Microsoft Edge contra a concorrência! Como se comporta o novo browser do Windows 10?
Agora que o novo Edge chegou finalmente na sua versão final, conseguimos saber o que a Microsoft esteve a preparar nos últimos meses. Este browser quer ser uma alternativa ao domínio que a Google tem e ao seu Chrome.
Sendo também ele baseado no Chromium, é interessante pensar que poderia ser similar em tudo o que existe. A verdade é que um browser singular e com argumentos próprios. A comparação com a concorrência direta veio mostrar grandes surpresas, onde não se esperavam.
A mudança que a Microsoft fez no seu browser deixou principalmente muitas dúvidas a quem se prepara para o testar. Sendo ele baseado no Chromium, o que teria de vantagens face ao que já se conhece do Chrome e de outros clones que existem.
Para responder a estas questões, o site VentureBeat resolveu colocar frente a frente os browsers da atualidade para comparar e encontrar as diferenças. Em termos de desempenho, uma das principais áreas, estas existem e são significativas.
Quem vencerá: Edge, Chrome, Brave ou Firefox?
A ideia base queria medir o desempenho das mais recentes versões dos principais browsers. Assim, colocaram frente a frente o Chrome 79, Firefox 72, Edge 79 e o Brave 1.2.
- SunSpider: Edge vence!
- Octane: Chrome vence!
- Kraken: Firefox vence!
- JetStream: Edge vence!
- MotionMark: Edge vence!
- Speedometer: Edge vence!
- Basemark: Brave vence!
- WebXPRT: Firefox vence!
Os resultados são curiosos, uma vez que mesmo não vencendo em toda a linha, o Edge acaba por ser o browser que mais testes de desempenho vence. O Chrome e o Brave apenas dominam num teste e o Firefox arrecada duas vitórias.
Microsoft não se limitou a montar um browser
É muito interessante ver que o browser que acabou de ser lançado consegue dominar face a outros com muita mais experiência nesta área. A Microsoft sempre teve os seus motores, mas agora partilha o Chromium com os demais.
Curioso é ver que afinal há uma camada de otimização que a Microsoft conseguiu colocar e que assim serve como elemento diferenciador. O Edge tem muito ainda para crescer, mas estas são as provas que os utilizadores precisam para o testar e passar a usar no dia a dia.
Este artigo tem mais de um ano
eu uso o EDGE no PC (e Firefox) e ambos 5 estrelas, há páginas que só funcionam bem no Firefox, outras no EDGE. No telemóvel uso o Chrome e zero problemas. O ponto aqui é, qualquer navegador atual é muito bom, o resto são gostos.
Microsoft “outdone themselves”
Andava entre Chrome e firefox (memoria, compatibilidade, funcionalidade) ai veio o novo Edge desde o beta super Top browser!
Este novo Egde é uma lufada de ar fresco no windows. Leve e rápido. Muito bom mesmo.
Edge tenho usado desde que entrou em Beta estou a adorar alias deixei mesmo de usar o chrome já a algum tempo.
Só não gosto da página inicial da Bing
Podes configurar, removi quase tudo excepto a imagem de fundo.
Acho que tem alguns problemas “graves”: 1) Na instalação de extensões do Chrome a conta microsoft não sincroniza (não memoriza)as mesmas. Se desinstalarmos o Edge Chromium e voltarmos ao “velho” Edge… Adeus extensões e por vezes imaginem que não nos lembramos do nome daquela extensão que nos faz tanto jeito…Muito chato!
2) Se experimentarem desinstalar o EDGE novo e volatra ao velho (que está oculto) sem primeiro desinstala as aplicações respectivas e voltarmos a instalar as mesmas ficamos com o seguinte App (1), App (2)… Por vezes para desinstalar uma App vai ser necessário desisntalar o Edge. Muito chato!
3) A utilização do Programa Free Downloader Manager com a extensão que importa do download do browser para aplicação externa faz com que o navegador feche abruptamente sem pre que se inicia o download. Muito, muito chato! De que ressto acho muito mais leve que o Chrome estou a usá-lo com bastante satifação embora goste também do Chrome e do Firefox que neste momento por acaso não estou a usar.
Ainda gosto mais do Edge antigo, é um melhor leitor de PDFs e a função de “set tabs aside” é mais rápida e fácil de usar que o collections
O Edge antigo é péssimo em tudo. Desde o design à performance.
Concordo
Concordo com o Gonçalo
Para mim está excelente. Parece que a Microsoft desta vez acertou mesmo em cheio. Aprovado
Para mim esta mais ou menos e so acho que tem um mal a janela dos Favoritos muito grande ocupando grande parte do monitor a Microsoft devia ter igual ao IE ocupando o pouco espaço
Isso dá para ocultar…
Como e depois para irmos ao Favoritos?
Temos que digitar?
Obrigado
Continuam a chamar favoritos a marcadores? Eu tenho lá marcadores de coisas do trabalho que não são realmente os meus favoritos…
Agora passou marcadores?
Nas Definições e a estrela mostra Favoritos
Boa tarde…eu tenho a “barra de favoritos” ativa e bem preenchida (apenas icones) e tem apenas o tamanho da “barra de endereços”! Será uma questão de configuração? Ou terá o “zoom” a mais de 100%? Cumprimentos…
Este comentário/resposta é para o OS…
Está superando o Chrome e o Firefox
É mais rápido que o EDGE anterioor
Amigos duvido que algum navegador supera o BRAVE! A cada dia fico mais impressionado com a rapidez… ele ainda recompensa o usuário, surreal.
Td depende do uso, eu particularmente uso bastante abas abertas ao mesmo tempo e o Edge se mostrou extremamente estável comparado com Chrome, meu antigo navegador.