Quantcast
PplWare Mobile

Gosta de ter muitos separadores no browser? O Vivaldi tem uma surpresa para si

                                    
                                

Autor: Pedro Simões


  1. scp says:

    Excelente solução e tão simples, tal como referido no artigo da invenção dos separadores numa única janela.

    Viram a nova atualização do chrome android, também sobre os separadores? Agora têm um atalho na parte de baixo que facilita bastante o manuseio dos separadores. Excelente medida para ecrãs longos.

    Eu gostava de usar o netscape mas depois foi descontinuado. Na altura em que o pc tinha só 1gb de ram era muito mais fluído do que o internet explorer.

  2. Manuel says:

    Navegador muito interessante…. Suporta email e calendário nos web panels (ativando em: vivaldi://experiments/).
    E com engenho dá para adicionar vários “web messengers” aos web panels também…
    Vou explorar as tabs! Boa dica, ppwlare! 😉

  3. SANDOKAN 1513 says:

    Pessoalmente nunca tenho muitos separadores(tabs) abertos por isso não me faz muita falta.Mas admito que há pessoal que normalmente têm entre 100 e 200 separadores abertos.A esses é que esta função pode ser positiva.

  4. Kendimen.C says:

    É o meu browser de eleição atualmente!
    E tem sido muito interessante seguir a evolução de um browser tão jovem e com tanto potencial!

    Bom artigo!

  5. Henrique says:

    Sinceramente prefiro a gestão dos tabs com algo tipo groups do chrome. Ter 2 niveis de tabs, pelo menos para mim, torna-se algo confuso.

    • José Fonseca Amadeu says:

      os grupos são inuteis, chego a ter 50 tabs abertas, ter um grupo é só mais um separador.
      esta alterativa sim é interessante e nada confusa, o agrupamento é feito na vertical.

      • Henrique says:

        Separador esse que se pode colapsar, passando essas 50 tabs para 1

        • José Fonseca Amadeu says:

          E depois não tens visibilidade sobre o que está aberto e precisas de andar a apalpar..

          • Ricardo Gimenez says:

            Neste caso, tu que és desorganizado. Porque os grupos já possuem foco justamente em você separar por temas, para saber onde está algo.

            E no Opera ainda conta com a busca por guias.

            Para mim, as 3 soluções são interessantes, os grupos do Chrome, o Contexto do Opera e a segunda barra do Vivaldi.

            Quem fica a dever é o Firefox que até hoje não apresentou sua solução

  6. Fulano says:

    E consumos de RAM?
    Esse continua a ser o calcanhar de Aquiles de todos os browsers.

    • ZarkBit says:

      Se queres uma navegação rápida, então o browser tem que fazer o máximo uso da RAM……… Daí o Chrome em termos de navegação ser mais fluido que o Firefox/Safari.
      RAM que não é utilizada, é RAM desperdiçada…. É a mesma coisa que teres uma mesa e não fazeres uso da sua superfície total.

      Por outro lado, também podes parte da culpa nas páginas web, as páginas web de hoje em dia já não são o que eram nos anos 2000

  7. Fernando says:

    Não percebo qual a melhoria de ter 2 níveis de separadores, consigo fazer exactamente a mesma coisa, até com 3 ou 4 ou mais níveis, basta retirar a pagina do ecran cheio e ajustar para o tamanho que se quiser que a janela ocupe, depois abrir novamente outra janela do browser, abrir os separadores que quiser nessa nova janela e ajustar para que esta 2ª fique visível acima ou abaixo da janela que tinha aberto primeiro e assim por diante até não caberem mais … não será ?

    • Betra says:

      quantas mais tabs abertas, com menos dimensão ficam para poderes identificar o assunto dessa tab ..que é o que acontece no chrome, ou então começares a ter um comboio de tabs que precisas depois de usar o scroll verticam (onde não aceita o pgup ou pgdn) como é no firefox e aí ficares perdido entre tabs e scroll para encontrar a tab que estava naquele sitio ou assunto que estavas a ver à dias atrás..
      Eu de facto sou um tab abusador nos browsers e é por isso que não consigo usar o chrome e o opera, o firefox podia ter outras opções, mas mesmo assim é o melhor browser para pessoas que abrem o browser com as sessões dos dias anteriores e que usam quase constantemente ou possuem rotinas em certos sitios e evitam estar sempre a carregar e abrir tabs toda a vez que entram e saem do computador. Isto porque o firefox possui atalhos de navegação entre tabs (o previous tab que tanto jeito dá e que nao existe no chrome ou no opera, que só permite navegação para o tab seguinte que tanto transtorno causa, qdo saltamos o tab especifico que procuravamos e temos re recomeçar numa tab anterior e que ainda não esteja escondida (o chrome começa a esconder as tabs o que é bastante desagradável…quando as tabs já só mostram o botão de fechar, começa a esconder as tabs abertas posteriormente…arrgggg super desagradável)

  8. gr33nbits says:

    Por acaso não tenho este problema porque uso desktops virtuais, mas parece bem talvez confuso.

  9. Vitor says:

    A versão Dev do Edge tem a funcionalidade de “separadores verticais” já algum tempo…calculo que seja implementado na versão “estável” numa das próximas atualizações! Para mim pessoalmente é mais que suficiente…mesmo em trabalho “intensivo” nunca tive necessidade de ter abertos 100/200 separadores como alguém comenta acima!

  10. William Lopes says:

    Também achei interessante a guia COLEÇÕES do novo Edge. Sacada interessante.

  11. Hugo says:

    Se pretendem uma gestão de tabs (para quem tem dezenas de tabs abertas), sugiro o Workona, uma extensão para Chrome, Firefox, Edge e Safari – https://workona.com/help/browser-extensions/ (sim, em Português o nome não é muito feliz). Mas usando no Chrome, a gestão da memória é bastante eficaz e é uma forma organizada de ter as tabs por área.

    • Mário says:

      Também uso o Workona no Firefox, mas não é muito estável.
      Várias vezes desordena as tabs ou não tem sincronizadas todas as tabs quando o volto abrir.
      Mas até agora foi o melhor plugin que encontrei para organizar as tabs por temas/workspaces.

  12. António says:

    Saudades do nestcape navigator, um dos primeiros a usar separadores! E dava para mudar a cor ao browser! Contudo, nunca consigo, nem imagino o que isso possa ser, é ter 100 separadores abertos!

    • Betras says:

      olha que pode ser bastante comum! e quem tem, nao faz dele um desorganizador.
      É um assunto tão controverso quanto aqueles que possuem o ambiente de trabalho organizado ou desorganizado, porque tem-lo “cheio” ou “bem ocupado” com os principais files, pastas e programas que mais usa, daqueles que o têm tão vazio que apenas serve para mostrar uma foto ou imagem de fundo e depois abrem o explorer e clicam para cima e clicam para baixo até chegar ao que andavam à procura…

      Para mim ter 100 tabs abertas é bastante normal, não quer dizer que aceda a elas todos os dias, mas cada conjunto de tabs são sequencias de assuntos ou de trabalhos, e não tenho de redigitar os urls ou voltar a procurar aquele sitio que estava a navegar à dias e já nao sei donde era e/ou que preciso voltar a consultar e evitar perder tempo em pesquisa google. Quem nunca perdeu aquele sitio que estavam a navegar a consultar à uns dias atras e depois de fechado nunca mais conseguem reencontrar ou lembrar o sitio (mas depois dizem, vai ao histórico e procura o sitio…o histórico e a gestão do histórico é tão má quanto a gestão das tabs que o pior browser tem e torna-se mais penoso procurar no histórico que procurar no google, e para quem abre e clica em milhares de sitios o histórico fica atolado de urls).
      E quem diga que quem tem muitas tabs abertas é alguem que só abre novas tabs e não fecha e está com tabs repetidas, é mentira, quem tem mtas tabs abertas também fecha muitas tabs, das tabs que tenho abertas e no restauro da sessão do browser, são tabs de uso, algumas podem parecer repetidas, mas não são, porque possuem assuntos diferentes e só ficam abertas as mais importantes e as que estão em uso.
      Para mim há sítios que têm de estar sempre abertos e que estou a usar constantemente. Para mim faz-me confusão ver pessoas só com dois ou 3 tabs e estarem sempre a abrir e fechar sitios e a redigitar os urls, assim como abrirem o browser sempre como uma sessão nova e abrirem tab por tab numa rotina de sitios isto numa rotina diária.
      E para mim tão importante é a gestão das tabs, é ter uma boa base de atalhos para as tabs e que me faz confusão alguns browsers nem sequer possuirem o atalho ctrl+tab “saltar para o ultimo tab usado que tanto uso para saltar entre tabs, como tb é ter um bom gestor de sessões de restauro e de salvaguarda do histórico das sessões.

  13. Ze says:

    Onetab funciona e é prático.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.