Dica: Farto do novo comportamento do Edge? É simples de mudar e ter de volta os links
Mesmo sendo o Edge baseado no Chromium, a Microsoft consegue ter autonomia para alterar o seu browser e dar-lhe novidades. Estas baseiam-se em melhorias que a empresa quer dar aos utilizadores, que assim ficam com funcionalidades únicas.
Infelizmente nem todas são perfeitas para a maioria dos utilizadores e uma recente está a ser mal recebida por muitos. Falamos da forma como o Edge trata os links copiados, que agora passaram a ser mostrados como texto formatado e não os links que se esperavam.
Mudanças desnecessárias da Microsoft
Sendo o browser uma ferramenta essencial nos dias de hoje, é natural e esperado que este adaptado ao que o utilizador. Isso implica que todas as alterações sejam criadas para facilitar a utilização e torná-lo mais simples de usar.
Foi isso que a Microsoft aparentemente não teve em conta ao mudar a forma como os links são tratados no Edge. Ao copiar um destes elementos, da barra de endereço, por exemplo, era esperado que este apresentasse o link que é o real e não um texto com hiperligação.
Edge passa a tratar links como texto
A mudança aconteceu há algumas semanas e não consultou os utilizadores. Claro que pode ser alterada, bastando aceder às definições do Edge e escolhendo depois o separador Partilhar, copiar e colar. Aqui, devem mudar para a opção Texto simples.
Claro que podem testar igualmente as duas opções e ver qual preferem. Para isso basta abrirem uma nova mensagem de email e colar um endereço copiado da barra nos dois formatos. As diferenças são óbvias e podem ser vistas na imagem abaixo.
Simples de mudar o comportamento do browser
Dai em diante sempre que colarem um link numa app que suporte formatação, esta volta a ser mostrado como texto, ou seja no formato link (ex: https://pplware.sapo.pt/) e não como ligação (ex: Pplware (sapo.pt).
Esta é uma mudança simples, mas que pode ter um impacto grande nos utilizadores, que se habituaram a ter os links acessíveis para colar e não um texto que, na verdade, não querem usar. Alterem a opção e rapidamente voltam ao formato normal, que sempre usaram no browser.
Este artigo tem mais de um ano
O que é o Edge?
Rezemos todos para que o IE se mantenha, esse sim faz imensa falta por causa do Java.
Microsoft Edge é um navegador do windows 10, baseado em código do google chromium (se tiver errado corrigam-me)
Sim, eu corrijo-te.
eheh
rs.
Usa e depois logo vês.
Fui pesquisar. É um browser utilizado para 3% das pesquisas
ctrl+shift+v
E para quem alergia aos atalhos via teclado, pode sempre escolher “Paste as” e depois “Plain text”
🙂
Tão complicado……
Eu diria que em quer copiar o link quer apenas o link (plain text) e não texto formato com um link. Se esta novidade traz vantagem a alguém então façam o contrário, usem o ctrl+shift+v para colar a novidade (texto formatado).
Assim, satisfazem toda a gente.
Eu adoro essa nova forma de colocar links, não sei porque se chateiam com coisas boas
Há uma solução: É usar o Firefox e esquecer o Edge de uma vez por todas.
Usar Firefox? Sim, é um bom navegador.
Deixar o Edge por quê?! E que tal deixar o Chrome também?
É isso mesmo que eu fiz, abandonei os dois, Firefox bem configurado em privacidade e segurança sinto-me á vontade para o que der e vier, essas modernices da MS não me convencem, mesmo assim parabéns ao Pplware pela sugestão, será sempre bem-vinda para quem gosta de usar o caracol!!!
+1
Eu gosto, tens o link formatado com o nome do separador. Excelente ideia.
E alguém já conseguiu voltar a ter o “noniobloker” ou “deletenonio” a funcionar no android?
Já experimentei todos os actuais browsers… o firefox preview funcionava bem mas como actualizou automaticamente, este novo “firefox for android” só dá opção de maia dúzia de extensões…
Isto sim… é o que irrita mais…
+1
Não há ninguém que consiga bloquear de uma vez por todas esse esterco do nonio em android ?!!
Eu consegui com o DeleteNonio no Kiwi Browser mas este browser não suporta extensões em sessão anónima.
Será que só eu que gostei da ideia? Por vezes vc copia um link imenso e essa função ajuda bastante. Mas entendo que vai do uso de cada um. Para o meu uso é mais interessante o texto reduzido do que ver o link completo.
Quem gosto quase não diz que gosta, mas quem critica pela negativa é sempre a deitar abaixo…
Verdade, estava comentando isso ontem com um amigo, mas sobre o jogo Cyberpunk.