Chegou o Opera 43: O browser mais rápido da atualidade?
A Opera Software lançou mais uma versão do seu browser Opera. Esta versão destaca-se por ser a mais rápida alguma vez desenvolvida e os números, comparativamente às versões anteriores, são simplesmente fantásticos.
Conheça todas as novidades do novo Opera 43.
O browser Opera dispensa apresentações! Apesar de não ser o mais popular no seu segmento, é sem dúvida um dos mais inovadores e funcionais, oferecendo, por exemplo, um serviço de VPN gratuito e ilimitado e uma performance invejável. Se em versões anteriores este browser já era super rápido, com o lançamento da versão 43 a Opera Software elevou significativamente a fasquia.
Instant Page loading
Com a introdução da funcionalidade "Instant Page loading", que permite ao browser carregar de imediato e em background o site que procura, mesmo antes de carregar em Enter, a Opera Software conseguiu diminuir significativamente o tempo para apresentação dos conteúdos.
Profile Guided Optimization
Outra das novidades, direcionada para sistemas Windows, é uma nova técnica denominada de Profile Guided Optimization (PGO), que permite que o browser seja ainda mais rápido.
O PGO permite otimizar os módulos mais importantes do browser e assim garantir uma melhoria significativa ao nível da performance. Com esta tecnologia, o arranque do browser pode ser até 13% mais rápido.
De acordo com os testes realizados, no Speedometer, a versão 43 melhorou cerca de 60,3% a performance quando comparada com a versão 42.
Por fim, o Opera 43 volta a trazer o modo clássico para seleção de links, o que torna a ação do utilizador muito mais simples. É possível fazer uma seleção na horizontal assim como na vertical, que funciona como um estilo de drag and drop.
O Opera está disponível para vários sistemas operativos e, se nunca experimentou, então tem aqui uma boa oportunidade de o fazer. Pelo que testámos, notámos facilmente que este browser está ainda mais fluído, mais funcional, garantindo a melhor experiência do utilizador.
Download
Escolha aqui a sua versão
Este artigo tem mais de um ano
Foi comprado por uma empresa chinesa. Passo. Para quem gostava do antigo Opera : Vivaldi.
Sim, porque na china eles não têm nenhum software de jeito… 😛
Então porquê…? Se for pelos dados, achas que estão a salvo se a companhia for de outro país?
Claro que não, mas os chineses são conhecidos por serem ainda pior que os americanos. Vais ao netbanco, PayPal ,etc num browser chinês?
Lê a entrevista do criador original do Opera que saiu quando a empresa foi comprada
Link?
O criador saíu BEM ANTES da compra pelos chineses!
E já agora eu já não gostava do Opera “Chromified”; assim que foi comprado pelos chineses ainda menos!
Tenho usado o Vivaldi! Tem os seus problemas dado ser um produto novo, mas tem-me servido!
Espionagem chinesa? Nao, obrigado.
Teorias da conspiração, tens de ver menos séries Americanas 😉
O vivaldi está muito bom a nivél de funcionalidades mas é tudo menos estável, já me aconteceu ficar com a janela completamente preta ao abrir alguns sites já para não falar que maior parte das vezes não consigo reproduzir videos do Facebook.
Adrien, por acaso não escreveste isso a partir de um telemóvel chinês ou mada in China tipo Iphone?
Ou foi a partir de casa com electricidade paga à chinesa EDP?
UC Browser e Mustang são aqueles que uso.
Decidi seguir a vossa sugestão e experimentar este 43.
Realmente nota-se bastante fluidez no carregamento de páginas. No Facebook (onde costumo fazer os “testes de velocidade”) comporta-se realmente melhor do que os que utilizo.
Para já agrada. Vamos indo e vamos vendo… 🙂
Pergunta para aqueles que usam. Usei durante uns meses o Opera, gostei, e só tenho a dizer bem da sua funcionalidade como browser no entanto reparei que me aumentou a taxa de desgaste da bateria do portátil algo como +/- 5%. Coisa que com o Firefox (browser da casa) isso não aconteceu. Assim que passei a utilizar apenas o firefox de novo essa taxa diminuiu para os valores anteriores.
É possível que seja mesmo do Opera? É que não instalei e utilizei mais nenhum programa tão intensivamente nesse espaço de tempo.
A taxa de desgaste ou a duração? Se aumentasse o desgaste, não seria possível voltar a números anteriores, o lítio, depois de perca de capacidade, não tem capacidade de regeneração.
Também achei isso. Quando usei o Opera o batterycare apresentava-me um nivel de desgaste na ordem dos 48% com o firefox 44%. Vou assumir que é erro do programa.
Usa o Edge
Actualizado ontem, estou a gostar da experiência.
Uso o Opera a par do Vivaldi no dia a dia.
Está bastante superior ao Chrome. Algo que ultimamente também não é muito difícil, o chrome só tem valido pelas dev tools…
Opera é sem dúvida o melhor browser depois do Edge.
Utilizo-no no dia a dia, porque o Edge não está presente no Android e no Linux enquanto que o Opera sim e dá jeito ter tudo no mesmo local, como por exemplo, conseguir resumir o que estava a ver no telefone no PC ou no Tablet. 🙂
Também saiu update para o Vivaldi (1.7).
Browser rápido… Com tanto lag quando utilizo durante algum tempo.
Opera shit… Bye… Bye!
Usei desde o inicio quando saiu mas penso que ja estragaram o opera.
Esta mais lento que nunca.
Mudei para “Vivaldi”
Para mim o melhor. ja utilizo desde que foi incorporado como core o chromium. A funcionalidade de destaque deste browser, para desta melhorias em termos rapidez, o que ja existe ( se não fosse isto continuava a utilizar o FF) é a incorporação de noticias bem como escolhermos as sources. É através desta funcionalidade que fico a par dos novos posts do PPLWARE. 😉 E claro , de vez em quando dá jeito a VPN. 😉
Tenho tanta pena de o Opera ter sido comprado pelos chineses. 🙁
aiiiiinda nao acostumei com esse MACaí kkkkk anos vendo tela de pc aqui rs….
Adoro o Vivaldi e o Opera mas façam um teste entre ambos no google maps! A fluidez do Opera é soberba! Juntando isso ao Vivaldi seria brutal!
xf-cs6? he he he mas que grande pirate tu me saíste, oh pedro :p
Tambem tem haver com a velocidade da internet
Boas,
Já uso o opera como browser primário há bem mais de 10 anos, perderam-se um bocado após o mítico 12 mas foi recuperando…só tenho uma questão que não consigo mesmo resolver e queria ver se mais algum tem/pode testar.
no meu teclast x98 plus 3G (4GB RAM + Z8300 + 64GB ROM) o Opera leva 20 – 0 do Edge, anedótico mesmo…
ex. abro o gmail em ambos, espero que o CPU no task manager estabilize; arrasto com o dedo para cima e para baixoe no Edge é como se estivesse mesmo a arrastar a pagina, no Opera tem um lag/sensação de inércia terrível mesmo.
já experimentei uns quantos tweaks aconselhados tipo desativar/ativar aceleração por HW mas nada parece funcionar, alguém lhe acontece o mesmo?
Só tem um senão enquanto ele carrega as páginas em background rouba largura se banda e espaço em disco (cache) a outros serviços, por mim suspenso pois uso slimjet e o atraso que tenho é normal….. De resto já existe n browsers que têm este tipo de comportamento, não é inovador nesse sentido.
*queria dizer dispenso….
O vivaldi vale, de facto, a pena mudar?
O vivaldi da muitos problemas. Deixei de usar.
No dia a dia, SeaMonkey e Opera. Firefox começou a ficar pesado e a bloquear
Boas,
o Opera demora imenso a abrir, comparado com chrome e mozila
Acontece a alguém a mesma coisa?