PplWare Mobile

Firefox tem falha grave de segurança na gestão de passwords

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Carlos Costa says:

    depende do tamanho da chave tb. boa sorte em crakar uma coisa grande mesmo em que sha1.

    anyway, fixed.

  2. Jaquim says:

    “Mesmo sendo um problema grave e sem uma solução imediata, é recomendado que seja mantida a utilização da palavra-chave mestra.”

    É recomendado?! Como assim é recomendado?! Se é uma falha grave que pode comprometer TODAS as palavras-chave do utilizador, não seria antes melhor recomendar memorizar as palavras-chave num sítio cada vez menos utilizado pela raça humana e que se chama cérebro? 😛

    • Henrique says:

      Ou usar um serviço do tipo lastpass ou mesmo usando keepass. Agora guardar senhas num browser nunca foi, nem nunca será boa ideia.

    • Sxac says:

      Consegues guardar as tuas passwords no cérebro? Então são mesmo fraquinhas… Tipo 12345, não? Cumps.

      • Mr.X says:

        As novas gerações é que “desaprenderam” a usar o cérebro. Eu tenho memorizado mais de 40 passwords, e todas elas bem complexas. Claro que às vezes me engano a digitá-las tal é a complexidade, mas nunca perdi acesso a um serviço ou necessitei de as anotar. Os putos de agora sequer memorizam o NIF, o Nº de Identificação Civil ou a matrícula do automóvel. Nem sei como ainda sabem a data de nascimento. Anda tudo alienado.

      • Alvaro Campos says:

        Até uma password do tipo 12345 pode ser complicada se não a usarmos frequentemente…

      • Jaquim says:

        A mais pequena que uso tem 32 dígitos. Lá por teres um cérebro de peixinho não quer dizer que o resto da população terrestre também tenha um.

    • Edson says:

      Mais ou menos. No Chrome, por exemplo, quando você salva as senhas, um simples crtl+c pode copiar todas elas, e não costumamos nos preocupar com isso. A chave mestra sempre foi uma medida de segurança adicional.

  3. Eu says:

    “um atacante fazer um ataque de força bruta à palavra-chave mestra e posteriormente ter acesso às passwords” não percebo o porquê disso… Existe desses ataques a quase tudo que é password, seja a ficheiros do office, browsers, compactadores, etc, etc.

  4. Algol says:

    Espera lá. O ficheiro de senhas está alojado localmente, certo?
    Assim sendo, para executar um ataque desses um atacante terá que ter acesso à máquina e ao ficheiro. No dia que tiver esse acesso, já foste…

  5. Joao Ptt says:

    Então isto quer dizer que fiz bem em nunca ter guardado senhas no browser? Não dá para acreditar que algo óbvio assim fosse ser tão útil no futuro… passados 9 anos.
    Pelos mesmos motivos, segurança, também me recuso a armazenar todas as senhas num só programa seja ele qual for. Irei provavelmente começar a utilizar programas ou mesmo dispositivos dedicados no futuro, mas para já estou à espera que a tecnologia amadureça o suficiente para me sentir confortável com tal.

  6. AJMS says:

    Nunca usei o gestor de Password do FF, prefiro usar a extensão Bitwarden para guardar as passwords, excepto paypal, e bancos, essas é na cabeça 🙂

  7. Asdrubal says:

    Ainda bem que não utilizo o serviço de gestão de passwords.
    Prefiro o serviço de caneta e papel.

  8. ptara says:

    Estes camaradas do pipôl uére não são lá muito bons jornalistas. Onde está mencionada a fonte do artigo? Ou melhor, que é cópia integral deste artigo? https://www.bleepingcomputer.com/news/security/firefox-master-password-system-has-been-poorly-secured-for-the-past-9-years/

    Cumps camaradas

  9. Gustavo Garcia says:

    Hmmm…
    Não é muito difícil criar passwords seguras e fáceis de memorizar.
    O truque é não memorizar a password em si mas as regras para a criação da mesma.
    Por exemplo: Três palavras, separadas por $, com maiúscula na última letra de cada e um número de 2 dígitos no fim.
    Isto poderia dar, por exemplo: peoplE$warE$coM46
    Além de ser fácil memorizar a regra, e portanto não ser preciso usar gestor de password, a password gerada não será fácil de obter por brute force… Demoraria qualquer coisa como 93 triliões de anos com a tecnologia actual.

  10. Allez says:

    Daí não se usar guestores de passwords dos browsers….

  11. Style says:

    Mais grave que a falha de segurança do browser é mesmo haver gente a guardar passwords no browser. Se eu ganhasse 1€ por cada pessoa que já vi ficar sem emails, contas de redes sociais, acesso a fórums, you name it, simplesmente porque instalou uma aplicação de “optimização e limpeza de sistema” que decide apagar cache, cookies e passwords, dava para vos levar a jantar e ainda pagava uma rodada de shots no fim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.