A Apple criou um browser dedicado aos programadores web
A tecnologia web está em constante melhoria e isso obriga a que os browsers se adaptem e que as implementem. A Apple tem no Safari o seu browser e a partir de agora passa a contar com uma versão dedicada aos programadores web, que podem assim ver o que será o futuro deste browser.
O Safari Technology Preview é a nova versão do Safari, onde a Apple irá aplicar as novidades que espera implementar no futuro, dando assim acesso antecipado a todos os que trabalham na criação de conteúdos para a Internet.
Com uma filosofia similar aos que a Google faz com as versões Beta e Canary do Chrome, esta versão do Safari vai ter acesso antecipado ao que está a ser desenvolvido no WebKit e também dentro das equipas de desenvolvimento da Apple, ao nível de CSS, HTML 5 e JavaScript.
A Apple compromete-se a manter este browser sempre actualizado, com novas versões a cada 2 semanas, sempre com a mesma filosofia de renovação e montra das mais modernas tecnologias. Este browser poderá ser usado ao mesmo tempo que a versão estável do Safari, tendo uma sincronização completa com o iCloud, o que permitirá usá-lo de forma directa e com as mesmas configurações que têm no browser do OSX.
A utilização do Safari Technology Preview é aberta a todos e não requer qualquer conta de Developer da Apple. Basta aceder ao site e descarregar esta nova versão. É apenas necessário ter instalada a última versão do OSX.
Esta nova proposta da Apple enquadra-se na filosofia da marca, que está a dar acesso antecipado às versões dos seus sistemas e serviços de forma completa, ajudando a descobrir problemas e erros que possam existir.
Safari Technology Preview
Sistemas Operativos: OSX 10.11.4+
Download: Safari Technology Preview
Homepage: Safari Technology Preview
Este artigo tem mais de um ano
https://kangax.github.io/compat-table/es6/
98%!
http://browserbench.org/JetStream/ :
Chrome 49.0.2623.110 (64-bit).
Safari Version 9.1 (11601.5.17.1)
Safari Technology Preview Version 9.1.1 (11601.6.10, 11602.1.25)
Chrome: 251.73 ± 2.9478
Safari 9.1: 277.37 ± 16.329
Safari 9.1.1: 282.90 ± 11.452
Mais é melhor
98% o motor WebKit… Mas o browser Safari 9 somente 53%… Chrome 96% ihhhhh
É o WebKit que é responsável pela compatibilidade do Safari. O Safari Technology Preview usa a versão mais recente do Webkit.
Este usa o último motor WebKit.
A versão estável do Chrome, sim, já vai nos 90%, mas não passa dos 96% das versões DEV!
98% > 96%
Considerando que a maioria dos browsers que as pessoas utilizam não chega aos 20%, para que é que te interessa 90% agora?
Isto interesa para programadores!
Claro que depois há o cancro Android, que na versão 5.1 só tem 29%, e essa versão 5.1 só chega a pouco mais que 20% dos utilizadores, estragando tudo por completo!
Não me deste novidade nenhuma, só chamei atenção que fizeste comparação de um motor e um browser… O Chrome também já foi baseado em Webkit até certa altura até que se a própria variação: Blink…
E sim respondeste me a tua própria pergunta… 20% que interessa 90%: sou programaddor web
Não fiz comparação entre um motor e um browser.
Este Safari Tech Preview tem o motor mais recente WebKit, que tem 98%.
Quanto ao resto… enfim… aprender a ler!
“Considerando que a maioria dos browsers que as pessoas utilizam não chega aos 20%, para que é que te interessa 90% agora?”
Usam onde? No desktop ou no mobile?
O Edge da versão 1511 do Windows 10 chega aos 79%, o Firefox aos 85%, o Chrome e o Opera aos 95%.
Só quem usa o IE 11 e o Safari é que fica para trás.
No desktop e no mobile!
O móvel é mais utilizado que o desktop!
Não interessa para a Apple meter funcionalidades não testadas sem que a esmagadora maioria dos utilizadores (Androids e Internet Explorer) não suportem!
ES6 ainda é para os developers, e esses querem ter acesso a tudo.
Sabes que o desenvolvimento do Android Browser está morto desde 2014. O Chrome é oficialmente o browser nativo do Android, portanto 93%, ou seja vergonha da Apple que ainda está nos 53%.
I browser nativo de que Android?
40% usa Android Chinês sem Chrome.
50% do Android Google é Samsung, que usa uma versão velha do WebKit…
É o Chrome para Android não está a esse nível, não!
Além disso, as Apps usam WebKit para WebViews…
@Renato
“É o Chrome para Android não está a esse nível, não”
Para variar estás errado. A versão do motor Blink tanto na versão mobile como na de desktop é exactamente a mesma, a 537.36, o mesmo se diz do motor V8 que ambos se encontram na versão 4.9.385. Quanto ao resto nem sequer discuto porque é só baboseiras e não fazes a mínima ideia do que estás a dizer.
Queria para windows….
Chrome Canary
Fatou dizer que o Safari/WebKit já tinha os nightly builds com objectivo semelhante. A diferença é a distribuição ser mais acessível e poder ser usado lado a lado com o Safari normal sem criar problemas.
novo browser ou nova versão do mesmo browser??
Novo browser… Tipo Chrome & Chrome Canary
Mesmo browser, últimas atualizações.
Firefox, Google Chrome, ópera.
Sem mais.
” O site Chipworks realizou a desmontagem e análise completa do interior do iPhone SE, o mais novo smartphone de 4″ apresentado pela Apple. O resultado não é exatamente surpreendente, mas algumas novidades foram encontradas.
A falta de surpresas é justamente porque o iPhone SE não foi uma surpresa por dentro ou por fora. No exterior, lembra o iPhone 5s. Por dentro, vários componentes da última geração, o iPhone 6s. A análise começou pelo o processador Apple A9 e pela memória DRAM. Ao analisar o lote, descobriu que os componentes datam de dezembro e outubro de 2015, respectivamente, o que significa que os componentes estavam prontos antecipadamente e foram montados provavelmente no comecinho deste ano.
Publicidade
Vários componentes são “clássicos” da Apple, como os controladores touchscreen (usados em iPods, iPhones e MacBooks). Além disso, foram identificados o chip NFC, o sensor de seis eixos e o modem da Qualcomm, todos da geração do iPhone 6s. Um módulo que serve como gerenciador de energia é uma das poucas peças que estrearam no modelo.”
Vão continuar a analisar o resto das peças, conforme o site.
Mas não deixa de ser uma desilusão, utilizar componentes antigos numa versão telemóvel novo, na minha opinião 500 euros continua a ser muito para um aparelho destes. Eu como utilizador da Apple fico revoltado. Paga se bem e depois não vem com os materiais mais recentes? Fizeram este iphone com as peças que sobraram dos outros que não foram vendidos?
isto mais me parece um browser com atualizações dev. browser para developers o melhor é o firefox developer edition, esse sim é dedicado a developers, tem ferramentas muito boas, atualizado no mínimo 1 a 2 vezes por semana e tem ainda todas as extensões do firefox e muito mais.
Ai sim, que é que tem?
Nada de especial que o Safari não tenha, e este ainda é tem mais ferramentas que o Firefox não tem, como ferramentas avançadas de profiling.
É do conhecimento comum que tudo que não é Apple é mau.
Tem de ter ultima utilização da Apple aquela cheia de bugs