Firefox: Ative ou desative a ferramenta de Screenshot
Recentemente, foi lançada uma nova versão do Firefox (55.0). Nesta, foi inserida uma nova ferramenta que permite aos utilizadores capturar o ecrã de páginas web, no entanto, ela poderá não estar ativa por defeito, uma vez que está a ser lançada gradualmente.
Ainda assim, é possível alterar o valor das respetivas variáveis, e ativar ou desativar esta ferramenta. Vejamos como.
Para verificar se já possui a versão 55 do Firefox, no menu ferramentas, clique em Ajuda e em seguida Acerca do Firefox.
Depois de instalada a versão mais recente, deverá deparar-se com o ícone assinalado na imagem abaixo. Como dito anteriormente, é bem provável que, para já, a ferramenta não esteja ativa, ainda assim, ela vem implementada.
Para a ativar ou desativar, aceda a about:config e procure por extensions.screenshot. Aparecer-lhe-ão duas variáveis:
- extensions.screenshots.disabled: O valor false significa que a funcionalidade de screenshot está ativa, e o valor de true que inativa.
- extensions.screenshots.system-disabled: Esta variável é utilizada para controlar a funcionalidade de screenshot. Se configurado como true, a funcionalidade está inativa, independentemente do valor da variável anterior. Se false, então está ativa, no entanto, o valor da variável extensions.screenshots.disabled terá de ser false também.
Neste caso, e depois da atualização, a ferramenta não estava ativa, pelo que foi apenas necessário alterar o valor de extensions.screenshots.system-disabled para false, e reiniciar o Firefox. Se pretender desativar a funcionalidade, altere o valor de extensions.screenshots.disabled para true. Para utilizar a ferramenta, abra um site da Internet e clique no respetivo ícone. Numa primeira vez ser-lhe-á apresentado um breve tutorial.
É possível selecionar uma região especifica ou a página completa. As imagens poderão ser guardadas localmente, ou então em screenshots.firefox.com para facilitar a partilha.
A Mozilla armazena-as durante duas semanas (padrão), mas os utilizadores poderão excluí-las a qualquer momento, ou definir uma data de validade à imagem.
Este artigo tem mais de um ano
Firefox simplesmente o melhor browser IMO.
Falta só ter um tradutor próprio embutido
E uma opção para gerarmos arquivos PDF fieis a partir de páginas web!
Até hoje nunca achei uma extensão que fizesse bem seu trabalho, já testei mais de 10 e a que chegou mais perto foi a WebToPDF.
Pedro, apenas um ligeiro reparo: Default em Inglês, por omissão em Português (defeito tem outro significado).
Grande abraço e continuação do excelente trabalho que diariamente nos brindam.
Eduardo
Mas qual omissão, qual carapuça. “By default” é uma expressão lixada de se traduzir para Português. Essa da omissão, comigo não pega, porque não faz sentido nenhum. Podia também ter usado por padrão, ou por predefinição (que é uma palavra comprida como o caraças, quando se quer traduzir algo muito simples). Penso que não haja um consenso para a tradução logo, o que deves fazer é: percebeste o que ele queria dizer? Então segue em frente.
Tem outro significado??? Qual significado? Defeito isoladamente poderá ter outro significado mas neste contexto o uso de “Por defeito” está totalmente correto.
Não creio que também esteja certo, omissão = escondido, ausente.
“por defeito” é diferente de “defeito”.
“A máquina tem um defeito”
“A máquina tem essa função por defeito”
Pedro
Nem vou dizer mais nada 🙁
Abraço
Eduardo
Verdade seja dita, depois de ir pesquisar as duas formas estão correctas! Por defeito, por omissão
Optimo, assim já posso desinstalar o Nimbus, menos um addon. Era bom é que os programadores de addons começassem a dar ao chinelo para actualiza-los, senão em Novembro vai ser o caos com a versão 57.
…e para alterar as funcionalidades basta clicar duas vezes no “Nome da Preferência” extensions.screenshots.disabled e ou extensions.screenshots.system-disabled.
chrome o resto na minha opiniao e lixo ponto final
firefox morreu faz tempo existe no mercado muitos melhores
Tenho que experimentar o Firefox…o Chrome tem-me desiludido imenso, em flash então é para esquecer
Com a nova atualização V.57 esta funcionalidade desapareceu, que é uma pena. Se alguém souber como dar a volta ponha aqui a solução.