Opera oferece finalmente a opção de sincronização de favoritos
A guerra pelo domínio no mundo dos browsers tem levado as empresas que os desenvolvem a criar novas tecnologias e a disponibiliza-las de forma muito rápida.
Os concorrentes crónicos são bem conhecidos de todos, mas por vezes alguns dos mais pequenos acabam por mostrar que também são capazes de dar aos seus utilizadores o que estes procuram e precisam.
Foi por isso que agora a equipa que desenvolve o Opera resolveu dar a este browser uma funcionalidade há muito pedida, a capacidade de sincronizar os favoritos.
O Opera, desde que aderiu ao motor do Chromium, tem conseguido desenvolver-se ainda mais e de forma muito mais sustentada, dando à sua equipa tempo e espaço para melhorarem não apenas a interface mas também para se dedicarem a criar novas funcionalidades.
As diferentes versões de testes e de produção deste browser têm, de forma lenta e firme, trazido e maturado essas novidades, que os resistentes à mudança e fieis seguidores deste browser.
A nova funcionalidade não é no entanto exclusiva da versão Desktop, e dos diferentes sistemas operativos, mas alargou-se também às plataformas móveis onde o Opera tem presença.
Em concreto, a sincronização de favoritos vai estar presente no Windows, OSX, Linux e também no Android e no iOS, com a sua versão Opera Mini.
Com esta nova funcionalidade vão poder ter em qualquer plataforma e em qualquer versão do Opera os vossos favoritos, de forma transparente e imediata.
É claro que para poderem usar esta nova funcionalidade necessitam de criar uma conta junto da Opera, que será o elo de ligação entre os diferentes dispositivos, facilitando a integração de todos os favoritos de todos os dispositivos do utilizador.
Esta não é propriamente uma novidade no mundo dos browser, com a maioria dos principais concorrentes a oferecê-la já de forma completa, mas uma excelente notícia para todos os que fazem do Opera o seu browser de eleição.
É também uma excelente oportunidade para a equipa de programadores do Opera mostrar que acompanham tudo o que os restantes grandes browsers oferecem, procurando também mostrar-se como uma alternativa válida, viável e capaz.
Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
finalmente. Já utilizo o Opera desde versão 15 já com motor do Chromium e nova interface.
O que gosto mais além do speedial, O “descobrir” dá muito jeito que vem todos noticias num so sitio. 😉
Era bom indicar no artigo que esta funcionalidade está disponivel na versão 28, que saiu recentemente.
Eu uso o opera desde a versão 3 e tenho a dizer que ele já teve esta função, e funcionava muito bem, tinha também um bloco de notas agregado ao browser que era também muito útil. E uma pena essas funcionalidades terem caído por terra com a migração para o motor do Chomium
+1
mas as features que o jedi falou, são espectaculares, no entanto não são novas…
Caiu, com muita pena minha, o Opera Turbo 🙁
que te permitia comprimir dados, gastando menos da ligação de banda larga, ou no telemóvel…isto par já, e a limitação de configurações, são as coisas que mais sinto falta no Opera, mesmo assim continua a ter mais que o Chrome..
Para mim o Opera antigo era o melhor dos Browsers, actualmente, nem sei, no entanto omOpera está no Bom caminho, uso e abuso! 😉
nas versões beta nunca encontrei o opera turbo…mas ja existe de novo nesta nova versão 😛
népia prefiro o ff, vejam a qualidade do flash num e noutro e percebem!
Flash? Só tu usas amigo.
Uso o Opera desde a versão 9. E o pico voi na versão 12. Dava para sincronizar tudo e mais alguma coisa através do Operalink.
Actualmente uso o Opera mas já não em exclusivo.
Já agora, esta versão no android não permite escolher o local onde ficam os downloads. Neste aspecto CM Browser rules…
Ainda uso o 12.17 barra de favoritos mais prática esta igual Vivaldi
O artigo devia ser mais claro a explicar que o Opera já teve esta funcionalidade em versões anteriores. Assim como Mail, bloco de notas, gestor de Torrents…
Estou desapontado com o Opera.
Uso o Opera desde o tempo de Netscape (lembram-se) quando o Opera já permitia abrir mais do qeu um separador! O Opera já teve esta funcionalidade (e outras ). Foi pena ter-se atrasado. Setá que vou conseguir novamnete actualizar entre o meu telemovel (Symbian) e o PC?
Essa funcionalidade já existia há vários anos chamava-se Opera Link. Após a mudança para o motor do Chromium, o Opera foi reescrito do do zero, esta mais rápido, mas também mais gordo! Antigamente o ficheiro instalador era menos de 10 megas!
Falta ainda sincronziar os links guardados no speed dial, isso sim faz-me mta falta