste por um portal “Apple Fan Approved” e podes confirmar 5/6 horas
http://www.macworld.com/article/2926932/battery-life-go-all-day-with-any-apples-mac-laptops.html
Mark,
Não discuto que estes testes são mais puxados que a utilização normal e como tal dará menos do que 10 horas, mas testes de consumo feitos em condições diferentes não são comparáveis, como tal não podes afirmar isso.
Começa logo com os ecrãs que quase de certeza não são colocados com a mesma luminosidade nos dois blogs, e isso afecta de forma significativa o consumo. E depois são as condições da rede WiFi e as definições de consumo nos aparelhos – se são comparáveis e permitem realizar densidade de trabalho semelhante.
o edge ainda tem mtos problemas, usem antes o IE que n tem o RAM bug do edge. e o iE tem adblock que o edge n tem
Por acaso já ha uma forma de ter addblock no edge, é so pesquisar no google!
Impressionante, o google chrome sempre foi um tipo de browser muito puxado, já que nem todos os pcs aguentam o chrome, principalmente os mais velhinhos, eu tenho usado mais vezes o firefox, sempre foi o meu browser favorito, mas o edge também não está mau, mas nunca pensei que o IE poupasse tão pouco no consumo.
Fiquei surpreendido com o firefox pela positiva…
então e o safari?
Infelizmente já não funciona em Windows 🙁 .
Esqueceram-se de referir se no chrome e no firefox havia alguma extensão instalada ou não.
Para ganhar aqueles ms nos benchmarks o consumo é muito superior. A realidade é que o Chrome já não é o melhor browser do mercado.
Mas alguma vez foi?
O Chrome é mesmo o pior…. em tudo!
Durações de baterias ridículas, mesmo no melhor caso!
Dentro da média para qualquer portátil. Isto são testes a levar a máquina ao máximo muito dificilmente uma máquina passa das 5h quando levado ao máximo.
Que levar ao máximo?
Web browsing?
Só se for em PCs!
Testes, Benchmarks sabes o que isso é? Numa utilização normal dura muito mais
Que é feito da metodologia das experiências?
lol “fiat Porsche”
é mais assim a MS esta a abamdonar o Petrleo… java, flache, etc…. para electrico html5.
o java não sei com a compra da roboVM talves tenha futuro?????? e que o java é muito utilizado mas é mesmo “igualzinho” ao android.