Chrome continua a ser o browser preferido, mas o Edge não para de conquistar terreno
Mesmo com o domínio da Google e do Chrome, o mercado dos browsers tem estado ao rubro nos últimos meses, com o crescimento do Edge e de outros. A Microsoft quer ocupar um espaço que já foi seu e por isso preparou a sua proposta.
Este cenário está cada vez mais visível, ainda que tenha de crescer muito. Os mais recentes dados mostram isso e revelam um pouco como será o futuro no que toca a estas propostas para navegar na Internet, em qualquer plataforma.
Google e Microsoft dominam o acesso à Internet
Os próximos meses vão ser importantes para a Microsoft e para o Edge. Com o fim do IE no mercado empresarial, espera-se que a proposta que acompanha o Windows tenha um crescimento muito grande, atingindo valores que até agora tal browser nunca teve.
Ainda assim, com o cenário visível, dificilmente o Chrome será ultrapassado no que toca à sua utilização na Internet. O domínio é de tal forma grande, que atualmente 6 em cada 10 browsers são responsabilidade da Google e do Chrome.
Chrome domina, mas Edge está a crescer
Claro que a concorrência também está presente, mas ainda muito longe para que possa ter qualquer impacto no mercado e no que este oferece. Os números mais recentes da conhecida StatCounter mostram isso mesmo.
- Google Chrome - 66,64% (-0,65)
- Microsoft Edge - 10,07% (+0,42)
- Apple Safari - 9,61% (+0,05)
- Mozilla Firefox - 7,86% (+0,29)
- Opera - 2,43% (-0,38)
A tabela apresentada deixa claro como este mercado deverá evoluir. Os 10% que o Edge tem abrem um caminho interessante para que possa crescer, em espacial estando este browser diretamente associado ao Windows.
No smartphone há apenas um browser a controlar
Curiosamente, no que toca aos browsers para os dispositivos móveis, o cenário é muito diferente. Aqui temos uma posição muito mais visível do Safari, graças à quota de mercado que o iPhone tem. Ainda assim, o Chrome continua no topo, com mais de 60% das escolhas dos utilizadores.
- Google Chrome - 63,57% (-0,02)
- Apple Safari - 24,82% (-0,01)
- Samsung Internet - 4,90% (+0,00)
- Opera - 1.88% (+0,00)
- UC Browser - 1.41% (+0,00)
Todas as mudanças que o Edge já teve, desde a sua apresentação há 7 anos, pesam contra este browser. A Microsoft tomou uma decisão arriscada há 2 anos e optou por basear a sua proposta no Chromium, algo que a maioria acabou por seguir.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: StatCounter
Uso o Firefox em todos os dispositivos.
Se tivesse de mudar, seria para o Edge.
Eu uso o Firefox desde o começo, e acho que é um dos mais seguros, mas o novo Edge, está muito bom e rápido. É o meu browser no telemóvel pois é muito capaz alem de sincronizar com o PC. O Firefox no mobile é um bocado pesado e lento. O Chrome por causa da segurança é que nem pensar… além de que o Edge agora tem o mesmo comportamento que o Chrome além de ser muito mais seguro.
“Chrome por causa da segurança é que nem pensar…”
O Chrome e o Edge são literalmente o mesmo browser, qualquer problema de segurança é partilhado pelos dois visto que o motor Chromium é igual. Se usasses o Firefox ou Safari, aí sim, podias ter esse argumento.
Eu uso, lê o post…
Mentira isso da segurança por vezes a microsoft corrige bem mais depressa como tem acontecido 🙂
Já uso opera por 2/3 anos e não quero outro. Comparativamente ao consumo de memória, encosta o chrome, Edge e Firefox. Isto para além de ter funções nativas que outros browsers só conseguem com extensões e afins.
Gosto muito, não faço intenções de trocar.
Firefox no portátil e no smartphone.
Uso o Brave, navegar na Internet sem ver qualquer publicidade e sem ter que instalar nem configurar nada para isso acontecer, é uma bênção. Então YouTube sem publicidade, parece mentira.
Além disso se quisermos temos uma opção em que escolhemos ver publicidade mas nós é que ganhamos dinheiro com isso.
É isso mesmo.
Aqui, Firefox.
Windows Edge
Iphone Safari
Meu ranking de uso:
1- Firefox – pc e cell – uso diário e para tudo
2- Brave – pc – uso diário para ganhar uns “coins” e uns “BAT”
3- Chromium – pc e cel – raramente uso
Sou anti Ruindows e tudo que venha da “Micro$oft”.
Brave e Opera !!!!
MS Edge so no trabalho além dos anteriores.
é para ou pára ?
😉 !!!!!
utilizo todos.
É incrível como o povo é manipulado a usar certas coisas.
Nunca vi uma lista com a presença do melhor navegador do mercado, o Vivaldi.
O Vivaldi só tem personalização a favor e a maioria dos utilizadores não precisa disso. É só mais um Chrome-fork. O único fork que utilizaria seria o Brave por ter uma atenção especial à privacidade por predefinição, mas a nível de personalização e privacidade ninguém bate o Firefox.
Precisa conhecer o Vivaldi. Muito mais personalizável, seguro e com forte privacidade. O Vivaldi está em constante evolução e não precisa de extensões para coisas básicas. Fiquei até há dois usando o Opera e Firefox junto com o Vivaldi até este suprir toda a necessidade. Hoje é só Vivaldi. O mundo evolui e só o Vivaldi acompanha.
Na minha sincera opinião o Google Chrome é realmente o melhor browser/navegador de internet.Sem dúvida nenhuma.
A comer recurso e olha que uso o surface studio laptop para trabalhar com a versão i7 de 32 Gb o edge dá coça
Edge no pc em Windows 10 e 11 – Muito rápido
Vivaldi em Android 12.1 – Super rápido, seguro e desativa a status bar dá para usar em full screen!
Muito bom para não ter.
…
O Chrome é o melhor de longe.
O Edge perde porque a MS é uma empresa estúpida, não sabe lidar com pessoas, ao tentar forçar os utilizadores do Windows a usar o browser deles provocou uma aversão que nunca conseguirá apagar. Eu pessoalmente nunca usarei, lamento não o conseguir eliminar do sistema.