Dica: Mais segurança a navegar na Internet? Use esta opção escondida do Firefox
Navegar na Internet é algo que hoje é natural e que fazemos de forma transparente e direta. Acarreta sempre questões de segurança, que temos de tentar evitar e assim manter-nos protegidos e longe de problemas.
Há algumas medidas bem conhecidas para conseguir esta segurança, que devem tentar seguir. A Mozilla quer ajudar a seguir uma das mais importantes e, por isso, tem uma opção nova e pouco visível no Firefox. Vamos ver como podem assim ter mais segurança a navegar na Internet.
Mais segurança a navegar na Internet
Foi esta semana que chegou mais uma versão do Firefox. Das muitas novidades que surgiram, uma está pouco visível e quase escondidas nas definições deste browser, mas preparada para dar ao utilizador uma camada de segurança adicional.
A forma de fazer isto é muito simples e, na verdade, já todos tentam fazer, ainda que indiretamente. O Firefox vai tentar, para cada site colocado na barra de endereço, aceder à versão segura, através de HTTP. Assim, a segurança está sempre presente, de forma nativa.
Firefox passa a proteger mais os utilizadores
Para ativarem esta opção devem aceder às Opções do Firefox. Abram menu lateral e depois escolham a entrada Opções. Aqui dentro, vão ter do lado direito as diferentes secções, devendo escolher a que tem o nome Privacidade e Segurança.
Aqui dentro desta secção, devem descer até ao final do lado direito. Aí vão encontrar a opção Modo apenas HTTPS, que deverá estar desativada, com a opção Não ativar o modo apenas HTTPS. Devem alterar para a opção Ativar o modo apenas HTTPS em todas as janelas.
Se preferirem, para garantir uma segurança sem ser intrusivo, podem escolher a segunda opção da lista presente. Com a opção Ativar o modo apenas HTTPS somente em janelas privadas selecionada vão ter esta funcionalidade quando quiserem passar despercebidos no Firefox.
E se não houver HTTPS no site?
Uma vez que este modo redireciona apenas os utilizadores para o endereço em HTTPS, poderia haver problemas em algumas situações. Caso o site não tenha disponível o acesso via HTTPS, este falharia, quando poderia haver acesso.
Nessas situações o Firefox tem uma salvaguarda. Vai mostrar uma página onde os utilizadores podem optar por aceder à versão HTTP ou voltar atrás. Caso avancem, este modo será desativado para esse site temporariamente.
É com esta opção simples que a Mozilla traz ao Firefox e aos seus utilizadores ainda mais segurança e proteção. De forma transparente e sem qualquer bloqueio, permite que não acedam a sites marcados como inseguros no browser.
Este artigo tem mais de um ano
O meu (ver. 83.0.3) não tem essa opção! Só vai até ao “Certificados”!
…eu tenho ativo o “DNS sob HTTPS” no friso Geral/Definições de rede.
83.0.3???
A versão mais recente é a 83.0! Não terás uma versão “PIRATA”?
https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/
Faz o mesmo que o HTTPS Everywhere?
Não, o HTTPS Everywhere tem uma lista de domínios curada manualmente para evitar problemas ao dar upgrade de HTTP para HTTPS. Em contraste, esta funcionalidade nativa do Firefox é completamente automática, tenta dar upgrade a qualquer domínio sem exceção, daí avisar quando a versão HTTPS não existe para que o utilizador escolha prosseguir ou não.
Se ao menos todos os sites tivessem redirect automático..
Não vejo a utilidade desta opção.
A cena mais fixe do firefox é usar DNS over HTTPs e desbloquear a internet inteira!
Podes explicar como?
Ter acesso a sites bloqueados via DNS, que não o do fornecedor da Internet (ISP).
Por defeito tens o da Cloudflare.
Já actualizei e activei a opção mas assim que entrei no site de “call-center” da empresa que não tem httpS simplesmente deu erro. Tive de retirar a opção para conseguir entrar de novo.
«
Not Found
The requested URL /backoffice/realtime was not found on this server.
»
A empresa tem que se actualizar.
Mas não era suposto dar ecran com mensagem para eu prosseguir apenas se quisesse?
O Firefox não tem tantas extensões como o chrome, no entanto, não é a quantidade que faz a qualidade, as extensões do Firefox, são boas e mais seletivas. Eu, já que estamos a falar de segurança, acho mais útil certas extensões que não são tão impeditivas, como por exemplo, o Ublock Origin.