Usa estas extensões no Firefox? Cuidado que recolhem mais dados que o esperado
A privacidade tem de ser uma constante na Internet. Para garantir isso, muitos browsers estão a tomar medidas fortes para garantir que os dados dos seus utilizadores não são acessíveis, normalmente pelos sites visitados.
De onde não se esperava que surgissem problemas era das extensões. Uma nova recolha foi descoberta, no Firefox. Há extensões a recolher e a processar dados dos utilizadores que não eram esperados.
AVG e Avast recolhem dados dos utilizadores
Uma descoberta recente veio mostrar que 4 extensões bem conhecidas do Firefox estão a recolher dados dos utilizadores. Esta situação é nova e não estava conhecida, sendo principalmente anormal em várias vertentes. O volume e detalhe dos dados eram demasiado elevados.
Falamos das extensões Avast Online Security e SafePrice, e das suas equivalentes da AVG. Estas 4 extensões destinam-se a proteger os utilizadores e as navegações que são feitas por estes. Agora estão fora da loja de extensões do Firefox, por estarem a fazer uma recolha não autorizada.
Do que foi provado, estas 4 propostas de segurança estavam a recolher mais dados que o esperado. Para além dos sites visitados, também as ações dentro destes eram recolhidas. Cada clique, cada visualização e o tempo de visita era registado. O detalhe vai ao número de separadores e quando estes eram mudados.
A Mozilla já resolveu o problema no Firefox
Do que se sabe, a Avast e a AVG estão já a trabalhar com a Mozilla para resolver esta questão. é invocado que para conseguir dar a proteção necessária, estes dados necessitam de ser recolhidos e processados. Em breve devem voltar à loja estas 4 extensões.
Além disso, também a Opera já tomou medidas contra estas extensões, tendo removido a sua presença da sua loja. Assim, os utilizadores estão também sem acesso a esta recolha de dados. Curiosamente, a Google parece ter sido a única que não tomou qualquer medida.
Este é um caso claro em que os dados parecem ser necessários. No entanto, colocam em causa a privacidade dos utilizadores e até as regras dos próprios browsers. Nos próximos dias vão haver novidades e este caso será posteriormente esclarecido.
Este artigo tem mais de um ano
E o mcafee? que volta e meia ativa a extensao?
Pessoalmente apenas utilizo UMA extenção nos navegadores (Firefox e Edge) que utilizo…um bloqueador de publicidade intrusiva! Mais de 99% das extenções apenas servem para duas coisas…recolha de dados e “gastar” recursos do próprio PC!É a minha opiniãomclaro…
+1
Um bom serviço precisa de alguma recolha de dados, especialmente os que se adaptam a cada utilizador (motores de busca, comparadores de preços, etc), no entanto há outra recolha de dados que apenas tem a função de dar dinheiro às empresas por detrás delas, sem vantagens para o utilizador. É são estas que têm que ser banidas.
Ora motores de busca como google, Bing, Yahoo, etc (E outros serviços prestados) são gratuitos porque as empresas ganham dinheiro com publicidade. Se o utilizador (como o tuga) quer tudo gratuito sem dar nada, então tem má fé. Um empresário ou programador de apps se não conseguir fazer publicidade, então vai ter poucas vendas, aqui também precisa que esta chegue ao utilizador; no entanto uma política como estás extensões são condenáveis e devem ser banidas porque trazem zero benefícios ao utilizador.
A má fé existe do lado de quem faz a oferta ao prometer ou sugerir aquilo que não vai cumprir.
Do lado do utilizador haverá, quanto muito, inocência ou ignorância.
Aproveitar sub-repticiamente algo que o utilizador expõe na sua boa-fé é desonesto e condenável.
Antes de instalar extensões, analisar primeiro https://crxcavator.io/
Há dois anos percebi aquilo que o Avast não era e preferiu perder três anos de assinatura mas cair fora e limpar o meu computador de tudo quando tivesse a ver com Avast