Chrome fez 10 anos e a Google deu-lhe uma nova cara para comemorar
O Chrome é o browser que a Internet elegeu como o seu favorito. São milhões de utilizadores que assentam nele para navegar na maior rede do mundo e que o usam para aceder a toda a informação que ela contém.
Agora que fez 10 anos, a Google resolveu melhorá-lo ainda mais e a mais recente atualização mostra isso mesmo. O Chrome 69 representa uma mudança e que vai muito para além da estética.
Foi no passado dia 2 que o Chrome completou o seu décimo aniversário. Esta é uma data importante e que a Google resolveu comemorar de uma forma diferente do habitual. Para mostrar que este é ainda uma das suas melhores criações, resolveu dar ao Chrome muitas novidades, que vinham já a ser experimentadas. Vamos conhecer o novo Chrome e tudo o que tem de novo.
O Chrome tem uma nova imagem
A primeira mudança, e de todas a mais visível, é a chegada do Material Design 2 ao Chrome. Isto traduz-se num design diferente, mais redondo, em muitos dos seus elementos. Contamos assim com os separadores com uma imagem mais arredondada e uma Omnibox que segue a mesma linha.
Mas esta mudança está feita em todos os sistemas operativos onde o Chrome está presente, com pormenores dedicados ao Android, ao iOS e ao Desktop. São pequenas mudanças que tornam o Chrome mais simples de usar, com melhor visibilidade e, no final, melhor de usar para navegar na Internet.
O Chrome está mais rápido e mais seguro
Outra área onde a Google apostou para melhorar o Chrome foi na segurança e na gestão dos dados dos utilizadores. Para isso o Chrome conta agora com um sistema de gestão de passwords que procurará ajudar na criação destes elementos, procurando sempre que sejam usadas palavras passe diferentes.
Há também melhorias e otimizações no que toca ao preenchimento dos dados dos utilizadores, que são feitos agora de forma muito mais rápida e precisa, garantindo que os utilizadores conseguem aceder rapidamente ao que querem.
Muito mais informação de forma imediata no Chrome
Algo que o Chrome sempre teve foi uma barra de pesquisa e de endereço muito intuitiva e útil. Agora o passo seguinte é dado, com a apresentação de ainda mais informação útil à medida que o utilizador escreve.
A Omnibox passa a ser uma central de informação, facilitando a utilização deste browser e dando ao utilizador as melhores informações. Estas capacidades vão ser alargadas em breve e vão permitir que se pesquise pelos ficheiros que temos guardados no Google Drive.
Por fim, a possibilidade de personalização está maior, podendo até ser usada uma imagem pessoal no fundo de cada novo separador. Claro que há muito mais, até longe do que o utilizador vê, tornado assim o Chrome muito melhor.
Esta nova versão está já disponível, devendo o Chrome ser atualizado para que todas as novidades passem a estar acessíveis e prontas a serem usadas. Este foi um excelente presente de aniversário do Chrome.
A Google também comemorou o seu aniversário
Este artigo tem mais de um ano
O meu já actualizou, no entanto a folha principal não alterou mantendo o desenho antigo, assim como não apareceu a roda dentada no canto inferior direito, pelo que li permite alterar o fundo com uma imagem escolhida pelo utilizador entre outras coisas. Isso acontece a mais alguém ?
Também estou com esse stress
chrome://flags#top-chrome-md
Talvez ajude…
*mudar o valor para “refresh” para ativar o md
já tentei, apenas fica alterado o topo, mas a pagina inicial essa não muda.
Não me resolveu, mas obrigado pela ajuda 😉
A solução está aqui na Pplware https://pplware.sapo.pt/browsers/pagina-inicial-chrome-apelativa-imagem/
Tinha feito isso ontem e nada
A solução está aqui na Pplware https://pplware.sapo.pt/browsers/pagina-inicial-chrome-apelativa-imagem/
E com isto, um (ainda maior) consumo de memória que deixa muito a desejar…
Memória não usada é inútil. Além de que isso que faz o Chrome ser mais rápido, apesar do Firefox também consumir praticamente a mesma coisa (pelo menos nos meus testes), aqui o FF trava bem mais nas rolagens e nos vídeos que o Chrome e o PC está longe de ser fraco.
Comigo também, por isso abandonei o Firefox e prefiro o motor do Chromium.
Melhor usar mais ram e ser bem alocada, além de ter uma performance melhor do que usar pouca RAM e ser um troço engessado e travado.
Quem reclama que o Chrome usa muita RAM são os mesmos que ficam dando piti porque o Gnome (no Linux) é “pesado” #SQN
Era interessante o PPLWARE fazer uma comparação de versões do google chrome no sentido de ver qual o que ocupa mais memória vs rapidez
😉
E quando aparece o botão para listar os favoritos?
“A primeira mudança, e de todas a mais visível, é a chegada do Material Design 2 ao Chrome. Isto traduz-se num design diferente, mais redondo, em muitos dos seus elementos.”
Ou seja, branquinho (clean) e redondinho como o iOS :p
E como o Android, uma vez que o Material Design está também no SO móvel da Google.
Desde que actualizei para esta nova versão, o facebook às vezes bloqueia (freeze). Alguém tem o mesmo problema?
não está tudo ok, e já se nota a melhorias, muito mais rápido e a interface já parece outra coisa com a cara renovada…
Que saudades do tempo do Netscape … 😉
Miguel Costa eJoao. A solução está aqui na Pplware https://pplware.sapo.pt/browsers/pagina-inicial-chrome-apelativa-imagem/
Obrigado, com essas alterações consegui alterar a barra de busca que passou a ser arredondada nas pontas, mas o símbolo das definições não aparece. No entanto posso dizer que em 5 computadores diferentes e de diferentes utilizadores, em todos eles a pagina inicial não actualizou.
Confere se tens algum tema da chrome web store. No meu caso aconteceu que tinha instalado o tema BRUSHED e tive o apagar. Penso que é pela falta de compatibilidade.
Parece-me que estas alterações da nova actualização do chrome so acontecem se o mesmo está limpo, ou seja sem apps, temas etc etc etc , instalados.
Obrigado, eu tinha de facto um tema, apaguei e agora já aparece, resolvido.
De nada.
Já voltei ao design anterior
chrome://flags/#top-chrome-md (escolher “Normal”)
Parabéns Google vocês ajudado muito as pessoas obrigado
Entretanto, deixou de abrir os pdf automaticamente… Agora grava-os em vez de os abrir… Ora porra!