PplWare Mobile

Mozilla acaba de lançar o novo Firefox 29.0

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Vítor I says:

    Alguém me sabe dizer como instalo manualmente no Linux Mint? Apesar de ter o Ubuntuzilla ainda não me aparece a atualização.

  2. Ruaben says:

    Um novo look.
    A ultima vez que mudaram foi no update 4 certo?

  3. jrgaugusto says:

    …29 ou 28, no link só me aparece o 28 source…estou com o “24.3 esr” diz-me que está update.

  4. Bruno says:

    Nova versão Australlis? E aquele menu com 3 linhas horizontais? Ops… parece-se com o browser C*rome! Olha que interessante… O pessoal do Firefoca andou reutilizando idéias do seu rival Krome. Não é preciso ter QI muito alto pra perceber isso hahaha!

  5. R says:

    Excelente, sem duvida alguma o meu browser de eleição, alem disso dispenso ter a google a fazer-me tracking (chrome)…

  6. Jon says:

    no meu about:accounts não funciona. Menu “Personalizar” não funciona :\ Queria colocar os marcadores do lado direito e o menu normal do lado esquerdo…
    Nota: a velhinha google toolbar funciona!

  7. Sergio says:

    Se ao invés de se preocuparem com o visual, tratassem de resolver a famosa fuga de memória que vem desde a versão…hmmm…deixa cá ver… 9(?!?!) já teriam ganho mais adeptos!

    20 versões depois, o bug perdura… mas o principal é ter a interface “metro-like”! 🙂

    • As versões mais recentes do Firefox consomem menos RAM que o Chrome. O Chrome actualmente usa imensos recursos, resumidamente, está-se a tornar naquilo que o Firefox era há uns 2 3 anos atrás.

      Mas há funcionalidades no Chrome que o Firefox deveria ter, como carregamento individual de tabs, caso uma crash, as outras continuam a funcionar normalmente.

      Há um problema que todos os browser têm. Quando fechamos uma tab, essa tab fica na memória na mesma (apesar de consumir menos recursos), para o caso de a querermos reabrir.

      Penso que para uma melhor gestão de recursos, deveria ser guardado em cache ou noutro sitio mais adequado, o URL e o ID (por ordem de termino). É um facto que desta forma ao reabrirmos ela iria demorar mais tempo, mas penso que seria melhor para poupança de recursos.

      Teoricamente se fechamos uma tab é porque não precisamos dela, logo ela não fica a fazer nada na memória, só a roubar recursos.

      Tudo bem que da forma como é feita actualmente, é mais rápido recuperar, mas também consome recursos desnecessários que para PCs mais modestos isto é um pesadelo.

    • Nuno Vieira says:

      Nota-se logo a quanto tempo tu não utilizas o Firefox. Neste momento o Firefox consome bem menos RAM que o Chrome.

  8. Orlando says:

    Boa noite, fiz o download e aparece-me a versão 28, porque será….??

  9. daiquiri says:

    Os haters ignorantes vão dizer que copiaram do chrome, mas na verdade a Mozilla está a desenvolver este interface desde o Firefox 4.

    Se pecam pela demora? SIM! Mas foi a Google que viu os rascunhos da mozilla e utilizou no chrome!

    Por isso informem-se antes de falar. Os créditos da interface que hoje conhecemos do chrome são da mozilla.

  10. Parece-me muito, mas muito melhor esta nova versão.
    Bom design e muito mais leve em nível de recursos.

    Alguém sabe como exportar favoritos do chrome para o firefox nesta nova versão?

  11. Carlos Costa says:

    Já descobri diversos bugs. Se quero sair da personalização tenho que usar o Gestor de Tarefas e Terminar a Aplicação

  12. panhonhas says:

    Horrivel, mudam sempre para pior, agora até retiraram a barra dos extras que ficava em baixa e que me fazia tanta falta quando era preciso desactivar o adblock em alguns sites. E ficava com uma melhor organização, agora é os extras todos lá em cima :O .

    • AC says:

      Sempre foi possível mover o botão do ABP (e de outros extras)para a barra do topo, através da personalização das barras de ferramentas. Assim evita-se ter mais uma toolbar a roubar espaço útil.

      • panhonhas says:

        Pois mas nesta versão, agora tenho que usar a barra de menu para aceder ao que eu quero com maior facilidade, visto que tiraram o botão firefox do canto superior esquerdo o que é uma estupidez. Tudo para ficar parecido ao chrome, já não há originalidade nem inovação, é tudo cópia um dos outros. Tanta coisa com a personalização, e não permite adicionar outra vez o botão firefox ou a barra de extras, desiludiu me muito esta versão.

    • panhonhas says:

      Ainda para acrescentar, desde há muitas versões anteriores, não precisava de usar isto, mas agora sou obrigado a usar nesta versão 29 que é a barra de menu. Firefox morreu, vou voltar a usar o meu querido IE9.

      • okapi says:

        Até tem solução sim, esta é uma versão altamente configurável , melhor que as anteriores, para os mais sépticos e do bota abaixo, a Mozilla alguma vez ia deixar os credito por mão alheias. Claro que não, esta é a melhor versão e não foi por acaso que deram ao litro durante muitos anos para que chegasse aqui.

        • panhonhas says:

          A sério, então diz-me lá como é que faço nesta nova versão para ter outra os ícones + texto ou só texto? Já andei ás voltas e não consigo encontrar essas configurações, eu precisava de ver os ícones + texto, e não só os ícones. Só falta a mozilla optar também pelo motor do chrome como fez o opera.

      • Márcio José Andrade Dias says:

        NOOB… a tecla “alt”..

        ahhh mas carregarna tecla xpto não dá muito jeito e é cansativo.. és maneto por acaso??? hum..

        • Tiago Santos says:

          LOL 😀 nice tip 😛 não é que faça muita falta mas … ty 😉

        • panhonhas says:

          Não sei porque carga de água sou obrigado a sempre que preciso desse menu ter que decorar teclas ou combinações de teclas, se antes tava lá sempre estático.

          • Eu says:

            Da para fixar a barra de menu…botão direito do rato na barra das TABS e seleccionar Barra de Menu…simples.

          • Nuno Vieira says:

            Se é este o teu problema clicas em “Alt” depois é só ir a opção Ver->Barra de ferramentas->Barra de menu.

            E tu estás a dizer que vais voltar ao IE, quando neste, os menus por defeito estão escondidos e só são mostrados quando clicas em “Alt”, exactamente como o Firefox.

            O IE também não tem barra de extras.

          • panhonhas says:

            Eu tava me referir ao botão firefox que tirarm, que era onde acedia mais vezes sem ter que ir á enorme barra de menus. Pois mas no IE tem aquela barra de estado que andoro ver num browser, manias lol.

  13. lol2012 says:

    não gosto do visual… está muito parecido com o chrome. mas assim é mais fácil roubarem os utilizadores ao chrome… de qualquer forma preferia que mantivessem o visual

  14. Filipe says:

    Aquele estilo de separadores e icone para opções é totalmente igual ao Chrome. Podiam ter sido mais originais mas atentendo ao grande sucesso do Chrome, é normal que queiram optar por um design simples de sucesso.

      • José Leite says:

        Filipe,compreendi perfeitamente o que quiseste dizer.Sem dúvida(mas não só !!)que é por ter um design simples e prático que o Google Chrome arrasa.Agora,se fiquei admirado com este design(o Australis),com as tabs(separadores),etc.,muito a copiar o Google Chrome,sem dúvida que fiquei !! Vindo de quem é a maior concorrente da Google(em termos de browsers/navegadores para internet),isto é um render de armas !! Para a Mozilla,isto é uma derrota !! Mas é só no capítulo do visual,porque fora isso está muito melhor !! O Firefox é um excelente browser,altamente configurável !! Agora,que fiquei decepcionado(porque julgava que eles não iam para a frente com a interface do Australis),claro que fiquei !! Se muita gente critica porque existem quase duas dezenas de browsers que são em tudo forks(ramificações)do Chromium(software livre,de código aberto),e com a aparência em tudo do Google Chrome,e se até o Firefox não resistiu a isso,o que dizer ?? Por isso é que uso a 100% o Pale Moon,o meu browser de eleição. 🙂 🙂

  15. José Leite says:

    Se quiserem instalar o Firefox 29(seja para Linux,Mac ou Windows)eis o url:https://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/candidates/29.0-candidates/build1/

  16. okapi says:

    Para quem quer saber um pouco mais e conhecer a versão Firefox Australis então siga o link abaixo.

    http://tinyurl.com/klsdykr

    Para quem quer personalizar a ficar parecido com o anterior instale este addon
    http://tinyurl.com/qdwnogu

    Se alguma coisa correr mal ou não gostam da personalização o que podem fazer nesta versão é restaurar o Firefox sem perder as informações principais.

  17. Linux says:

    O Google Chrome já vem com Flash Player. No FF é só tralha.

  18. Joel Pinto says:

    e como esta isto a nivel de consumos de memoria ??

  19. Luís says:

    Personalização o caraças. Até hoje tinha o firefox só com uma barra com tudo o que precisava. Agora lembraram-se de pôr uma das características do chrome que sempre me irritou profundamente. Obrigam-me a ter 2 barras, uma para os separadores e outra com a barra de endereços. Grande personalização, foram pôr para pior no meu caso.

  20. Alexa says:

    Gostei de saber que o Mozilla iria permitir sincronizar entre diferentes devices.. Pena foi quando verifiquei que não é possível instalar a App no iOS pk n existe ainda para iPhone. 🙁

    • Nuno Vieira says:

      A Mozilla já permite sincronizar entre vários dispositivos desde 2007. Não funciona no iOS porque não existe o Firefox para o iOS. E este nunca existirá enquanto as políticas da Apple referente ao uso do motor de javascript não mudarem.

      Antes existia o Firefox Home em que podíamos utilizar para consultar os bookmarks,… no iOS, mas a app foi removida.

  21. Mus says:

    É uma boa altura para quem não tem utiliza o DuckDuckGo o experimentar no seu browser, pois é um motor de busca eficaz e seguro.
    Não tem nada a ver com os tipos da Google, que entre outras coisas são especialistas em espiar o que fazemos, em vender a nossa informação e em fugir ao fisco, após conseguirem lucros astronómicos baseados na utilização moralmente indevida de dados privados…

  22. alforreca says:

    BEHOLD !!!!

    the new chrom…. hmmm… firefox 😛

  23. Miguel Madeira says:

    Entretanto, no site da mozilla voltou a estar a versão 28…

  24. João Torres says:

    Fui utilizador Firefox por mais de 10 anos e à poucas semanas dei uma chance ao Chrome……..resumindo…….não volto ao Firefox com muita pena minha 🙁

  25. Red says:

    Bem, até a propria mozilla voltou atrás e no site deles apenas dá para descarregar a versão 28, que é a anterior.
    Acho que vou esperar para ver o que se passa com a versão 29… Para a terem deixado de disponibilizar alguma coisa se passa…
    Digo eu…

    • Muleta says:

      acabei de actualizar para a 29.
      credo….. e agora que desapareceu a seta para avançar, quando navegamos em várias páginas num site ou em vários sites!!!! só dá para andar para trás….. coisa estranha

      • Alvaro Costa says:

        Mantém o rato clicado em cima da seta para trás 🙂
        É, eu sei é estranho… mas depois entranha-se!

        • Muleta says:

          desculpa, mas é um verdadeiro disparate……. não faz sentido nenhum…. é mesmo andar para trás..

          • Bla says:

            A seta para avançar já era ocultada caso não houvesse nenhuma página para avançar para, desde à muitas versões para cá.
            Está a estranhar pois, tal como eu, devia estar a usar ícones pequenos no menu, que com esta versão 29 desaparecem, e por defeito os ícones padrão/grandes são-nos impostos.

            Com ícones pequenos, tanto a seta para voltar como a seta para avançar estavam sempre visíveis, mas com ícones padrão/grandes não, a seta para avançar era automaticamente ocultada quando não fazia sentido, e isso não é desta versão.

  26. Alvaro Costa says:

    Para quem realmente quer a versão 29.0 e está a ter problemas no download via HTTP, tentem por FTP:
    ftp://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/29.0/
    Depois é só escolher a plataforma….

    Para meter mais lenha na fogueira, uso o Firefox Nightly 64bit que está na versão 32.0a1 (2014-04-29) com o Australis há bastante tempo e além de estar bastante estável (para uma versão nightly entenda-se!) é bem mais leve em termos de recursos que o IE11 ou o Chrome nas suas versões estáveis (tenho um Core i7 com 8GB de RAM a correr Win8.1 Update).
    Por questões de trabalho tenho de ter vários browsers instalados e como tal consigo ter opiniões bem formadas sobre cada um dos 3 grandes e neste momento por nada trocaria o Firefox (mesmo sendo a versão nightly!!!).
    Gosto do interface e sim tem colagem do Chrome mas não estou no Firefox pelo UI mas sim pelas capacidades dele e da segurança mais que comprovada.
    A questão das 3 barras é muito complicada mas se calhar, e como já alguém escreveu, a Adidas ainda se vai queixar de roubo de patentes!!!! LOL

    Quem quiser testar o Firefox 64bit numa versão estável pode usar o Waterfox (http://www.waterfoxproject.org/). De notar que a Mozilla não tem versões 64bit oficiais para Windows (http://wiki.mozilla-x86-64.com/Main_Page)

    Divirtam-se e andem com a velha Raposa de Fogo 🙂

  27. CC says:

    Está engraçado. Por acaso, o browser Light já tinha uma desenho muito semelhante e ocasionalmente ando a alternar entre os dois.

    O backtrack é que também não é muito transparente à primeira vista.

  28. Alex says:

    Firefox desde o início que é janela para o mundo aqui, e vai continuar sendo mas… não gosto para já da nova sincronização porque não me deixou desactivar o sincronismo das senhas guardadas; e preferia a barra de separadores por baixo da barra de endereços, coisa que não se altera em personalizar e não sei ainda como o fazer…

  29. fornost says:

    comecei a testar hoje… não sei o que achar (geralmente acho péssimas todas as mudanças de tudo, sou CHATO mesmo e demoro a me adaptar), mas como já estou acostumado com esse visual no chrome eu não acho (ainda) a mudança ruim nem acho que vou demorar muito a me acostumar… dessa vez estou positivo qto ao update (finalmente kkk) 😀

    ps: uso FF desde que me entendo por gente…apesar de ter chrome e opera instalados no PC sou fã de carteirinha do FF…só não o uso no celular porque não posso (low-end)

  30. public says:

    Aproveito e tenho aqui uma pergunta:
    Eu sempre usei o opera ate a uns 3 meses atrás: ate ao 12: quando deixou de ser actualizado e passou para o opera 15, que é uma copia do chrome, eu passei a utilizar o firefox.
    Ate ao opera 12, nos sites de tv online, quando se carrega para apagar a publicidade, o site tenta abrir os links dessa mesma publicidade mas acontece que esses link ficam a disposição de abrir numas pequenas janelas no canto inferior direito, e se nós carregarmos nessas mesmas janelas a publicidade abre se não carregarmos a publicidade não abre: não é oi mesmo que utilizar o adblok, porque muitas vezes os sites não trabalham com o adblok activado:
    Eu não entendo nada de programação, mas dá a sensação que opera, finge que o site tem acesso ao sistema do browser mas que na realidade os links de publicidade ficam disponíveis apenas dentro dum compartimento que por sua vez está dentro do browser.
    Existe algum extra para o firefox que faça o mesmo?
    -eu ainda não experimentei o novo ff29. Mas desejo que esteja mais facil a questão de adicionar favoritos aos marcadores, em que não adicione somente o link mas sim também o nome:
    Bem aja a todos

  31. www says:

    Lembra o Mercury p/ iOS

  32. Daniel says:

    Não tenho quase nada contra esta mudança, excepto que antes podia ter o “Retroceder” e o “Avançar” à vista e não escondido/inserido no campo da hiperligação. O mesmo acontece para o “Actualizar” e “Cancelar” em que não posso ter os dois visíveis simultaneamente e também não os posso ter fora do campo da hiperligação.
    De resto é e sempre foi o meu browser de eleição.

  33. Miguel Madeira says:

    Fiz o download, e afinal não vejo problema nenhum (só umas ligeiras mudanças estéticas).

    Mas costumo usar os menus, não os botões – se calhar é por isso que não vejo diferenças.

  34. incomodado says:

    Quando eu actualizei o meu Firefox 28 foi para actualizar e NÃO PARA MUDAR O MEU UI E TUDO O RESTO. ACHO ABOMINÁVEL A MOZILLA TER FEITO UM CLONE DO CHROME. FALTA DE RESPEITO E UM ABUSO ENORME. NÃO QUERO ESTE NAVEGADOR. O MEU NAVEGADOR ERA O FIREFOX 28. JÁ TENHO A SOLUÇÃO ENCONTRADA. PASSEI A USAR O SEAMONKEY. CASO MUDEM O SEAMONKEY JÁ TENHO ALTERNATIVA PENSADA. ISTO FAZ LEMBRAR O QUE A MICROSOFT FEZ AO MUDAR DE WINDOWS 7 PARA WINDOWS 8. É CLARÍSSIMO QUE ESTAS MUDANÇAS TEM A VER COM OS TOUCHSCREENS, TABLETS, SMARTPHONES ETC.. MAS A MOZILLA EU NUNCA IMAGINEI QUE FIZESSE SEMELHANTE..

  35. Barão says:

    Alguem sabe se nesta nova versão ainda dá para meter para mostrar os icones mais o texto..?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.