Chrome está muito mais rápido e a Google explica como isso foi possível
Ainda que seja o browser mais usado na Internet, o Chrome tem muitos problemas de desempenho. Ao longo dos anos têm-se tornado uma proposta que consome cada vez mais recursos, sem retornar ao utilizador essa capacidade. Agora, segundo a Google, o Chrome está muito melhor e é o browser mais rápido da Internet.
Chrome está muito mais rápido
Google Chrome está disponível há mais de 15 anos, é, hoje, o browser mais rápido da Internet. Isso é revelado nos atuais testes de velocidade dos browsers, que também refletem que, desde setembro passado, o Chrome também aumentou a sua velocidade em até 72%. Este é um número muito elevado se for tomado em conta que os outros browsers anteriormente não tinham a sua velocidade visível nas medições.
Essas medições são feitas com o Speedometer 3, uma ferramenta web criada pelas equipas de vários browsers. Está em operação há menos de um ano, após ter substituído o Speedometer 2, mas neste período a Google tem sido a empresa que mais se esforçou para aumentar a velocidade do seu browser, sendo o mais rápido atualmente, e também aquele que mais aumentou a sua velocidade no último ano.
Estes dados acontecem porque a velocidade sempre foi uma das grandes premissas do Google Chrome para aparecer melhor face à sua concorrência. Aqui temos o Firefox, que também deu passos importantes no ano passado.
Google explica como isso foi possível
Existem outros aspetos que muitos utilizadores também consideram importantes e que são importantes. Falamos da a quantidade de RAM consumida, onde brilham navegadores como Opera ou Safari, o uso de IA, onde o Edge posiciona o Copilot, ou a segurança, onde se destacam browsers como o Tor.
Para este desempenho apresentado pelo Chrome, destacam-se alguns pontos importantes apontados pela Google. A gigante das pesquisas apontou como tendo trabalhado na otimização das cargas de trabalho, a escolha do código certo para se focar e a melhoria do processamento do lixo gerado.
Este novo desempenho do Chrome é importante para todos os utilizadores, em especial os que assentam neste browser o seu foco. É um trabalho que tem sido feito ao longo do tempo e que agora é quantificado, mostrando como resulta num desempenho ainda melhor e num browser ainda mais rápido.
Desativaram algumas ferramentas de espionagem!?
“Ao longo dos anos têm-se tornado uma proposta que consome cada vez mais recursos, sem retornar ao utilizador essa capacidade.”
Sem retorno mesmo? Ignorando o facto de este ser um browser que traz mais 1001 ferramentas para os developers face à concorrência? Ignorando também que este browser tem o melhor suporte das standards da web? A melhor suporte à acessibilidade…? A melhor pontuação no Interop cuja posição mantém já há anos…? O melhor suporte face às novas especificações HTML, JS, CSS e por aí além? O facto de este browser ser cross platform?
Ou seja, o mesmo que os outros browsers baseados no Chromium?
Mas claro, a usar uma quantidade absurda de RAM.
Sim… o Brave por exemplo não traz as ferramentas e suporte à acessibilidade que o Chrome trás.. features extras requer recursos como RAM… Mas porquê? Ainda vivemos em 2004 com 4GB de RAM no sistema?
Esqueceste a parte que mais dados recolhe dos utilizadores…
Pois é, mas isso amigo, por mais voltas que dê são todos os browsers e desengane-se se pensa que existe algum que não recolhe dados quando anda a navegar pela web…
A google a explicar? “então, se detectarmos que o browser não é o Chrome, atrasamos os pedidos como fizemos com o YouTube, assim parecemos mais rápidos.”
Pois é, mas isso amigo, por mais voltas que dê são todos os browsers e desengane-se se pensa que existe algum que não recolhe dados quando anda a navegar pela web…