Firefox vai bloquear Flash, Java e Silverlight…
Internet Explorer continua líder no segmento dos browsers
A guerra no segmento dos browsers continua acesa e todas as boas funcionalidades podem fazer a diferença. Segundo dados de Janeiro do site netmarketshare, o IE continua a liderar destacado com cerca de 55,14%, seguido do Firefox com 19,94% e na terceira posição o Chrome com 17,48%.
Para garantir a máxima segurança do seu navegador, a Mozilla anunciou oficialmente que irá bloquear, por omissão, o Flash, Java e Silverlight, entre outros plugins de terceiros. Tal medida não significará que o utilizador deixe de ter acesso à informação disponibilizada através das tecnologias referidas, até porque o Firefox incorpora já a funcionalidade “Clique para exibir”.
A informação sobre o bloqueio do Flash, Java e Silverlight foi anunciada na passada terça feira no blog oficial da Mozilla aqui. A empresa responsável pelo Firefox fez saber que o utilizador irá decidir se pretende que um determinado plugin seja executado, aumentando assim a segurança enquanto navega na Internet. O Firefox irá bloquear por omissão os plugins de terceiros e estará disponível a funcionalidade “Clique para exibir” para o caso do utilizador considerar o site fidedigno.
Os motivos que levaram a tal rígida decisão prendem-se com o objectivo da Mozilla pretender um browser mais seguro, com mais performance e ainda mais estável (com baixo consumo de memória, que muito se deve à instalação/carregamento de plugins de terceiros).
A Mozilla alerta os utilizadores que devem ter os plugins de terceiros sempre actualizados, podendo essa tarefa ser efectuada na seguinte página: https://www.mozilla.org/pt-PT/plugincheck/
Como o Pplware informou em Janeiro aqui, o Java continua a ter graves problemas e o Flash sempre teve alguns inimigos de peso, como foi o caso de Steve Jobs que sempre apoiou o HTML5 para dispositivos móveis (ver carta aberta de Steve Jobs: Thoughts on Flash) declarações essas que explicam o porquê da não adopção do flash nos dispositivos móveis da Apple.
Será esta uma boa decisão por parte da Mozilla para atrair os utilizadores ou terá um efeito contrário?
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente, acho muito bem, ja’ que eu nem tenho isso activado no meu FF
Já agora desliga também o Javascript! =P
tenho o noscript activado, se quiser ir a algum site que seja mesmo necessario o JS uso o chrome ou o IE…
Sem flash, java, silverlight e JS navegas no quê? Na web dos anos 90???? 😀
Poi é Geraldo, penso igual a ti, esses plugins são bem ruins, mas se desativá-los todos a internet fica parecendo a época que os videos eram em gifs. Agora mesmo estou usando um plugin no firefox chamado Quickjava com ele você pode desabilitar java, flash, silverlight, javascript, etc. Só pra testar desabilitei eles e tentei abrir o youtube e outros site comuns e nem abre direito. Ou seja se dissabilitar estes plugins fica horrivel a net.
html5
Fazes-me lembrar o Richard Stallman =D
Para maior segurança experimente não ligar o PC.
voltam a ficar ativos com 1 click, logo nao perdem nada e o utilizador apenas vai ficar contente porque o brower está a ajuda-lo a ter um pc live de virus.
Alguma coisa semelhante para Chrome através da store?
Nem é preciso store:
Vais a definições -> scroll para baixo e carregar em “mostrar definições avançadas”.
Na secção Privacidade -> Escolher “Definições de conteúdo” -> fazer scroll até à secção plugins e escolher “Clique para reproduzir”.
Obrigado. 🙂
Wait what? O IE é lider com mais de 50%? Esta agora é que me deixou parvo lol
Estranhamente, o netmarketshare tem uma visão da utilização de navegadores web um pouco diferente dos restantes: http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers
pelo que acompanho pelos websites noticiosos, o netmarketshare é o que detém os números mais confiáveis.
e pra mim parece claro que o IE seria o mais usado por ser o default do Windows.
Também tive a mesma reação.
Só para ter mais uma fonte. http://gs.statcounter.com/#browser-ww-monthly-201201-201301
Para bloquear e desbloquar tudo isso no firefox:
http://quickjavaplugin.blogspot.pt/
Este plugin pro firefox é muito bom!
EU uso Opera e bloqueio esses plugins manualmente.
O que acontece é que se eu quiser usar flash, java ou silverlight, eu posso continuar a fazê-lo.
A diferença é que só iniciam quando eu quero, ou seja, quando clico sobre eles.
Por exemplo, numa página com 10 plugins, eu só ativo o que eu quero e evito a execução de 9. Nalguns casos, tenho melhorias de 10% a 20% ou mais na carga da CPU, quando visito várias páginas dessas em vários separadores.
E tendo em conta que na maioria dos casos se tratam de publicidades, é juntar o útil ao agradável.
É isto que vai acontecer no Firefox por omissão, ou seja, em vez de o utilizador os desativar manualmente, passa a ter de os desativar manualmente nas opções.
FUUUUUUUUUUuuuuuuuu….!
Até que enfim, espero que seja o FIM do FLASH e do JAVA! Se existe algo mais perigoso numa máquina é terem isso instalado, qualquer programador com conhecimentos médios pode programar para entrar no vosso PC ao visitarem um site sem darem por isso!
E depois de tanta polémica e tanto update, é igual os buracos estão lá é só aproveitar!
Ter computadores modernos e bonitos para navegar por páginas web decapitadas… Se é esse o preço da segurança então tem de se repensar como se constroi paginas web apelativas. Ai esse HTML5…
Até mesmo repensar a publicidade…
Para maior segurança,nao use a net…
eu uso o plug-in
Flashblock e nem me preocupo com pop-up em sites!
acho bem que o façam não gosto de pop-ups!
Ontem ao abrir o meu firefox apareceu-me uma mensagem relativa ao bloqueio, mas eu optei por deixar os plugins ativos, há forma (sem reinstalar) de voltar à pre-definição? Ou seja, clicar para ver?
Hoje em dia são poucas as razões que obriguem à utilização destas tecnologias em aplicações web. Tirando operações mais complexas (que a maioria das vezes são mais para requisitos empresariais e internos a empresas) já nem para anúncios interactivos existe essa necessidade! Felizmente as especificações já foram completadas e espero neste ano um grande aumento na utilização do HTML5.
Como nota, fui analisar essas estatísticas sobre o IE ainda ser líder de mercado e recordo-me claramente de há uns tempos se ter dito que o Chrome era agora o actual líder de mercado. Não consegui perceber bem como Netmarketshare consegue essas estatísticas, mas se é pelas visitas aos sites dos seus parceiros, eu sinceramente acho mais credível as estatísticas oferecidas pela Wikipedia ao seu site, que estão bastante de acordo com o apresentado pelo StatCounter http://en.wikipedia.org/wiki/Usage_share_of_web_browsers
Acho que existe demasiada discrepância entre estes resultados para considerar que o IE tenha 55% de cota de mercado…
Eheh!
“Clique para exibir” é ótimo.
Quem é que aqui se lembra da chatice que era quando o Internet Explorer 6 fazia isso?
É verdade que hoje em dia são cada vez menos os sites que usam esses plugins, tirando a porcaria das declarações da Finanças nem me lembro de mais nenhum que use Java, e Silverlight só uns raros (e cada vez menos) sites da Microsoft, mas o Flash ainda está vivo e para durar, principalmente se tivermos em conta que tanto o Chrome como o Internet Explorer 10 o têm incorporado.
Que mentira! o Chrome é o primeiro mais usado, depois o ie e em seguida o Firefox! há muito tempo o ie deixou de ser o mais usado graças a Deus! Essa notícia deve ser bem velha! não acreditei quando vi que era de 2013.
ps. se for desativar o javascript. desativa também o html! não é possível navegar sem permitir no mínimo javascript e cookies.
ps2. Se o Firefox quiser bloquear o java e o flash, no problem! ainda continuarei usando Firefox forever! Firefox é meu ambiente operacional! uso mais aplicativos na nuvem que os instalados no computador