Mozilla vai retirar publicidade do Firefox
A Mozilla tem mudado a sua estratégia ao longo dos últimos meses e têm-se preparado para se libertar de alguns dos compromissos que tem mantido ao longo dos últimos anos.
Mas por ser um terreno ainda novo e onde está a experimentar, resolveu agora regredir e vai eliminar a publicidade que apresentava na página inicial do Firefox.
Para além de ter desistido do seu negócio milionário com a Google, e que lhe dava rendimentos para manter as suas equipas, voltando-se para outras ofertas no campo dos motores de pesquisa, a Mozilla resolveu também rentabilizar a página de abertura do Firefox e ai colocar publicidade.
A sua utilização era simples e discreta, sendo estes anúncios apresentados sempre que o utilizador abria um novo separador e não tinha sites suficientes para alimentar os tiles dos sites sugeridos.
Esta novidade nunca foi muito bem recebida pelos utilizadores, que acabavam por mudar a página de abertura ou simplesmente ignorá-los. Ciente desta questão e do desinteresse dos utilizadores, a Mozilla resolveu agora retirá-los.
We have therefore made the decision to stop advertising in Firefox through the Tiles experiment in order to focus on content discovery. We want to thank all the partners who have worked with us on Tiles. Naturally, we will fulfill our current commitments as we wind down this experiment over the next few months.
Mas mesmo com esta decisão tomada, a Mozilla irá ainda demorar alguns meses a concretizá-la. Pretende respeitar os contratos actualmente estabelecidos com os seus parceiros e por isso vão ter de manter esta publicidade.
A Mozilla tem procurado reinventar-se e principalmente encontrar novas formas de financiar os desenvolvimentos dos seus produtos, com o foco no seu browser.
Com uma equipa alargada de programadores a trabalhar para si, é imperativo que consiga cativar investidores. A sua maior fonte de rendimento era a Google, mas a decisão de abandonar a parceria obrigou-a a conseguir parcerias com outros motores de pesquisa, numa acção sectorial e geográfica.
Esta mudança na apresentação de publicidade nos novos separadores mostra que a Mozilla está atenta aos utilizadores e não tenta fazer do seu browser uma máquina de produzir dinheiro.
Este artigo tem mais de um ano
Agora só falta:
-passarem o pocket e hello para extensões facilmente removíveis
-finalizarem o multi-processing
– reverterem a decisão de ser possível identificar um utilizador com base nas extensões instaladas
-abandonarem a ideia de abandonarem as extensões em XUL.
– 64bits (suportado corretamente visto que a versão 64bits, dizem eles, não é estável, mas isso nem a de 32 é);
– deixarem-me utilizar extensões mesmo tendo a opção para não lembrar o histórico (muitas das que eu uso no firefox, agora no presente são impossíveis de usar, visto que se tiver a opção de “não lembrar histórico” activa, as mesmas extensões são instaladas e activas, mas não aparecem na barra nem há meio de as pôr, a não ser que deixe o browser lembrar o histórico, coisa que não acontecia antes, na altura em que mudei de firefox para o chrome);
– melhor desempenho com conteúdos flash (já tiveram bastante tempo para corrigir isso, e ainda hoje é o único problema que me impede de mudar para firefox a 100%. Dou um exemplo: a ver streams no twitch, ou crasha passado algum tempo quando acontece algo a mais no chat – spam -e o vídeo começa com paragens, como se estivesse com lag até que o browser crasha, ou o vídeo não rola com fluídez. Isso por exemplo, não acontece com o chrome. Com o chrome, o vídeo rola sempre fluído, com coisas a mais a acontecer, ou não, e nunca me crashou quer seja no twitch, no youtube ou mesmo a abrir o site do JN.).
Há coisas mais urgentes para corrigir no firefox do que publicidade que eu nunca vi nele, fosse onde fosse.
Eu tenho sentimentos mistos em relação ao flash.
Por um lado é uma tecnologia a morrer e melhorar o suporte não ia compensar a longo prazo.
Por outro lado é chato como tudo ter que usar outro browser porque sites feitos em 2015 usam uma tecnologia que nem a Adobe quer suportar.
Esse problema na versão de 64 bits é só no Windows certo? Pelo menos em distros Linux não tenho tido nenhum problema.
passarem o pocket e hello para extensões facilmente removíveis
Isso sim! não uso nada desta treta
Até agora a funcionar. Sem problemas. :p mesmo com pocket e hello.
Talvez pudessem fazer algo ao estilo Wikipedia e pedir doações aos seus utilizadores.