PplWare Mobile

A Microsoft não quer que instale o Chrome ou o Firefox no Windows 10


Autor: Pedro Simões

Destaques PPLWARE

  1. JCFB says:

    Não querem eles, mas quero eu.
    firefox ftw

  2. AJCS says:

    Lá está a Microsoft a fazer m….a

  3. Rui says:

    Não é no fim da instalação do browser, mas sim no início.

    Obrigado Microsoft por me teres mostrado o caminho para o linux. Obrigado.

  4. D4rkw3b says:

    Estranho… E o Safari?
    Ou é só a Microsoft que quer os users a usar o que é deles?

  5. hommer says:

    a Microsoft bem pode tentar Google Chrome all the way…

  6. Bruno says:

    Eles não obrigam ninguém é apenas um pop-up como em outros softwares com alternativa própria.
    Podem avançar com a instalação ou alterar a apresentação dessa mensagem nos settings do windows ( está lá apresentada a opção ).
    Não percebo tanto alarido por causa disto, mais 5-10 segundos para instalar e é um drama :/

    • Simples says:

      é o equivalente a teres um senhor da pepsi no supermercado a julgar-te por comprares coca-cola.
      é concorrencia desleal. Os menos informados a quem lhe recomendam chrome ou firefox vão ler isto e desistir e manter com o edge.

      • Far says:

        Exato. Para quem sabe o que faz segue e soma. É só mais um pop-up (desnecessário). Para quem não sabe muito bem o que é que aquilo significa lê “mais rápido” e “mais seguro” e deixa-se ficar. Quem é que não quer que o seu computador fique mais seguro e mais rápido? E sobretudo se for o teu computador / sistema a dizer-te então é porque deve ser verdade.

        E assim já foste.

    • Jose says:

      Mas claro, afinal uma empresa não pode propor no seu sistema os serviços que são dela? Essa é boa! é a única a fazê-lo? Não é. Portanto não vejo qual é a polémica! Eu uso o Edge por que é mesmo bom e o Firefox por hábito, ninguém me impediu de instalar este outro browser! Só leio histeria com a Microsoft, quando os outros fazem de tudo “para matar” os serviços desta empresa! A Microsoft, como todas empresas tem excelentes serviços e péssimos, dependo do utilizador optar por aqueles que servem as sua necessidades, e não cair em “campanhas” estúpidas de desinformação!

  7. Duarte2121 says:

    Também nao era preciso tanto, o edge realmente é bom, deixei de usar todos, até no telemovel instalei o edge e deixei o chrome.
    Com o edge dá a sensação que tudo é mais rápido, só me queixo mais do youtube, de resto até nem puxa tanto pelo meu processador como o chrome ou Firefox e é simples e rápido.
    Apesar de terem colocado as extensões que odeio e nao uso o browser dá 10 a 0 aos outros

  8. Joaquim says:

    Não sei qual o problema de fazerem isso… Sempre que entro na página da Google para realizar uma pesquisa, a Google tenta sempre “forçar-me” a instalar o Chrome! Não entendo este tipo de artigos, então a Google pode “forçar” a instalação do Chrome mas a Microsoft já não pode fazer o mesmo com o Edge???

    • Far says:

      Isso também é chato q.b.. Por acaso não sei se chegou alguma vez a ser referido aqui no pplware mas trata-se exatamente do mesmo: usar o seu “espaço de domínio” para aliciar / influenciar as pessoas para (um dos) o seu produto.

    • Uma coisa é publicidade numa página, que até podes ignorar por ser um simples banner. Outra coisa é teres o sistema operativo a parar para te mostrar que existem outros browsers.

      A Microsoft faz o mesmo que a Google e, no Bing, também te convida a usar o melhor browser do mundo, através de um banner que é mostrado.

      Qualquer dia estás a escrever no LibreOffice e aparece-te um pop-up a perguntar se já viste o Microsoft Office e as suas qualidades!

      • Jose says:

        E qual é o problema? Não sabe optar? Se conhece as vantagens da concorrência não deve ser um problema para si! O facto é que temos que ser cautelosos até para instalar ums simples programa para evitar ter o Crome por exemplo sem querer! Eu não gosto do Crome nem quero nada com tal navegador, por que razão no sistema operativo da concorrência tenho que estar com “mil olhos” para evitar ter este browser no meu computador? O Joaquim tem toda a razão, seria o mesmo que o senhor comprar um Mercedes que legitimamente faz publicidade ao que é seu, e obrigarem a colocar um motor da BMW, ou vice-versa!

      • met says:

        O que a Google fez (nunca mais vi isso) era igualmente mau. E acho que foi multada por isso. Calha bem a Microsoft ir pelo mesmo caminho, pode tornar se a forma de financiara união europeia

      • maxim says:

        “é teres o sistema operativo a parar para te mostrar que existem outros browsers” lol
        é muita rage contra a MS, é um trend que muita gente segue e pouca gente sabe porque segue…

        • Zero raiva contra quem seja. Não é por ai que a coisa funciona. Agora tens de convir que não podes estar a parar a utilização do SO para veres publicidade ou “conselhos” de melhoria do sistema, recorrendo a apps do próprio. Se o browser está lá é por decisão minha, logo, se a coisa correr mal, é responsabilidade minha.

          A questão muitas vezes passa por ai. Carregam o SO com tudo e mais alguma coisa que fala luzinhas e depois queixam-se que o Windows 10 anda mais lento…

          Resumindo, meu PC, sistema operativo comprado por mim e gerido por mim, logo, o browser que eu quiser. Se me querem vender algo mais, conversamos fora da hora de utilização da máquina.

          • Ricardo says:

            É muito pior no Google, porque está sempre a chatear-me com a mesma coisa (e são mentirosos quando dizem que o Chrome é o mais rápido quando isso tem muito que lhe diga) e em todos os serviços (motor de pesquisa, gmail, photos, etc) sempre sempre a impor os seus produtos.

            Ao menos na MS só tens de dizer que não uma vez (quando vais instalar o browser alternativo)…

  9. Rui Pedro says:

    Estão à espera de passar mais um cheque à CE.
    Não troco o Firefox.

  10. carlitos says:

    percebi isso após a ultima atualização de Abril.
    não só bloqueava o acesso ao Firefox, como empurrava o Edge ao máximo.
    acho natural que a Microsoft faça o seu marketing, mas não assim.
    enfim, conseguiram que eu conhecesse o Edge e não desgostei.

    • Pérolas says:

      Um SO com este tipo de carácter e ética é algo que nos conforta… LOL Quem queira viver bem consigo mesmo migra para uma distro linux.

    • Jose says:

      Que grande treta, nunca vi isso em lado algum e tenho 5 pcs, todos com o W10 em casa! Sempre tive acesso ao Firefox sem problema algum! Já agora nunca deve ter reparado que o Firefox também “pede” para se tornar no browser do sistema? essa deve ter-lhe escapado!

  11. MACnista says:

    … e dormir com a milha mulher, posso?

  12. Asdrubal says:

    O Chrome faz o mesmo quando se entra no site da Google pelo Edge.

    • Simples says:

      fake.
      Entrei no google, google drive, google maps e nenhum me propos o chrome.
      Nenhuma publicidade ao chrome.

      No entanto continuam a ser coisas diferentes. O google promover os seus produtos a clientes que estão a usar os seus websites é totalmente legitimo, tu escolheste usar um serviço és um candidato aos demais.

      O que a MS fez aqui foi, um cliente escolhou produto da concorrencia, e antes de deixar-te usar-lo, faz publicidade ao deles diminuindo a imagem do novo produto com linguagem forte, falsa e influenciadora.

      • Alucard says:

        Ao usares o Windows, escolheste usar um produto da Microsoft. Eles só te querem promover os demais.
        Sei lá, se gostam tanto da Google, usem o Chrome OS.

      • Joaquim says:

        Se entrares nesses sites com o Edge mas se já tiveres o Chrome instalado no Windows, nada te é perguntado… Se não tiveres o Chrome instalado, lá te aparecem as sugestões… Topas? É que a Google também tem coockies que leem o que tens instalado no PC…

  13. cmariano says:

    Todo mundo enlouquece quando a Microsoft encontra maneiras de recomendar os utilizadores sobre o Edge no Windows 10, mas quando o Google constantemente exibe esse lembrete noutros browsers, incluindo o Edge, quando se acede às propriedades é como ¯ \ _ (ツ) _ / ¯

    • Jose says:

      Isso para os “santos” da casa são “detalhes”.

    • Carlos1 says:

      Existe uma grande diferença o W10 é pago, os produtos da Google são gratuitos, por outro lado se pagaste por um produto deverias ser tratado com respeito e ética, alguém que vai instalar o Chrome por opção, não deveria ser colocado nesta situação , para finalizar afirmar que o Edge é o melhor navegador é no mínimo abusivo , lá vai a Microsoft outra vez ter de puxar pelo livro de cheques para pagar mais umas multas há UE.

    • William says:

      Uma coisa é você aceder um sitio e aparecer a recomendação, outra é a recomendação está dentro do seu próprio SO. Não sejas pateta, defendendo a M$ com unhas e dentes ganhas o que fanboy?

  14. Álvaro Campos says:

    Olha o roto a falar do rasgado!
    Acabei de aceder ao YouTube, com o Edge, e que é que me aparece?

    Watch YouTube videos with Chrome
    Google recommends using Chrome, a fast and secure browser. Try it?
    YES | NO THANKS

    E com o Firefox acontece o mesmo….
    Cada qual puxa a brasa à sua sardinha!

    • Simples says:

      é totalmente diferente. Estás a usar o youtube, da google. um serviço/produto da google e eles fazem publicidade dentro do seu espaço aos seus outros produtos/serviços, totalmente legitimo.

      • Moneldr says:

        😀
        E o Windows não é da Microsoft? Não estão a fazer publicidade “dentro do seu espaço”?

        • Carlos Segurado says:

          Só que o Google é grátis, e a Microsoft é paga (ou devia de ser) se pago a licença uso o que quero não o que Eles querem.

          • Far says:

            O Google (ou qualquer serviço por eles fornecido) não é grátis. Você não faz uma transferência de dincheiro para a Google mas acredite que paga o serviço de outra forma.

            Nada é gratuito. (profundo, eu sei :P)

          • Jose says:

            Ainda há ingénuos neste mundo, que lindo!

          • maxim says:

            grátis? Fica mais barato pagar com dinheiro mesmo. Quando pagas a licença do windows pagas o Windows, o edge é um software à parte e não mexe com o sistema (acontecia com o IE), quem sabe o que faz istala o firefox/chrome na mesma, quem não sabe o que faz…se calhar o melhor é mesmo ficar pelo edge.

          • William says:

            Nem todo mundo paga a licença do Windows.
            Ninguém merece ter que aguentar ads dentro do próprio SO.
            Num sitio qualquer podes mudar.
            Dentro do SO é irritante.
            Podes utilizar o Linux que não tem essas frescuras.

  15. Alucard says:

    Experimentem abrir qualquer página do Google pela primeira vez num browser que não seja o Chrome. Aparece uma recomendação da Google para instalar o Chrome, porque é “mais rápido e melhor”. Isso dizem eles…

    A Microsoft só está a responder na mesma moeda.

  16. ivan says:

    Tanto alarido para uma cena que demora 5 segundos…creio que é normal uma empresa querer que uses o produto deles além disso o Edge não é assim tão mau. Não estou a dizer isto porque o uso (já usei) antes de comprar o meu telemóvel mais recente mas não creio que fique assim tão atrás de chromes e firefoxes (não tanto como no início). mas pronto isto não obriga ninguém mas sim aparece um popup obrigar era se não pudesses abrir ou instalar

  17. Vitor says:

    Tanto “alarme e alarido” porque a Microsoft resolveu fazer a MESMA COISA QUE A GOOGLE FAZ À ANOS…basta entrar com o Edge num qualquer site Se for ga google pior ainda) e aparece a “sugestão” de instalar e navegar com um browser “mais leve e mais rápido” que será o Chrome. Quando se usam “palas” nos olhos nada a fazer!

  18. Luis Timóteo says:

    Isso mesmo pessoal vamos deixar de usar o chrome e o firefox, vamos começar a usar o opera e o vivaldi

  19. censo says:

    A Microsoft a mostrar porque é actualmente a melhor empresa do mundo

  20. Cortano says:

    “We’ve tested this functionality with Insiders only – The Windows Insider Program enables Microsoft to test different features, functionality and garner feedback before rolling out broadly. Customers remain in control and can choose the browser of their choice,” the Microsoft spokesperson explains.

    Esclarecidos?

  21. benji says:

    Além de que na realidade o Edge é realmente mais rápido e mais fluído, principalmente quando as páginas usam tecnologias mais recentes.

    Outra vantagem do Edge é para quem vê Netflix no browser, o Edge suporta até 4K, enquanto que os browsers restantes somente 720p em Windows.

  22. Miguel says:

    Azar! Eles não querem, mas eu quero! O computador é meu…

    • Miguel says:

      BTW uso sempre o Edge para descarregar o Firefox, Chrome e Opera em segurança xD
      E também para ver os eventos da Apple em direto…
      De resto, não obrigado.

  23. F Gomes says:

    Eu quero que a M$ se f”#$#”%& com o que quer ou não quer! No 10 tenho o Edge (por defeito), o Firefox, o Waterfox, o Opera, o Avast, o Epic, o Brave, o Pale Moon e o Tor. Tenho por onde escolher quando pretendo navegar em águas agitadas ou calmas.

  24. VaGNaroK says:

    Usar um sistema que fica com spam na tela por eu usar outro browser e tentando mudar minhas próprias escolhas?? NO THANKS!!

  25. gr33n bits says:

    Ainda bem, eu já só uso Edge mas á anos.
    Inovate, don’t stagneite.

  26. Altino says:

    estes titulos matam-me… desde quando é que sugerir o software da empresa é igual a não querer que os utilizadores usem outros softwares?

  27. Pedro says:

    Prevê-se novamente um financiamento milionário da União Europeia, aka, multa

  28. Pedro says:

    Uso Windows 10 desde o lançamento e sempre usei outro navegador, a muito tempo uso o Opera, mas depois da última atualização , não consigo mais navegar, nem pelo Opera, nem pelo Chrome, apenas o Edge funciona, formatei o pc e tudo voltou ao normal até o Windows atualizar novamente e tudo se repetir. É um absurdo, podem defende o quanto quiserem mas o que a Microsoft está fazendo é impondo, tirando minha liberdade de escolha e se não corrigem vou procurar uma boa versão do Linux e manda-los para PQP.

  29. daniel says:

    existe algum truque ou forma de poder instalar o opera ou Chrome?
    isso dava muito jeito saber como dar a volta e esta proibiçao-
    obrigado .
    podem enviar resposta pra dfcamara@sapo.pt

  30. F Gomes says:

    No que me toca e para as minhas necessidades, tenho 3 versões do Opera (Normal, Developer e Beta) por causa da VPN e porque comecei a gostar deste browser, o Firefox Quantum e o Edge que abro de vez em quando. Sem qualquer problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.