Mozilla Firefox 3.5 RC1
Firefox de build em build até à versão final. Já havíamos falado aqui nesta versão, na altura ainda com o codename beta 99 mas já assumida a designação RC. Eis o Firefox 3.5 RC1.
Não há grandes novidades além das que já iluminados nos posts anteriores. No entanto esta versão tenta colher a ideia de evolução sustentada nos seguintes pontos:
Segurança:
- Informação do site com um clique: Esta opção permite que ao clicar no favicon do site, na barra de localização, possa verificar a quem pertence o site e se está protegido contra falhas se segurança. Se este utilizar certificados SSL verá o favicon do site verde e aparecerá o nome da empresa por trás do site.
- Protecção contra Malware: A protecção malware avisa o utilizador que chegou a um site onde foi reportado malware (viroses, spyware, trojans entre outro malware).
- Nova página de protecção nos sites perigosos: Se o conteúdo das páginas estiver suspenso por razões de segurança impostas pelo seu browser, será apresentada uma página de aviso agora remodelada.
- Nova página de erro SSL: Nova face de um aviso de erro quando o Firefox encontra certificados SSL inválidos.
- Verificação das versões dos Add-ons e Plugin: Firefox verifica de forma automática cada versão dos add-on e plugin, podendo desactivar as versões antigas potenciais focos de instabilidade e insegurança para o browser.
- Actualizações seguras de add-on: Para melhorar a segurança das actualizações dos add-ons este novo browser irá apenas permitir que sejam actualizados segundo o método definido pela Mozilla, digamos que será um repositório certificado.
- Integração de Anti-vírus: Firefox irá informar o software residente de antivírus sobre todo o material executável que o Internet Downloader do Firefox estiver a descarregar.
- Controlo Parental do Vista/Win7: O Firefox respeita agora o sistema de controlo parental (opções programadas) quando este desliga o download via browser..
- Restrição efectiva (eTLD): Quando um domínio tiver restrições de cookies e outros conteúdos restringidos e marcados, serão efectivamente tidos em conta pelo browser que os irá bloquear.
- Melhor protecção contra cross-site JSON.
Facilidade de utilização:
- Acessível gestor de passwords: Uma nova barra de informação substituiu a caixa de diálogo antiga, assim pode facilmente guardar uma password após fazer um login com sucesso.
- Instalação de add-on simplificada: As "white lists" de add-ons foram removidas, tornando possível a instalação de add-ons em conformidade mas a partir de sites de terceiros, respeitando as clausulas de segurança referidas em cima.
- Novo gestor de Download Manager: Esta melhoria numa importantíssima ferramenta para o utilizador, foi melhorada podendo agora puxar mais links e com informações dos locais onde estão guardados, entre outras importante informação. Na barra de status poderá acompanhar a evolução do mesmo sem que tenha de ter uma janela aberta.
- Resumo de downloads: Esta opção fazia muita falta, o utilizador pode parar e depois voltar a resumir um download após haver (por várias razões) uma interrupção do descarregamento.
- Zoom total na página: A partir do menu Ver ou pelos atalhos do teclado, o utilizador pode fazer zooming à totalidade da página escalonando o próprio template para que este não se desmanche e descaracterize a página. Após este zoom e se quiser voltar à posição normal, o browser lembrar-se-á do tamanho original.
- Os Podcasts e Videocasts podem ser associados a ferramentas de reprodução multimédia.
- Tab scrolling e quickmenu: Os separadores são agora mais fáceis de encontrar com esta nova versão.
- Guardar acções presentes: O Firefox melhorou a opção de lembrar ao utilizador de gravar as páginas abertas no momento que encerra o browser.
- Optimização de abertura de separadores: Ao abrir uma pasta de favoritos agora aparecerão por ordem de frequência de visita.
- Personalização do tamanho da caixa de pesquisa e localização: Para adaptar esta ferramenta aos novos tamanhos dos ecrãs, lembro a massificação de utilização de netbooks, o novo browser permite que redimensione esta caixa.
- Melhorias na selecção de texto: Múltiplas selecções de texto podem agora ser feitas com a combinação de teclas Ctrl/Cmd; selecção por arrasto com duplo clique seleccionado o modo palavra-a-palavra; selecção de parágrafos com triplo clique.
- Nova função para a Barra de procura (find toolbar): A barra de procura tem agora um novo comportamento, aparecendo automaticamente em diversas situações.
- Gestor de Plugin: Os utilizadores podem agora desligar individualmente plugins na área de gestão de Add-ons.
- Integração com o Windows: Firefox implementou novos ícones do Windows. Além disso implementou também widgets e formulários web, usados nativamente pelo Windows.
- Integração com o Mac: O novo tema do Firefox altera a barra de ferramentas, ícones e outros objectos gráficos aproximando-os do aspecto nativo do OS X. Também suporta widget e notificações.
- Integração com Linux: Os ícones originais do Firefox, assim como os botões usam agora o estilo nativo do tema GTK.
- Botão estrela: Método rápido de adicionar um favorito utilizando a estrela que se situa na barra de localização
- Tags: Possibilidade de associar termos e palavras aos favoritos, podendo ser catalogados por tópicos.
- Barra de localização inteligente: Escreva em qualquer lugar da barra de título uma palavras ou um endereço e é apresentada uma lista de possibilidades, baseada no histórico e nos favoritos. Os resultados são apresentados com base na frequência de vistas, entre outros aspectos considerados.
Performance:
- Melhorias na velocidade do motor JavaScript assim como na contínua melhoria de velocidade do próprio interface. Comparando com o Firefox 2, as aplicações baseadas na web, como o Google Mail e Zoho Office, correm duas vezes mais rápido no Firefox 3 e o popular teste de velocidade da Apple, o SunSpider, mostra melhorias claras em relação a versões anteriores do Firefox.
- Utilização da Memória: Várias novas tecnologias combinam esforços para reduzir os consumos de memória, problema que aflige desde há muito as versões do Firefox. Os ciclos de memória são partidos e renovados de forma automática por um colector cíclico fazendo que a nova forma de alocar memória reduza a fragmentação da mesma. Centenas de falhas foram corrigidas potenciado um melhor aproveitamento da utilização da RAM.
- Reabilitação: Os favoritos, histórico, cookies, e preferências do utilizador, são agora guardados numa base de dados com um formato transaccional evitando que perca informação em caso de crashes do sistema.
Estas são as linhas mestras do novo Firefox 3.5. Outras pequenas melhorias serão vistas, em resultado dum pacote extenso de adaptações. Este resumo serve para dar conta que não será somente o aspecto visual mas sim o pormenor, o detalhe de cada peça que foi tido em observação e que foi melhorado.
Não são melhorias ou implementações radicais, são pequenos passos visando a estabilidade de um browser que ao longo dos últimos anos se tem aflorado como o melhor browser, o mais completo e o mais seguro. Resta-nos testar e verificar se será de facto assim no dia-a-dia.
Licença: MPL, Tri-licença MPL/GPL/LGPL Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Mozilla Firefox 3.5 RC1 pt-pt | pt-br| en-us [7.75MB] Download [mac]: Mozilla Firefox 3.5 RC1 pt-pt | pt-br | en-us [17.53MB] Download [linux]: Mozilla Firefox 3.5 RC1 pt-pt | pt-br| en-us [9.39MB] Homepage: Firefox - MozillaWiki-Shiretoko
Este artigo tem mais de um ano
Instalado 🙂
Apenas não é compatível neste momento com dicionario em PT.
será que posso instalar “por cima” da versão 3.00.11″ ?
Pode sim, alias …ele nao instala por cima , voce fica com as duas versões …após instalado vai em iniciar>> todos so programas>>mozilla firefox>> ai vai estar as duas versões!! qual vc quiser iniciar !!
instalado aqui tb!! 😀
http://www.tagravado.com
Mas a versão pt-PT já vem com dicionário. ^^
Um bocado atrasado este artigo! Já saiu há alguns dias a versão RC1.
não meu caro, falamos dele já há mais de uma semana de forma resumida. Podes ver como Firefox 3.5 Beta 99 aka RC1.
Este é extensivo, já com experiência de utilização.
nunca apresentamos nada atrasado é sempre na hora certa, local certo com todo o interesse infortmativo 😛
Abraço.
ahah, gostei da resposta Vítor 😀
Continuação de bom trabalho.
Só acrescentando um ponto que me esqueci de referir.
Estas pessoas falam de um modo agressivo e altroista e nem fazem ideia do que dizem, sinceramente, faz-me bastante confusão.
Aprendam a ver tudo antes de pelo menos colocarem “!!!” nas frases…
Caro Samuel! e bem podias ficar quietinho; só vieste dizer asneiras! Achas que “agressivo” e “altruísta” têm alguma coisa em comum? Em que dicionário está a palavra “altroista”?
He He! gostei deste comentário 🙂
Eu também adorei! Uma procura no dicionário fazia bem!
Pese embora a defesa de todas as partes em litígio, pois nem todos têm tempo para todos os dias, a todos os instantes consultarem o PPLWARE por novas informações. Assim como, também ninguém tem o direito a uma crítica tão aguerrida aos outros leitores deste site, que não serve apenas para utilizadores experientes mas também para os que AINDA estão em fase de aprendizagem. Por favor aprendam a ter paciência com quem ainda não sabe tudo!
É por isso que eu confio no pplware. 😀
Bom, parabéns!
IE 4EVER
IE??
Amigo, eu até nem sou Anti M$ porque uso SO’s Windows e nem gosto de Linux, já trabalhei bastante tempo com Linux e acabei por desistir e voltar pa Windows.
Mas desculpa que te diga, IE é uma granda M****!!
Apesar de agora o IE8 já estar bem bonzito…
temos que respeitar os gostos e escolhas alheios… amigo Samuel, vamos lá camarada, na boa, não precisamos esculhumbar o sitio. Va la na porta da rua, toma um ar fresco, reflita sobre o quanto seu dia pode ser produtivo e volte às teclas e nos desejes boa sorte e bom trabalho. ;_)
just try !
carlos rajas
Mãe, olha!!! Um Malware lover!
Este artigo está cheio de inúteis tropeços de português (pt & br). Gente, nesta fase da história da tecnologia, vocês estão a fazer língua! «Resumo» de downloads? Porque não «Retoma»? «Resumo» é falso amigo. «White-listas»? Por favor! Conhecem a expressão lista-negra? Então, é apenas o contrário! Por este tipo de tradução ao calhas, no Brasil «download» deu em «baixar», o que é um pouco tolo. «Download» usa-se na movimentação de qualquer carga, como tirar caixotes de um veículo. Ou seja, «descarregar», que é o termo usado em Portugal, juntamente com «transferir». Bastante mais científico e técnico do que o estúpido «baixar»… Mas neste caso já é tarde…
Ferdi… dás uma no cravo e outra na ferradura. enfim, volta lá a ler e se queres traduzir palavra a palavras, traduz lá:
Podcast, videocast, add-ons. plug-ins, download (por favor baixar não)entre outros.
Não tem sumo o que dizes, resumo ou retoma? Porque não resumo? Resumir o que foi já descarregados como ponto de partida para o terminar? Vá aposto que retoma não quer dizer o mesmo!!!
Porque não descarregar? Só porque não queres aposto 😀
Vá lá, és capaz de melhor não?
Gente, não queria criar nenhuma guerra. Respeito ambas as culturas. Só acho que, se é para traduzir, mais vale acertar em cheio. Até acho que a maior parte dos termos não têm nada que ser traduzidos: podcast, por ex. O importante é facilitar o entendimento directo, rápido e objectivo. Na tua resposta vejo que «resumir» significa voltar a uma actividade interrompida. Não é esse o significado da palavra, desculpa. That’s English. Viva o Mozilla Firefox. Aí estamos todos de acordo! (Não contestei «descarregar»!)
Resumir está incorrecto. Resumir é fazer um resumo, ou seja, comprimir, tornar mais pequena a mesma informação, etc, nada tem a ver com o “resume” inglês. Retomar seria a expressão correcta (ou continuar, etc)
Ferdi66, desculpa mas “download” não se aplica a descarregar camiões e sim “unload, unpack”. download se tornou palavra ou jargão para usuarios de PC’s. Não quero entrar nessa lenga-lenga bairrista, mas como classificar de estúpida uma palavra usada em tal ou qual região ? Exemplo : puto aí quer dizer guri, i (criança,moleque), aqui quer dizer cara enfurecido, bicha ai quer dizer fila, pessoas aquardando a serem atendidas aqui quer dizer veado, maricon, biba ou homosexual; camisola aí quer dizer a vestimenta do jogador de futebol, por exemplo, aqui quer dizer aquela roupa feminina que as mulheres colocam para dormir bme gostosas (baby doll). Estas vendo, e nem por isso vocês são estúpidos.
Na boa be cool ! 😎
delaorden9, eu sei o que significa «download». Não há nada de bairrista no que escrevi, antes pelo contrário. Ganhávamos todos em ter um vocabulário comum. Apenas referi o sentido vulgar de «download», de onde veio o próprio jargão inglês, um ponto de partida muito simples. Usei «estúpido» no sentido de ilógico, ou desconexo. Nada mais. Uma coisa é certa: todos aqui soubemos escrever com clareza, o que é bastante raro entre… geeks em port. pt/br! Viva o nosso Mozilla Firefox! («bicha» aqui também tem o sentido brasileiro!) Na boa!
hehe pois bicha foi o ponto comum… raios até vira moda.
Mas sim podemos ter um equilíbrio no que toca a “paridades” linguísticas, mas nunca será consensual…. nunca o foi ia ser agora que o mundo é um local comum (tecnologicamente falando)!
😆 nesse ponto, amigo Vitor, Portugal e Brasil, mantem relaçoes de comercio exterior muito fortes…
Oh, Ferdi66! Já agora, aposto que assistes a jogos de “bola no pé”, de “cesto” e de “bola na mão”, não? 😀
E quando vais à pastelaria pedes uma “meia lua” já que “croissant” é a palavra francesa. E também pedes um “relâmpago” de chocolate porque um “éclaire” também é um termo francês. Sem falar também do fecho “relâmpago” que deves ter nas calças. E se tiveres filhos, eles não devem andar de “trotinete” (que também é francês), andam de “tábua com duas rodas pequenas e um guiador”!
Meu caro amigo Ferdi, muitas, mas mesmo muitas palavras que utilizas no teu dia-à-dia são simplesmente palavras estrangeiras que são, ou directamente adoptadas pela nossa língua tal e qual como se escrevem na língua de origem, ou então são “aportuguesadas” e já fazem parte da nossa língua tendo inclusive direito a destaque no dicionário 😉
Cartoon: Ninguém lê com calma, na Net. O que digo é que, se é para traduzir, que se acerte em cheio. Mas, em tecnologia, até é melhor não traduzir. Não tenho nada a ver com os caçadores de borboletas que perdem tempo a fiscalizar «estrangeirismos». Só defendi um aspecto útil à tecnologia: exactidão e simplicidade. A maior parte dos termos nem sequer têm de ser traduzidos. Obrigado pelo tom amigável. Viva o nosso Mozilla Firefox!
valeu amigo Ferdi66 😉
boa sorte e bom trablaho !
Mas sim, agrada-me ter estes conhecedores da nossa língua por cá… sempre se aprende… olha que com o cartoon já aprendi muitas boa informação 😀
Bem, uma boa parte dessas opções já estão disponíveis na versão 3.0.x do Firefox: selecção de textos com control, tags/etiquetas nos marcadores, redimensionar barra de pesquisa, integração com antivírus, … Serão então melhorias, portanto?
Enfim, a única coisa que não gosto mesmo e que espero que dê para desligar é aquele “botãozinho do mais” na barra de separadores… E um Firefox um bocado mais rápido a arrancar, é o que se quer… Eu vou esperar pela versão final, e depois logo se vê, apesar de duvidar que irá mudar muito desta RC1.
Concordo. Estava a ler o texto e a pensar em algumas partes: Onde é que está a novidade? O FF3 já faz isto à muito…
Sim por isso no final do artigo, refiro que não são mais do que pequenas melhorias e pequenas afinações levadas a cabo para “corrigir” problemas pontuais e para “calar” algumas vozes que dizem que o Firefox está “saturado”… eu por exemplo 😀
As pérolas (se assim as podemos considerar” podem ser vistas nesta versão:
https://pplware.sapo.pt/2009/06/12/firefox-36-alpha1-pre/
Mas vai ser difícil ter um browser do tipo WOW… vindo da Mozilla.
Quem está saturado sou eu com a quantidade de memória que o FF3 suga 🙂
Neste momento que escrevo: 337MB. Incha…
“Comparando com o Firefox 2, as aplicações baseadas na web, como o Google Mail e Zoho Office, correm duas vezes mais rápido no Firefox 3 (…)”
Nesta fase não faz muito sentido estar a comparar com o FF2, interessa sim fazer a comparação do FF3.5 com o FF3.0, ou pelo menos FF2->FF3->FF3.5!
Bom, a Mozilla normalmente compara com versões “major” a versão 1, a versão 2 e a versão 3.
Penso que são infraestruturas diferentes por isso comparáveis.
Para quando a versão final? E em 64 bits?
Pode-se instalar esta versão, sem desinstalar a actual (3.0.11)??
Ou é melhor desinstalar?
Mais importante: Estou a testar o FFox 3.5 RC1: corre maravilhosamente (em Windows Vista Premium). Add-ons importantes como «Adblock Plus», «Secure Login» e «Wot» funcionam perfeitamente. Para os mais impacientes: a maioria dos correctores ortográficos fica à espera de actualização: o português (pt) é um deles. O «DownloadHelper» também vai ter de esperar. O «Fast Video Download» também fica inactivo. De resto, um espanto. A instalação demora poucos segundos. Atenção aos que instalam a partir dos betas mais recentes: os perfis anteriores podem ser apagados. Leiam sobre isso (Google/Bing). Saudações!
Não poderás estar a experimentar um aumento de velocidade derivado das extensões que ficaram desactivadas por não serem compatíveis?
Softclean e Vítor M.: talvez este 3.5 (RC1) seja o tal com o factor Wow. Uma coisa confirmo: nunca vi um Firefox que arrancasse tão levezinho. Confirmem! Parece o Ópera… (Por acaso, o Opera Beta 10 é fantástico, e, para quem quer ter um canal alternativo, é uma escolha de luxo). Parece-me que houve uma enorme melhoria na gestão de memória do FFox. Tão óbvia que nem pede medições…
Ah, e para os fãs de um monitor bonito e suave para os olhos, o tema FF «Nasa Night Launch» funciona perfeitamente.
conheço e é bom mesmo.
Credo sou só eu que acho esse tema horroroso?! =D
Acho que foi um post destes que há uns anos me convenceu a mudar… para o Opera 😛
Excelente post, é uma crónica com muitos pormenores o que ajuda a entender certas e determinadas ferramentas.
Bom post.
Por aqui ainda continuo com a versão final, a 3.0.11
Um Firefox todo artilhado é este:
Firefox (3.0.11) + Tor + Privoxy + Vidalia e não precisa de instalação.
Podem depois ver nos sites “show my ip” em que país, supostamente estão.
(No canto inferior direito é preciso passar de “Tor Disabled” para “Tor Enabled”)
http://www.downloadsquad.com/2009/06/17/firefox-tor-privoxy-and-vidalia-in-a-portable-exe-to-obfuscat/
Ainda bem que saiu este RC… a versão “99” não estava a ser muito estável na minha máquina. Até agora o RC está a ser bem mais responsivo que a versão anterior.
alguem sabe dizer se essa versão mostra as miniaturas das abas abertas no seven? sempre usei o firefox, mas depois do seven não abro mão de ver as miniaturas e ir direto na aba desejada!
gostaria de voltar ao meu ff, será que existe algum addon que incorpore tal função. Obrigado
Atenção: FFox 3.5 RC2 já disponível (desde 18/6) em Majorgeeks (à data ainda não desencadeia novas actualizações de add-ons, mas é mais um pequeno salto para a Humanidade: http://majorgeeks.com/Mozilla_Firefox_3.5_RC2_Beta_d5905.html
E em Pplware, obviamente…: https://pplware.sapo.pt/2009/06/19/mozilla-firefox-35-rc2/
Alguém consegue explicar como é que eu instalo no ubuntu 9.04? é que eu comecei a usar linux a pouco tempo e não sei nada sobre este sistema operativo.
Muito obrigado.