Dica: O que fazer para voltar a ter o Flash ativo no Chrome 76
Com o Chrome 76 a Google mudou de forma drástica a forma como este browser trata o Flash. Passou a bloquear de forma permanente este componente, não o tendo disponível para os utilizadores.
Apesar de compreensível, esta mudança torna-se incómoda para muitos utilizadores, que precisam dele. A Google deixou algumas portas abertas para contornar esta limitação. Veja como pode ter de volta o Flash ativo no Chrome 76.
As mudanças do Chrome 76 são profundas e trazem muita mais segurança a este browser da Google. Focado na privacidade, em especial do modo privado, teve também impacto na utilização do Flash.
O problema do Flash no Chrome 76
Com a mudança feita, o browser passa a bloquear de forma nativa o Flash. Isto leva a que sites baseados nesta tecnologia não sejam carregados de forma correta, apresentado falhas.
A mensagem apresentada é clara, mas deixa nos utilizadores mais inexperientes sem acesso. Esta impossibilidade tem uma solução como vamos ver abaixo.
Como ativar o Flash no browser da Google
A Google deixou no Chrome uma forma de contornar este problema. Deixa ao utilizador a possibilidade de controlar este elemento. Basta que coloquem no browser o endereço Chrome://settings/content/flash.
Nesta interface de configuração vão ter a possibilidade de passar a permitir o Flash, mediante uma confirmação. Para isso, alterem o interruptor Impedir que os sites executem o Flash. De imediato fica ativo e pronto a usar.
Uma solução de compromisso para o Chrome
Daí em diante, ao acederem a um site com Flash, vai ser mostrada uma mensagem diferente, que deve ser clicada. De imediato vai ser mostrado um alerta para permitir a utilização do Flash.
Só precisa de concordar para que o site seja de imediato carregado já com tudo a funcionar de forma perfeita. Nessa mesma área podem ser controlados os sites que estão autorizados, caso os queiram remover.
Desta forma simples e rápida podem ter de voltar o Flash, ainda que a funcionar apenas nos sites que autorizarem. Esta é uma mudança que podem fazer onde controlam quais os sites estão autorizados.
Este artigo tem mais de um ano
Obrigado!
Mas alguém quer essa doença antiga activa nos browsers?
Excelente dica,Pedro Simões,muito obrigado.Activei o Flash em todos os browsers/navegadores com base no Chromium e também nos novos Microsoft Edge(versão Beta,Developer e Canary). 🙂