Gosta de ter muitos separadores no browser? O Vivaldi tem uma surpresa para si
Apesar da Internet estar a ser dominada pelo Chrome, pelo Edge e pelo Firefox, há muitos outros browsers a serem usados. Estes trazem novidades e desenvolvimentos que são apenas seus e que atraem muitos utilizadores.
Um desses browsers alternativos é o Vivaldi. Conhecido por ser diferente e inovador, esta proposta baseada no Chromium tem agora uma novidade. Todos os utilizadores que gostem de ter muitos separadores vão apreciar esta melhoria realmente única.
Excelente novidade do Vivaldi
Os separadores chegaram aos browsers em 1997 com o NetCaptor. Esta foi a primeira vez que esta novidade surgia nesta ferramenta, mas acabou por não se massificar. Só recentemente esta caraterística acabou por ser alargada, sendo a adesão massiva.
Esta forma única de ter vários sites numa única janela do browser facilita a utilização e a gestão das janelas. Claro que há sempre a possibilidade de se perder o controlo e ter dezenas de separadores abertos. Nestes casos a gestão é quase impossível.
Gerir os separadores fica assim mais simples
É nesta área que o Vivaldi quer inovar e facilitar a vida aos utilizadores. Apresentou agora uma segunda barra de separadores, que dá ainda mais espaço para os alojar. Esta fica por cima da atual e dá uma gestão mais alargada.
Esta segunda barra pode agrupar separadores e assim garantir uma melhor gestão destes. Para cada separador criado na barra de topo, podem criar vários separadores abaixo, para assim os agrupar por temas ou por função.
Um browser diferente de todos os outros
O mais curioso é que esta novidade não se limita aos separadores horizontais. Os que usam a gestão na barra lateral vão ter aqui também a mesma novidade. Além disso, há ainda possibilidade de ter uma skin minimalista e que torna mais apelativa a utilização desta novidade.
A versão agora lançada já tem presente esta melhoria anunciada. O Vivaldi sempre tentou apresentar soluções diferentes para esta gestão e a prova voltou a ser dada. Gerir os separadores neste browser está muito mais simples e mais lógico.
Este artigo tem mais de um ano
Excelente solução e tão simples, tal como referido no artigo da invenção dos separadores numa única janela.
Viram a nova atualização do chrome android, também sobre os separadores? Agora têm um atalho na parte de baixo que facilita bastante o manuseio dos separadores. Excelente medida para ecrãs longos.
Eu gostava de usar o netscape mas depois foi descontinuado. Na altura em que o pc tinha só 1gb de ram era muito mais fluído do que o internet explorer.
Navegador muito interessante…. Suporta email e calendário nos web panels (ativando em: vivaldi://experiments/).
E com engenho dá para adicionar vários “web messengers” aos web panels também…
Vou explorar as tabs! Boa dica, ppwlare! 😉
Pessoalmente nunca tenho muitos separadores(tabs) abertos por isso não me faz muita falta.Mas admito que há pessoal que normalmente têm entre 100 e 200 separadores abertos.A esses é que esta função pode ser positiva.
É o meu browser de eleição atualmente!
E tem sido muito interessante seguir a evolução de um browser tão jovem e com tanto potencial!
Bom artigo!
tb o meu! é recente mas é do ‘inventor’ do Opera. Troquei pelo firefox
Sinceramente prefiro a gestão dos tabs com algo tipo groups do chrome. Ter 2 niveis de tabs, pelo menos para mim, torna-se algo confuso.
os grupos são inuteis, chego a ter 50 tabs abertas, ter um grupo é só mais um separador.
esta alterativa sim é interessante e nada confusa, o agrupamento é feito na vertical.
Separador esse que se pode colapsar, passando essas 50 tabs para 1
E depois não tens visibilidade sobre o que está aberto e precisas de andar a apalpar..
Neste caso, tu que és desorganizado. Porque os grupos já possuem foco justamente em você separar por temas, para saber onde está algo.
E no Opera ainda conta com a busca por guias.
Para mim, as 3 soluções são interessantes, os grupos do Chrome, o Contexto do Opera e a segunda barra do Vivaldi.
Quem fica a dever é o Firefox que até hoje não apresentou sua solução
E consumos de RAM?
Esse continua a ser o calcanhar de Aquiles de todos os browsers.
Se queres uma navegação rápida, então o browser tem que fazer o máximo uso da RAM……… Daí o Chrome em termos de navegação ser mais fluido que o Firefox/Safari.
RAM que não é utilizada, é RAM desperdiçada…. É a mesma coisa que teres uma mesa e não fazeres uso da sua superfície total.
Por outro lado, também podes parte da culpa nas páginas web, as páginas web de hoje em dia já não são o que eram nos anos 2000
Não percebo qual a melhoria de ter 2 níveis de separadores, consigo fazer exactamente a mesma coisa, até com 3 ou 4 ou mais níveis, basta retirar a pagina do ecran cheio e ajustar para o tamanho que se quiser que a janela ocupe, depois abrir novamente outra janela do browser, abrir os separadores que quiser nessa nova janela e ajustar para que esta 2ª fique visível acima ou abaixo da janela que tinha aberto primeiro e assim por diante até não caberem mais … não será ?
quantas mais tabs abertas, com menos dimensão ficam para poderes identificar o assunto dessa tab ..que é o que acontece no chrome, ou então começares a ter um comboio de tabs que precisas depois de usar o scroll verticam (onde não aceita o pgup ou pgdn) como é no firefox e aí ficares perdido entre tabs e scroll para encontrar a tab que estava naquele sitio ou assunto que estavas a ver à dias atrás..
Eu de facto sou um tab abusador nos browsers e é por isso que não consigo usar o chrome e o opera, o firefox podia ter outras opções, mas mesmo assim é o melhor browser para pessoas que abrem o browser com as sessões dos dias anteriores e que usam quase constantemente ou possuem rotinas em certos sitios e evitam estar sempre a carregar e abrir tabs toda a vez que entram e saem do computador. Isto porque o firefox possui atalhos de navegação entre tabs (o previous tab que tanto jeito dá e que nao existe no chrome ou no opera, que só permite navegação para o tab seguinte que tanto transtorno causa, qdo saltamos o tab especifico que procuravamos e temos re recomeçar numa tab anterior e que ainda não esteja escondida (o chrome começa a esconder as tabs o que é bastante desagradável…quando as tabs já só mostram o botão de fechar, começa a esconder as tabs abertas posteriormente…arrgggg super desagradável)
Por acaso não tenho este problema porque uso desktops virtuais, mas parece bem talvez confuso.
A versão Dev do Edge tem a funcionalidade de “separadores verticais” já algum tempo…calculo que seja implementado na versão “estável” numa das próximas atualizações! Para mim pessoalmente é mais que suficiente…mesmo em trabalho “intensivo” nunca tive necessidade de ter abertos 100/200 separadores como alguém comenta acima!
Também achei interessante a guia COLEÇÕES do novo Edge. Sacada interessante.
Se pretendem uma gestão de tabs (para quem tem dezenas de tabs abertas), sugiro o Workona, uma extensão para Chrome, Firefox, Edge e Safari – https://workona.com/help/browser-extensions/ (sim, em Português o nome não é muito feliz). Mas usando no Chrome, a gestão da memória é bastante eficaz e é uma forma organizada de ter as tabs por área.
Também uso o Workona no Firefox, mas não é muito estável.
Várias vezes desordena as tabs ou não tem sincronizadas todas as tabs quando o volto abrir.
Mas até agora foi o melhor plugin que encontrei para organizar as tabs por temas/workspaces.
Saudades do nestcape navigator, um dos primeiros a usar separadores! E dava para mudar a cor ao browser! Contudo, nunca consigo, nem imagino o que isso possa ser, é ter 100 separadores abertos!
olha que pode ser bastante comum! e quem tem, nao faz dele um desorganizador.
É um assunto tão controverso quanto aqueles que possuem o ambiente de trabalho organizado ou desorganizado, porque tem-lo “cheio” ou “bem ocupado” com os principais files, pastas e programas que mais usa, daqueles que o têm tão vazio que apenas serve para mostrar uma foto ou imagem de fundo e depois abrem o explorer e clicam para cima e clicam para baixo até chegar ao que andavam à procura…
Para mim ter 100 tabs abertas é bastante normal, não quer dizer que aceda a elas todos os dias, mas cada conjunto de tabs são sequencias de assuntos ou de trabalhos, e não tenho de redigitar os urls ou voltar a procurar aquele sitio que estava a navegar à dias e já nao sei donde era e/ou que preciso voltar a consultar e evitar perder tempo em pesquisa google. Quem nunca perdeu aquele sitio que estavam a navegar a consultar à uns dias atras e depois de fechado nunca mais conseguem reencontrar ou lembrar o sitio (mas depois dizem, vai ao histórico e procura o sitio…o histórico e a gestão do histórico é tão má quanto a gestão das tabs que o pior browser tem e torna-se mais penoso procurar no histórico que procurar no google, e para quem abre e clica em milhares de sitios o histórico fica atolado de urls).
E quem diga que quem tem muitas tabs abertas é alguem que só abre novas tabs e não fecha e está com tabs repetidas, é mentira, quem tem mtas tabs abertas também fecha muitas tabs, das tabs que tenho abertas e no restauro da sessão do browser, são tabs de uso, algumas podem parecer repetidas, mas não são, porque possuem assuntos diferentes e só ficam abertas as mais importantes e as que estão em uso.
Para mim há sítios que têm de estar sempre abertos e que estou a usar constantemente. Para mim faz-me confusão ver pessoas só com dois ou 3 tabs e estarem sempre a abrir e fechar sitios e a redigitar os urls, assim como abrirem o browser sempre como uma sessão nova e abrirem tab por tab numa rotina de sitios isto numa rotina diária.
E para mim tão importante é a gestão das tabs, é ter uma boa base de atalhos para as tabs e que me faz confusão alguns browsers nem sequer possuirem o atalho ctrl+tab “saltar para o ultimo tab usado que tanto uso para saltar entre tabs, como tb é ter um bom gestor de sessões de restauro e de salvaguarda do histórico das sessões.
Onetab funciona e é prático.
O Onetab é especialista em perder as tabs de x em x tempo. A internet está cheia de queixas sobre isso.
Workona resolve o problema