Mais segurança no Chrome! Browser da Google mudará sozinho as passwords fracas
O Chrome é o browser mais usado na Internet. Isso dá à Google a obrigação de mostrar aos restantes quais os passos que devem ser dados para garantir a máxima segurança. Depois de muitas medidas nesta área, surge agora uma nova funcionalidade. O Chrome mudará automaticamente as passwords fracas ou comprometidas.
A Google deu um novo passo para melhorar a segurança dos utilizadores. A empresa anunciou uma nova funcionalidade integrada no gestor de palavras-passe do Chrome na conferência de programadores Google I/O 2025. Graças a esta funcionalidade, o Chrome criará automaticamente uma palavra-passe forte quando detetar uma palavra-passe fraca ou comprometida.
O novo sistema tem como objetivo detetar e alterar rapidamente as palavras-passe comprometidas, em particular. Os utilizadores receberão uma notificação de que as suas palavras-passe não são seguras como resultado das verificações realizadas pelo Chrome ao efetuarem login em sites suportados.
Neste ponto, o sistema iniciará o processo de alteração automática da palavra-passe com a aprovação do utilizador. Será criada uma palavra-passe nova e forte e, em seguida, essa palavra-passe será utilizada na conta relevante. A Google planeia disponibilizar o recurso no final do ano.
A empresa realçou que o sistema só funcionará em determinados sites e com a aprovação do utilizador. A responsável da Google, Parisa Tabriz, afirmou que os utilizadores tendem a saltar esta etapa devido à laboriosidade do processo de alteração da palavra-passe e que o sistema automático eliminará este problema.
No comunicado sobre o funcionamento da funcionalidade, é afirmado que o Chrome não irá alterar as passwords sem a permissão do utilizador em circunstância alguma. Os utilizadores poderão fazer transações sabendo que estarão no controlo de todas as situações.
Especialmente em plataformas onde as palavras-passe fracas são amplamente utilizadas, espera-se que esta solução ofereça uma vantagem de segurança significativa para os utilizadores.
Era o que mais faltava o chrome a ver as minhas passwords e alteralas, ainda bem que é só cocmcconsnentimento do utilizador.
Mas fica aqui a curiosidade, se o chrome pode “ver” as passwords, qualquer dia um hacker aproveita de uma vulnerabilidade e usa essa ferramente pra ver as pass das pessoas.
O Chrome já “vê” a tua password há muito. A função de auto-preenchimento dos formulários é que permite isso. Agora adicionaram essa funcionalidade de detectar se a password é fraca ou não.
Achas que tens alguma privacidade com o chrome? Até pode ser bom, mas não está interessado na tua privacidade, segundo análises, é o browser que leva mais dados teus!
Portanto, a forma 6000000000% mais segura (o só permitir 3 introduções erradas, sem usar a recuperação de conta), deixa de ser usada e passa a ser, bem mais simples, sacar o txt, das passwords arquivadas, da mesma forma que os password managers, de 600000 euros, que dizem “ser 100% seguros”.
Boas ideias…
As empresas que implementem mecanismos de bloqueio de conta, por x de tempo e que avisem o utilizador através de email, ou de app, que a conta foi bloqueada, por excesso de tentativas.
Se o utilizador achar que não foi ele. Ter uma opção, no respetivo email, ou na app, para a empresa bloquear o acesso, por IP, ou por localização, permanentemente, ou por mais tempo.
Penso que seria, mais que suficiente.
Eu á uns dias a errar a password propositadamente do gmail e ele continua a permitir que eu tente entrar a continuar a errar é simplesmente ridículo. qq passe fraca com um brute force attack iria conseguir entrar….. claro que Depois essa conta vai receber o mail, e tbm existe a comparação de ips e dispositivos a tentar perceber se de facto é o utilizador. Seja como for uma forma bem mais eficaz e simples é limitar o número de tentativas num determinado espaço de tempo e caso erre novamente bloquear o login durante 12 horas por exemplo.
A face, iris e impressão digital tbm não convence…..estes dados apesar de mesmo bem protegido….a haver um risco de serem expostas é bem mais grave do que expor passwords. É que as passwords dão para mudar, já os dados biométricos são inalteráveis…..