Quantcast
PplWare Mobile

Já pode atualizar o browser do seu PC! Chegou o Firefox 76 com mais proteção

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. SANDOKAN 1513 says:

    O Lockwise,o gestor de passwords do Firefox,é excelente.Muito bom,mesmo. 🙂

  2. Jota says:

    …”Por fim, e no campo das novidades, temos a chegada do Picture-in-Picture nos vídeos”??? Isto já tinha na versão 75

  3. Pedro says:

    Este browser em termos de privacidade é o pior que pode existir.
    Quem ler o User agreement vê que a única coisa que o Browser não guarda é o mail e a identidade do dono do mail porque toda a informação restante (navegação em sites, configurações de hardware) é recolhido pela companhia que programa o Fixefox.
    Acho inclusive o acordo de licença tão mau ou pior que o do Chrome

    • Luís says:

      É pôr isso que não uso! Então com gestão de password!, vai parar tudo aos chineses!!
      Eu prefiro o Edge

      • says:

        @Pedro
        > Este browser em termos de privacidade é o pior que pode existir.
        @Luís
        > Eu prefiro o Edge

        Gostos não se discutem.
        No entanto, dizer que é o pior é uma mentira descarada, seja por ignorância pretenciosa, ou por haver interesse do Pedro em difamar o Firefox, seja por que razão seja.

        Se o Firefox fosse o pior, não era incluído em quase todas as versões do linux. E antes que digam que não há alternativas, existe o Chromium, que é a base open-source e com menos telemetria do Google Chrome, além de browser derivados do Firefox com funções extra de privacidade (p.ex. Iceweasel).

        O Firefox inclui por defeito bloqueio de rastreadores e um adblocker simples que pode ser ativado nas opções. Testou durante uns tempos usar motores de pesquisa mais cuidados com os dados dos utilizadores, e permite a alteração dos motores de busca prédefinidos. Tem a melhor e maior lista de plugins para segurança e privacidade de todos os browsers.

        O Firefox tem piorado com o tempo em termos de pré-definições, mas o que se vê no ‘user agreement’ é relativo a funções secundárias que usam recursos da Google, como a verificação de segurança de sites (que pode ser desativada se se usar um bloqueador de dominios como o uBlock com listas para sites).
        Até em relação à telemetria, pergunta se o utilizar deseja participar antes de ativar a opção, e os relatórios de erro só são enviados após confirmação, ao contrário de outros browsers.

        Agora, apesar de ser um browser que não recolhe mais dados que os que necessita, nada na internet é “privado”. Quem pisar o risco é seguido através dos dados dos ISP, que guardam os metadados por longos períodos.

        A privacidade no contexto do utilizador é saber que não é distribuida a informação da sua navegação por mais entidades que as autoridades do seu país, e o sites que o utlizador visita.

        > É pôr isso que não uso! Então com gestão de password!, vai parar tudo aos chineses!!

        Outra deixa que revela ignorância extrema ou agenda.
        A Firefox é americana. Não que seja melhor ou pior, mas os dados que possam ser reportados são a servidores norte-americanos.

  4. SANDOKAN 1513 says:

    Há muitos,mas muitos anos,através de um rapaz que tinha o nickname aqui no Pplware de “Emanxx”(acho que era este nome),em que ele me sugeriu usar o Pale Moon,um browser/navegador que era novo na altura(mas que era um fork do Firefox da Mozilla),que eu nunca mais na vida deixei de o usar !! Nunca mais !! Para mim,é o melhor browser/navegador que existe,e embora digam que não se pode instalar extensões nele,isso é mentira.Há uma extensão(sim,uma extensão,não estou a brincar),própria que através dela podemos instalar os add-ons que quisermos,embora sejam “legacy”,se me faço entender.Chama-se Classic Add-ons Archive versão 2.0.2b2.Tenho,neste momento,se não me engano,instaladas através dela as extensões-(ColorfulTabs/Flagfox/HTTPS Everywhere/IDM integration module for Pale Moon/Thumbnail Zoom Plus e o uBlock Origin).Através delas o Pale Moon está fantástico !! Tenho extensões para colorir espectacularmente os separadores das janelas,para saber o local do site que estou a visitar,para me livrar dos anúncios perturbadores e para navegar sempre em HTTPS,e finalmente uma extensão que amplia todas as imagens em todos os websites de uma maneira genial.Por isso eu digo,FTW Pale Moon. 🙂

  5. Informático Amador says:

    Em termos de capacidade de parametrização e segurança é do melhor – basta pensar, como já foi dito – que a maioria dos Linux o trás de base e o browser TOR o usa como base. Agora, em termos de fluidez/velocidade… Experimentei o novo Edge e pareceu mais rápido. Agora à custa do quê… Isso não sei.

  6. AM says:

    A barra de informação da navegação que aparece em baixo (tooltip) a preto e que num tema claro fica mal, alguém sabe como mudar a cor dessa barra de urls?

  7. Nuno says:

    Basta colar este endereço na barra do Firefox e carregar em “Enter” e selecionar a informação que queremos partilhar

    about:preferences#privacy

    Mais transparente é impossível, e tudo no mesmo local.

  8. Nuno says:

    E apesar de o Edge para Android ter “embutido” o Adblock, ainda deixa passar muitos anúncios e notificações irritantes. E o Chrome para Android nem deixa instalar extensões!
    Em Android o Firefox + as extensões “Ublock Origin” e “I dont care about cookies” é imbatível para uma navegação limpa, mas à custa de uma ligeira lentidão a abrir sites. A privacidade torna a navegação um pouco mais lenta. É um pequeno sacrifício para não haver publicidade e notificações irritantes.

  9. Figueiredo says:

    «…Apesar de toda a confusão que a COVID-19 tem causado, as equipas da Mozilla não pararam de desenvolver o Firefox…»

    Seria possível explicar qual é base que sustenta esta afirmação acima transcrita, de que um vírus ou a doença do coronavírus covid-19 possa interferir no desenvolvimento de um «software» para navegação na Internet?

  10. António says:

    Firefox uso-o em casa. No trabalho uso outros. Mas o Firefox é imbatível, vindo de uma comunidade independente. O Chrome e o novo Edge, e muitos outros, são baseados no Chromium, que recolhe o maior nº de dados! Ou como acham que a Google sabe tanto sobre vocês, através da privacidade?

    • Pedro says:

      Já leste o user agrement em especial a parte da privacidade do Firefox? Lê
      O Firefox é igual ao Chrome, a unica coisa diferente é que um recolhe para a google e o outro para a sua companhia que tambem é Americana da California. Alias Penso inclusivemente que é mais intrusivo o Fiferox que o Chrome.
      Existem alternativas melhores em privacidade, inclusive alguns recolhem os mesmos dados mas para companhias europeias, como o caso do Vivaldi (eu não estou a dizer que este é o supra sumo em privacidade)

  11. Ilhéu says:

    Experimentem o browser UR, é mais seguro e bem mais rápido do que o Chrome.

  12. António says:

    O UR é mais um clone do Chrome (usa o chromium)! Qualquer dia só temos chromium! Quem recorre a isto é porque não sabe fazer nada bem sozinho, foi isso também que fez a Microsoft!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.